LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Os 10 objetos mais curiosos que já entupiram pias e ralos

Confira uma lista do que não jogar no ralo, mas que sempre jogamos


Algumas vezes as mordomias do cotidiano nos deixam “cegos” em relação a certas ações na vida que, muito provavelmente, nos trarão problemas um dia, mas que somos incapazes senti-las previamente.Os 10 objetos mais curiosos que já entupiram pias e ralos


Já aconteceu comigo, com você e é mais comum do que parece ser: Quem nunca teve um problema de encanamento entupido em casa ? O entupimento de ralos e pias já pegou todo mundo, pelo menos uma vez na vida. Se não pegou, provavelmente essa pessoa ainda não viveu o bastante ou nasceu com algum tipo especial de sorte, pois é mais que certo que todo mundo costuma jogar restos no ralo, principalmente o que não deveria.

Como em tudo na vida, existem pessoas que não prestam atenção no ralo e preferem não utilizar nenhum protetor de pia. E mesmo que tire do prato todo o resto de comida antes de lavá-lo, por exemplo, sempre podem ficar alguns restos, e são justamente esses restos ou o acúmulo de gordura que podem entupir a pia.

Além de ser algo totalmente contra o meio ambiente, as pias entopem de acordo com os objetos que são jogados ralo abaixo, e é de extrema importância que se saiba mais sobre os itens que podem prejudicar sua pia e encanamento para não sofrer, ou sofrer menos, este tipo de problema que é tão comum.

Esperamos que nossas dicas do que não jogar no ralo, você não precise passar mais pela terrível tarefa de precisar comprar produtos, usar ferramentas ou chamar alguém para desentupir os ralos da sua casa. Além disso, você de quebra ainda ajuda a diminuir o despejo de litros de poluentes no sistema de esgotos, que normalmente acabam desaguando em algum rio ou até mesmo no mar.

Borra de café


O pó úmido que sobra quando acabamos de preparar café pode não parecer causar nenhum mal quando jogado no ralo, mas ele costuma ficar acumulado dentro dos canos quando a corrente de água não é muito forte.

Juntando essa borra acumulada com a gordura de outros alimentos que também são despejadas pelo encanamento, o resultado é um bolo pegajoso que acaba sendo um dos principais motivos de entupimentos de cozinha.

Fibras e Fiapos


Mesmo que sejam produtos biodegradáveis, tanto as toalhas de papel quanto o algodão tem um alto poder de absorção de água, o que significa que vão inchar e causar bloqueio de água na tubulação muito antes de começarem a se desfazer.

Areia de Gatos:


Além da areia não se dissolver de imediato, resultar em alguns problemas no sistema de drenagem, e já existirem certos tipos de areia para gatos que são solúveis e que podem ser despejadas diretamente no vaso sanitário, os parasitas que podem estar presentes nas fezes do animal, como o que causa a toxoplasmose, por exemplo, acabam sendo transportados até um rio ou lago e podem contaminar as espécies que vivem ali, e isso pode ser mortal para algumas delas.

Camisinhas:


Bom, acho que a maioria já sabe que o látex usado na fabricação de camisinhas não é solúvel quando em contato com a água. Também não é preciso explicar que, quando não causam entupimentos em canos, os preservativos podem acabar parando na garganta de um peixe ou ave, causando a morte do animal por asfixia.

Tintas:


As tintas, principalmente as  feitas à base de látex ou de óleo, também podem entupir tubulações. Em alguns lugares no mundo é proibido até mesmo lavar pincéis e outros objetos cobertos de tinta diretamente na pia.

Fluídos automotivos:


Óleo de motor, fluidos de transmissão, anticongelante e outros tipos de substâncias líquidas usadas em automóveis são extremamente tóxicas, e mesmo em pequenas quantidades, podem contaminar grandes porções de água.

Medicamentos:


Diversos estudos de qualidade de água já revelaram que foram encontradas substâncias como ibuprofeno, antidepressivos e até mesmo hormônios anticoncepcionais em águas próximas a escoadouros de sistemas de esgoto. Esses mesmos medicamentos podem entrar em contato com os peixes e matá-los.

Resto de Alimentos:


Quando é hora de lavar os pratos e tigelas de sobremesa depois de uma refeição, raspar as sobras de comida dentro da pia costuma ser bem mais simples e rápido do que levar cada louça até o cesto de lixo para fazer a mesma  coisa. Desta forma os alimentos ficam presos na tubulação, ocasionando o entupimento.

Adesivos:


Na hora em que vamos lavar frutas ou alimentos que tem embalagem para consumi-las ou colocá-las na geladeira, acabamos arrancando os adesivos enquanto a água desce e deixamos muitas vezes que eles desçam pelo ralo.

Quando não acabam obstruindo a passagem no interior dos canos, podemos acabar obstruindo o sistema digestivo de uma ave ou peixe no lugar em que forem desaguados. É comum ver esses adesivos em cachos de banana, caquis, melões e maçãs, somente para citar alguns.

Lenços Umedecidos:


Os lenços umedecidos usados tanto para limpar maquiagem quanto para fazer a higiene de bebês, também acabam indo parar em pias e vasos. Mas eles, ao contrário do papel higiênico, não se desintegram em contato com a água, podendo acabar parando no sistema digestivo de um peixe ou pássaro. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015