LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Saiba como usar a água da chuva a seu favor

A água da chuva não é potável e só deve ser utilizada para fins domésticos


Reutilizar água da chuva

O aquecimento global tem provocado mudanças irreparáveis em nosso planeta, e uma delas é a falta de água por conta da seca que assola várias regiões da Terra. Esta crise hídrica, que também engloba o desperdício de água da população mundial, fez com que muitas pessoas no Brasil e no mundo todo fossem afetadas pela escassez desse recurso tão importante.

Segundo relatório da ONU realizado em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Este panorama mostra que muito trabalho e esforços deverão ser realizados pelos seres humanos para garantir água potável e segurança alimentar a todos.

Nos últimos anos, algumas das principais cidades brasileiras vêm enfrentando racionamentos por conta da falta de água nessas regiões, seja pela seca provocada por mudanças climáticas, seja pelo desperdício dos cidadãos. Isto fez com que o uso consciente de água fosse difundido nessas regiões e muitas pessoas passaram a utilizar a água da chuva em seu cotidiano, como uma forma de preservar a água que ainda resta nos lagos, rios e mares.

Se você está pensando em aderir à captação de água da chuva, porém não sabe como isso pode ser feito, o principal item que você vai precisar é cautela. Quando a água armazenada é usada de forma indiscriminada, sem o descarte de até 2 milímetros do líquido, ela pode conter impurezas que fazem mal à saúde. Em seguida, é preciso saber a forma correta de fazer a captação e compreender suas vantagens e desvantagens:

Utilizando água da chuva


Utilizando água da chuva

A água das chuvas sem tratamento deve ser utilizada exclusivamente para fins domésticos e não potáveis, ou seja, ela não deve ser ingerida! Ao utilizar água de reuso para atividades diárias, mais água potável fica disponível para o ser humano e para o meio ambiente.

A água pluvial pode ser utilizada de diversas maneiras, entre elas a irrigação de plantas e a limpeza do lar. Se você mora em casa ou apartamento com área descoberta, o ideal é espalhar baldes pelo quintal ou jardim quando a chuva começar, embora alguns sistemas elaborados já sejam instalados no teto.

Você pode aproveitar a água para regar as plantas no período da manhã e da noite, quando acontece melhor aproveitamento do líquido, pois a evaporação é mais lenta. Além da irrigação, ela também pode ser utilizada para a limpeza de roupas, pisos, carros, calçadas, entre outros.

Vale destacar que nunca se deve utilizar água da mangueira para lavar calçadas e carros, pois há um grande desperdício nesta prática. Estima-se que ao lavar uma calçada com a mangueira por 15 minutos, gasta-se em média 279 litros de água. Neste caso, o ideal é sempre utilizar uma vassoura, e quando houver a necessidade de usar água, optar pelo balde com água de chuva, economizando água tratada.

Cisternas


cisternas

Uma alternativa eficiente para a captação de água e que vem ganhando terreno na crise hídrica é a cisterna. Ela nada mais é do que um reservatório que capta a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral.

O sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas para se economizar água, seja em casas, apartamentos ou condomínios. No entanto, por ser proveniente da chuva, a água captada não é considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônia e nitrato. Seu funcionamento consiste em levar a água da chuva pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas como folhas ou pedras. Um freio d’água impede que a entrada de água na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo. Recomenda-se instalar filtros na cisterna para que os riscos de contaminação diminuam.

Vantagens da cisterna


Vantagens das cisternas

- Pode ser instalada em qualquer ambiente e imóvel: rural ou urbano, casa ou apartamento;

- Representa uma economia de 50% na conta de água;

- Possui diferentes capacidades de acordo com as necessidades de cada um: de mil litros até 16 mil litros;

- Ajuda a conter enchentes e, ao armazenar parte da água que iria para rios e lagos, diminui sua quantidade no esgoto. Isto evita que mais água seja poluída;

- Auxilia pessoas que querem ter uma atitude sustentável ou enfrentam escassez de recurso hídrico, pois as cisternas estão sendo utilizadas no sertão nordestino no combate à seca;

- Ter uma cisterna em casa pode influenciar e criar uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, o que poderá garantir um sistema de armazenamento de água pluvial em construção futura.

Você também pode gostar de:
Em períodos de chuva, o que fazer para evitar a água acumulada?


Desvantagens da cisterna


Desvantagens cisternas2

- É necessário ter disciplina ao instalar uma cisterna em casa. As calhas devem ser limpas periodicamente para impedir a contaminação de fezes de rato ou de animais mortos, e devem ser mantidas em bom estado de conservação;

- O interior da cisterna também deve ser limpo periodicamente;

- A instalação, se for ligada à rede de encanamento da casa, precisará de um profissional para rearranjar os encanamentos. Entretanto, na maioria dos casos o investimento é devolvido já no primeiro ano, ou em poucos meses, devido a diminuição do valor nas contas de água;

- Algumas cisternas de plástico podem deformar ou apresentar rachaduras com o tempo. Ao escolher uma de plástico, opte pela que possua filtro anti-UV, ou, se puder, construa uma de alvenaria;

- Você pode optar por uma cisterna subterrânea. No entanto, seu custo de instalação e manutenção será maior.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015