LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Pragas: conheça algumas das mais perigosas do mundo!

Só o título já é assustador. Espere só para conhecer alguns dos bichos mais peçonhentos e maléficos do planeta. Leia tudo direitinho e fique longe deles!

pragas

Todo mundo tem medo, todo mundo foge! Seja de aranha ou formiguinha, os pequenos bichinhos do dia a dia já incomodam - e muito. Agora você sabia que muitos deles matam? Vamos te contar agora quais são eles para você ficar bem longe dessas pragas!

1. Aedes aegypti


Como não poderia deixar de ser, o primeiro da lista é sem dúvida o maior vilão dos brasileiros. Isso porque além da dengue ele transmite a febre amarela, zika e chikungunya. Como você já sabe, eles se proliferam em lugares de água parada, medem menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

E toda a infecção acontece pelo ciclo homem - inseto, uma vez que a fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e retransmite. O difícil controle assusta autoridades do mundo todo que lutam pela prevenção e o extermínio do mosquito transmissor. E se você acha que é pouco, apenas os infectados pela dengue somam 100 milhões por ano, segundo a OMS.

2. Vespa-mandarina


Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 têm veneno. A mandarina é a maior de todas, atingindo quase 5 centímetros e voando a 36 km/h.

Mais comum no Japão ela costuma atacar abelhas e outros insetos. No entanto se ela atinge o ser humano o estrago é feio. Esta vespa possui uma neurotoxina em seu veneno e seus ataques matam 40 pessoas por ano em todo o mundo.

3. Escorpião amarelo


A grande quantidade de lixo produzida pelos seres humanos mais a falta de predadores naturais e a existência de ambientes que servem de proteção, como terrenos baldios, são alguns fatores que facilitam a presença das chamadas pragas urbanas. Entre elas, o escorpião amarelo.

Habitante mais frequente das regiões Sudeste e Centro-Oeste , esta espécie é um dos principais causadores de acidentes domésticos graves no país. Por se adaptar com facilidade no ambiente urbano, como lotes vazios, entulhos e, principalmente, galerias de esgoto; acaba sendo um grande risco para as pessoas.

Sua picada pode ser fatal. Problemas como hipertensão, alterações e até mesmo falências cardíacas, além do veneno agir no pulmão, podendo levar ao edema de pulmão e mesmo ao óbito.

4. Abelha europeia


As Apis mellifera parecem inofensivas, mas são perigosas porque, além de irritadiças, costumam atacar em bando. Quando alguém recebe várias picadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda. Quanto mais ferroadas, maior o risco de morte.

Mas não se engane achando que é só esse tipo de praga com nome e sobrenome que faz mal a saúde. As mais comuns no nosso dia a dia também são prejudiciais, bem como os ratos, mosquitos, carrapatos, baratas, formigas e aranhas.

Pombos, urubus e morcegos também transmitem doenças, se desenvolvem rapidamente e são difíceis de exterminar. Por isso também entram nessa categoria.

Fique longe delas, mantenha a dedetização em dia e proteja a saúde de toda a família. Acione um profissional qualificado e esteja sempre prevenido!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015