LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

#MorandoSozinho: Conheça dicas simples que facilitam a vida de quem acaba de sair de casa

Morar sozinho não é exatamente como você imaginou? Veja essas dicas simples para ajudar na administração do seu lar.


morando-sozinha

Quem já teve que sair de casa para morar sozinho sabe que é uma experiência única. O conforto em criar as próprias regras, arrumar as coisas do jeito que você sempre quis, desarrumar as coisas do jeito que você sempre quis. Privacidade. Receber as visitas que quiser e a hora que quiser, ir ao banheiro com a porta aberta, enfim… Os motivos para abandonar a casa da família de mala e cuia parece convidativo, mas não é exatamente um mar de rosas.



As pessoas passam grande parte da vida achando que sair de casa é a solução para os seus problemas. Na verdade até pode ser a solução de alguns problemas. Mas existem outros “perrengues” que só quem já passou pela transição entre a casa dos pais para o próprio lar pode compreender.

Não é todo mundo que tem o dom da vida doméstica, mas ajustar isso requer um pouco de organização, paciência e força de vontade. Veja alguns pontos que podem ajudar você a administrar melhor essa santa bagunça que você chama de casa!

Planilha de gastos


Morar sozinho significa que você começará a pagar contas: aluguel (se você não tiver casa própria, claro), condomínio, conta de água, luz, internet, gás… Junte essas contas a gastos como compras de mercado, transporte, contas do cartão de crédito, boleto da faculdade, parcela do carro, entre outras faturas. Lembrar da existência (e da data de vencimento) delas pode ser difícil no começo.

Mas tudo é uma questão de organização e planejamento. Por isso, criar uma planilha de gastos, discriminando os valores e data de vencimento pode ajudar - e muito - a administrar melhor o seu dinheiro. Este cálculo será de muita utilidade para entender quanto de dinheiro você irá gastar e quanto sobrará para os gastos, digamos, de menor prioridade.

Desta forma você poderá prever seu orçamento, planejar melhor suas futuras aquisições e claro, planejar um trocado para fazer um fundo de reserva para emergências.

Rotina de limpeza


Logo você descobrirá que a roupa não se lava sozinha, que a louça não volta para o seu lugar com mágica e o chão não brilha por milagre. Conciliar os afazeres de casa com suas atividades pessoais e profissionais pode deixar você desesperado. A rotina doméstica acaba levando muito do seu tempo e da sua disposição.

Separe na sua agenda da semana um horário para lavar as roupas e para limpar cada cômodo da casa. Adquira o hábito de lavar as louças imediatamente após o uso para não acumular sujeira na pia e também adote a rotina de jogar o lixo fora. Desta forma você não acumula sujeira e mantém a sua casa limpa.

Se isso tudo parece muito complicado e cansativo, considere a hipótese de contratar uma faxineira ou diarista. Nem que seja uma vez na semana, já será de grande ajuda. Mas lembre-se que a casa é sua, você que deve zelar pela limpeza e organização.

Decoração


É claro que quando você pensou na sua casa, imaginou comprar os melhores móveis, os eletrodomésticos mais modernos, cortinas, tapetes e demais artigos para o lar que tenham a sua cara. Mas provavelmente não pensou que isto custaria muito (muito) dinheiro e daria tanto trabalho para manter a limpeza.

Por isso, procure comprar objetos que caibam no seu orçamento e que sejam fáceis para limpar. Afinal, você irá precisar poupar para pagar o aluguel e otimizar o tempo para a limpeza da casa não conflitar com sua agenda.

Manutenção


É como aquele ditado: não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Ao perceber qualquer sinal de que a sua casa precisa de manutenção, por menor que ela seja, merece atenção especial.

Mesmo que seja um cômodo que mereça faxina mais pesada, uma lâmpada que precisa ser trocada, se observar sinais de vazamentos, infiltrações, infestação de baratas, cupins, formigas que precisam de reparos, não espere o pior acontecer: procure manter sua a casa em ordem para não passar por dificuldades no futuro.

Uma dica? Se você mora em São paulo, anote o telefone da Desentupir 24h: (11) 5522-9000. Porque ao menor sinal de entupimento da pia do banheiro, cozinha, vazamentos, pragas urbanas, você já sabe a quem recorrer. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015