Entenda o motivo pelo qual a pia da cozinha entope mais no inverno!

Por que a pia da cozinha entope mais no inverno?

Como está a pia da sua cozinha? Cheia de louça pra lavar?

A gente até entende. Com as temperaturas mais baixas, é difícil arregaçar as mangas para lavar nem que seja um copinho, ainda mais em casas que não contam com as torneiras aquecidas.

A louça vai se acumulando: Um pratinho ali, um talher aqui e assim por diante. O pior de tudo é que no inverno parece que a fome aumenta, principalmente em relação aos pratos mais gordurosos.

Essa vontade de comer mais em dias frios tem uma relação com nossos ancestrais, que tinham a comida como aliada para dois importantes pontos no instinto de sobrevivência. A comida repõe a energia que o corpo gastou para manter o equilíbrio. Comer estimula ainda a digestão, tarefa que acaba produzindo calor no organismo, gerando uma sensação de bem estar. Em linhas gerais: comer deixa a gente quentinho.

Enquanto isso, a pia da cozinha…

Não por coincidência, são em períodos de baixa temperatura que os telefones de empresas desentupidoras em São Paulo mais tocam. Em quase 40% dos casos, o motivo das chamadas de técnicos é o entupimento da pia da cozinha. Segundo uma pesquisa interna desenvolvida pela Desentupir 24h, em quase 100% desses casos, o vilão é o óleo de cozinha.

O que acontece é que o óleo de cozinha é extremamente prejudicial para as tubulações em qualquer época do ano. No inverno especialmente, o óleo esfria  e endurece dentro das tubulações, grudando nas paredes do encanamento, formando um bolo com os detritos de outros alimentos, entupindo a pia.

O óleo proveniente das louças sujas cai no encanamento, provocando o escoamento lento da água, entupimento e muito mau cheiro. Em alguns casos, a caixa de gordura pode chegar a transbordar ou a água suja pode voltar para a pia, pois não conseguiu escoar para o esgoto. Quem já passou por isso já sabe o cheiro nada agradável que exala pela casa.

Não faça parte das estatísticas

A prevenção é a melhor maneira para não fazer parte das estatísticas. Para isso, deve-se adotar algumas medidas simples, mas que podem fazer uma grande diferença.

1 – Ao terminar de usar pratos e panelas, descarte o restante dos alimentos no lixo antes de colocá-los para lavar na pia.

2 – Ao preparar uma refeição oleosa, passe um papel toalha na superfície dos pratos e panelas antes de lavá-los, a fim de retirar o excesso de gordura.

3 – Ao terminar de lavar a louça, jogue cerca de 2 litros de água fervente na pia. O calor da água descola a gordura que por ventura grude na tubulação.

4 – Derrame os restos de óleo de cozinha em garrafas pets usadas e descarte-as somente em locais autorizados. Alguns condomínios contam com postos de coleta de óleo de cozinha. Jamais jogue óleo pelo ralo da pia.

A pia cheia de louça pra lavar

Agora que você já sabe o motivo dos entupimentos das pias durante o inverno, fica a dica: manter a limpeza da cozinha, livrando o ralo da pia de óleos e detritos é essencial para a manutenção da saúde do seu lar. Porque de sujeira, já basta a louça na pia. Não precisa de mais dor de cabeça com o entupimento do ralo. Certo?

 

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *