LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Saiba quais são os itens que mais causam entupimento!

Estar atento aos produtos que podem causar entupimento em pias, vasos sanitários e encanamentos é essencial para evitar essa dor de cabeça.


Desentupir a pia

O primeiro sinal costuma ser a água que não quer descer pelo ralo ou pelo vaso. Você insiste, dá mais uma descarga e, quando vê, seu banheiro está inundado pelo pior tipo de água que poderia existir. Ou, então, o problema é na pia da cozinha, e você acaba sendo obrigado a lavar a louça no tanque da área de serviço para não deixar os pratos e talheres sujos por muito tempo.

O fato é que é difícil encontrar alguém que nunca tenha passado pela desagradável situação de um entupimento, seja na pia, no vaso sanitário ou em outra parte do encanamento. Infelizmente, esse incômodo é uma situação relativamente comum em nossas casas, mas também pode acontecer em prédios comerciais e indústrias. Caso se trate de um problema pequeno, você até pode resolver sozinho, porém, na maior parte dos casos, é melhor  chamar uma desentupidora 24h para realizar o serviço.

Às vezes, podemos até não nos dar conta, mas nossos hábitos podem favorecer o aparecimento do entupimento. Por isso, é importante saber muito bem quais são os produtos que mais causam esse tipo de problema e evitar ao máximo jogá-los no vaso ou na pia. Certamente, o pequeno esforço que você precisará fazer para impedir que esses itens caiam no ralo vai compensar bastante o incômodo de um eventual entupimento na tubulação. Confira:

Entupimento no banheiro


Entupimento em vaso sanitário

Você já está careca de saber: não devemos jogar papel higiênico no vaso sanitário. Por mais que este seja o hábito em outros países, o sistema de encanamento no Brasil não está adaptado para receber este material. Apesar de a descarga ser capaz de levar o papel higiênico embora, na verdade ele só sumiu da sua vista, mas acaba ficando grudado nas paredes dos canos, o que impede a passagem da água e dos dejetos.

Obviamente, produtos como absorventes, preservativos e fraldas descartáveis também não devem ser jogados no vaso sanitário: eles são ainda menos biodegradáveis do que o papel higiênico, sendo mais propensos a causar entupimento.

Além do papel higiênico, outro produto capaz de obstruir a tubulação em banheiros é o fio dental. Algumas pessoas têm por hábito descartá-lo na pia, mas, como ele não se dissolve na água e é feito de um material muito resistente, ele acaba ficando preso e formando uma rede que segura outros materiais e obstrui o cano.

Quando se fala em entupimento de banheiros, é impossível não falar deles: os fios de cabelo. Assim como o fio dental, os fios de cabelo são resistentes e formam uma rende dentro do encanamento, impedindo a passagem de água. Para evitar problemas, sempre retire os fios que caírem no ralo da pia ou do chuveiro.

Você também pode gostar de:
7 Dicas para evitar entupimentos na cozinha


Entupimento na cozinha


Entupimento na cozinha

Seja o óleo utilizado em frituras ou a gordura que sobrou em uma assadeira de carne, saiba que esses itens jamais devem ser jogados na pia da cozinha – e em nenhuma pia, para falar a verdade. Essas substâncias são capazes de grudar nos encanamentos e, com o seu acúmulo, acabam causando obstrução do fluxo de água. No caso do óleo vegetal utilizado em frituras, você pode acumulá-lo em garrafas pet e levar até um posto de coleta, onde ele será transformado em sabão.

A mesma coisa acontece com restos de alimentos e a borra de café que ficam nas louças: esses detritos ficam grudados na tubulação e causam entupimento. A dica é sempre limpar bem a louça com uma folha de papel-toalha um guardanapo antes de lavá-la na pia.

Outro produto que pode causar sérios danos à tubulação é a soda cáustica. Muitas pessoas utilizam esse produto no intuito de remover a gordura que fica grudada nas paredes dos canos. Embora a soda cáustica possa até resolver o problema à primeira vista, ela acaba se acumulando na tubulação, causando um entupimento ainda mais sério.

Além disso, quando se mistura com a gordura, a soda cáustica se solidifica e forma sabão em pedra, o que também obstrui a passagem de água pelos canos.

Você também pode gostar de:
Desentupimento preventivo em redes de águas pluviais


Entupimento na área de serviço


Entupimento na área de serviço

Menos lembrado do que o ralo da pia da cozinha ou o vaso sanitário, o encanamento da área de serviço também pode entupir. Nesse caso, uma das principais causas de problemas são os fiapos de roupas são descartados no tanque com o ralo desprotegido.

De forma similar ao fio dental e aos fios de cabelo que caem na pia do banheiro, os fiapos se entrelaçam e formam uma rede no interior da tubulação, impedindo que a água siga seu curso. Uma forma de evitar esse problema é a utilização de uma proteção no ralo.

Antes de lavar as roupas, é importante verificar se nenhum objeto ficou dentro dos bolsos das peças por engano, pois eles podem cair no encanamento e causar obstruções. Segunda via do pagamento com cartão, chaves, isqueiros, embalagem de balas e chicletes e papéis costumam ser os objetos mais esquecidos dentro dos bolsos. Esses itens costumam ficar presos nas curvas da tubulação, o que dificulta sua remoção.

Ainda na lavanderia, é preciso ter cuidado com peças pequenas que possam passar pelo ralo e entupir os canos. O problema costuma acontecer com meias, lenços e roupas de baixo, principalmente se forem de tamanho infantil. A boa notícia é que esse inconveniente pode ser totalmente evitado com o uso de uma proteção no ralo.

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015