LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Sua região sofre com violentas chuvas de verão? Descubra como se proteger

Saiba como evitar raios e problemas decorrente de chuvas de verão em áreas que estão mais propensas a enfrentar esse fenômeno durante a estação


Alagamento causado por chuvas de verão

O verão está chegando e com ele muitas cidades entram em estado de alerta não apenas por causa do calor, mas principalmente por conta das chuvas violentas que costumam ocorrer nesse período. Nessa época, costuma chover mais porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar umidade. Quando esse vapor se acumula em grandes quantidades, o resultado disso é a chuva.

Por conta do sol forte, o calor faz com que mares, rios, lagos e até mesmo florestas evaporem com mais rapidez e esses vapores formam nuvem maiores – as chamadas Cumulonimbus. Quanto mais carregadas elas estão, maior é a chuva que cai sobre a cidade. Nos centros urbanos, a falta de vegetação contribui ainda mais para que o calor aumente e o resultado muitas vezes é desastroso.

Lutar contra a natureza é inútil. Queira você ou não, as chuvas vão continuar acontecendo. Entretanto, você pode tomar alguns cuidados básicos para minimizar eventuais problemas que possam ocorrer por conta das violentas chuvas de verão. Listamos aqui algumas dicas para que você não seja pego desprevenido nessa época do ano.

Fuja de áreas alagadas


Áreas de alagamento

Com o alto volume de chuvas caindo em um curto espaço de tempo, a infraestrutura de muitas cidades não resiste e o resultado disso é o alagamento de algumas áreas. Seja por conta da posição geográfica – áreas mais baixas ou próximas a rios tem maior probabilidade de alagamentos do que áreas altas ou longe de rios ou mares – ou ainda em razão de bueiros entupidos, vale a pena evitar essas áreas sempre que possível.

A dica é procurar abrigo dentro de sua casa, caso ela não esteja em uma área de risco, ou nas residências e apartamentos de amigos e familiares que morem em posições geográficas mais privilegiadas. No caso de alagamentos nas ruas, evite caminhar por áreas como essas e não deixe que as crianças brinquem em água suja – ela pode estar contaminada e causar uma série de doenças. Aguarde até que a Defesa Civil ou a prefeitura de sua cidade providencie uma empresa desentupidora para os bueiros.

Evite ficar ao relento ou em áreas abertas


Um dos perigos que muitas pessoas não dão atenção durante as chuvas fortes são os raios. Pode não parecer, mas a incidência de queda de raios é grande no Brasil e diferente do que muitas pessoas imaginam, ele pode cair sim duas vezes no mesmo lugar. Portanto, não seja você uma vítima em potencial de raios.

A dica aqui é evitar ficar em áreas muito abertas, como um campo de futebol, uma piscina, uma lagoa ou uma represa. Essas áreas são consideradas as mais inseguras durante uma tempestade. Em hipótese alguma se abrigue embaixo de árvores, pois elas são consideradas um dos alvos mais fáceis. O ideal é procurar abrigo dentro de uma residência, local onde você estará mais protegido do que qualquer um outro.

Não enfrente as chuvas de verão com o seu carro


Não encare um alagamento com seu carro

Em áreas alagadas, é comum vermos motoristas que ficam presos em meio às chuvas de verão e acreditam que o seu carro será capaz de transpor lençóis de agua ou ainda áreas alagadas com facilidade. Na verdade, é exatamente o oposto disso que pode acontecer e você corre o risco de virar um passageiro dentro do seu carro e ser levado pela correnteza para uma área muito longe de onde você está.

Basta que o nível da água seja o suficiente para cobrir metade da roda do seu carro para que o perigo seja eminente. Se você estiver preso em algum lugar e perceber que a água está subindo mais depressa e não há como escapar dirigindo, a melhor solução é mesmo abandonar o veículo e procurar abrigo em um local seguro. Caso não seja possível abrir a porta por conta do nível da água, abra a janela e saia por ela até que as equipes de resgate possam auxiliá-lo.

Você também pode gostar de:

Chuvas de verão: saiba quais podem ser as consequências!


Evite contato com eletrônicos


Durante as tempestades há risco maior de descargas elétricas, mesmo que não existam muitos raios caindo na região. O mais recomendado a se fazer é tirar os seus equipamentos eletrônicos da tomada quando a tempestade começar a ficar muito forte. Os impulsos elétricos advindos de uma corrente em um dia chuvoso podem danificar permanentemente seus dispositivos.

Assim, aqueles equipamentos que gastam mais energia elétrica são os que devem ter a atenção redobrada. Se possível, desligue a sua geladeira e evite de qualquer forma tomar banho usando o chuveiro elétrico durante esse período. Um raio que caia próximo à sua casa pode produzir alterações na voltagem, causando choques graves.

Mantenha sua casa segura


Calha entupida

Com chuvas de verão mais fortes, é comum que apareçam problemas em sua casa que, no dia a dia, não são percebidos com facilidade. Seja uma calha entupida, uma telha quebrada ou mesmo um encanamento entupido, tudo isso pode transformar a sua vida em um dia chuvoso em um verdadeiro inferno. A dica é não deixar que coisas assim se acumulem.

Por isso, ao perceber algum problema como esse, chame um profissional para desentupir suas calhas ou trocar as telhas ou uma desentupidora 24h para fazer manutenção nos seus encanamentos. Assim, quando uma chuva de verão com volume acima da média acontecer, você estará mais seguro de que nada de errado deve acontecer na sua residência. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015