Saiba que destino toma o lixo durante os dias de carnaval

Saiba que destino toma o lixo durante os dias de carnavalTodo ano é a mesma coisa. Milhares de pessoas tomam as ruas do Brasil para pular o carnaval. São quatro dias de festa, música e uma verdadeira injeção de dinheiro para economia das cidades. Contudo, o número de foliões é proporcional ao lixo acumulado na passagem dos blocos carnavalescos, desfiles de escolas de samba, entre outros festejos que atraem milhares de entusiastas da festa popular por todo o país.

Segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro), só no último carnaval foram recolhidas mais de 1.100 toneladas de lixo, entre latas de alumínio, garrafas PET e papel. Ou seja, a maior parte do material descartado pelos foliões pode ser reaproveitado.

Sabendo disso, muitas capitais do país mobilizam um legítimo exército de garis logo após a folia de carnaval. Eles são os responsáveis pelo recolhimento do lixo acumulado que será encaminhado para organizações não governamentais e empresas que fazem a separação do material como a ONG Doe seu Lixo e Ecofolia Solidária em Salvador, além da Federação das Cooperativas de Material Reciclável (Febracom) no Rio.

Porém, é tanta sujeira jogada no chão depois do carnaval que é difícil realizar a coleta seletiva adequada. A população e os turistas devem ter consciência quanto a destinação para todo esse lixo antes mesmo de ser separado. Portanto, campanhas de incentivo para o descarte correto de latas, papéis e plásticos são necessárias, bem como a aplicação de multas para os foliões mais despreocupados com o meio ambiente.

Assim, o carnaval será conhecido apenas pela festa e alegria, e não pelos estragos e danos ambientais causados pelo acúmulo de material jogado de forma incorreta.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *