LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Limpeza de bueiros: Saiba quais são as consequências!

Falta de limpeza de bueiros e má utilização podem provocar riscos às pessoas e ao meio ambiente


Bueiros em bom uso

Bueiros são obras destinadas a permitir a passagem livre da água da chuva e de escoar a água desperdiçada na limpeza de calçadas, quintais e lavagem de carros, encaminhando-a até canais que desembocarão nas redes coletoras e posteriormente nos rios, lagos e mares.

Conhecidos também como bocas-de-lobo ou sumidouros, eles fazem parte de um sistema convencional de drenagem de águas. Ou seja, eles nada mais são do que caixas de captação de águas, seja da chuva ou as utilizadas em residência, comércio e indústria, colocadas ao longo das sarjetas com a finalidade de captar as águas em escoamento superficial e conduzi-las ao interior das galerias. Normalmente, é possível encontrar um bueiro ou uma boca-de-lobo perto do cruzamento de vias ao lado das faixas de pedestre, ou em pontos intermediários quando a capacidade do conjunto meio-fio/ sarjeta fica esgotada.

Existem três tipos de bueiros com sistemas de microdrenagem diferentes: sistema de captação lateral, sistema de captação vertical (com grelha) e sistema de captação combinado (lateral e vertical). Os que possuem sistema de captação vertical são os mais eficientes em termos de captação hidráulica, e é por isso que existem tantos nas maiores cidades do país.

Você também pode gostar de:

"Filtro" é solução para evitar entupimentos em bueiros


Essa microdrenagem possibilitada pelos bueiros é projetada para tirar rapidamente a água das ruas, calçadas e casas e lançá-la no corpo receptor (rios, lagos e mares). No entanto, o sistema não foi desenvolvido para funcionar em situações mais extremas, como, por exemplo, quando cai uma grande tempestade, pois os bueiros das ruas não irão conseguir absorver toda a água dessa chuva. Por outro lado, as bocas-de-lobo devem ser projetadas para suportar pelo menos as chuvas com nível de água moderado.

Apear de eficazes em situações convencionais, a má utilização e consequentemente a não limpeza de bueiros pode inviabilizar seu uso, causando graves consequências para os cidadãos e afetando o meio ambiente.

Má utilização de bueiros


Mau uso dos bueiros

A má utilização de bueiros se deve, principalmente, pelo lixo acumulado nas sarjetas devido à destinação equivocada que as pessoas fazem. Quando o bueiro está cheio de lixo, ele entope e perde a função de receber água e de encaminhá-la para a rede coletora de drenagem.

Além disso, o sistema de drenagem desenvolvido especialmente para drenar a água de uma forma mais segura para a população também já não funciona mais por conta do acúmulo de lixo. Consequentemente, sem o escoamento devido, as vias ficarão inundadas, permitindo que uma série de problemas aconteça na cidade, como enchentes e congestionamentos, e ainda, colocando a saúde em risco com a transmissão de doenças como a leptospirose.

Por isto, é de extrema importância que a população saiba como funciona o sistema de drenagem corretamente. A sociedade também precisa adquiri boas práticas para eliminar seu lixo ao invés de jogá-lo na rua, e o sistema público tem que ser responsável por cuidar da cidade com um sistema de coleta de lixo adequado ao seu tamanho e número de cidadãos e com a disponibilização de equipes de limpeza e conscientização.

Não limpeza de bueiros


Manutenção de bueiros

A falta de limpeza de bueiros também é um grave problema que pode afetar as pessoas de diferentes formas. No caso do escoamento de água, bueiros que estão danificados com a ação do tempo ou do homem também têm seus sistemas afetados e podem provocar enchentes, devido ao acúmulo de água na sarjeta.

No entanto, algumas galerias não são destinadas ao escoamento de água, mas sim à fiação elétrica subterrânea. A não manutenção destas galerias ou uma manutenção ruim podem provocar explosões nos bueiros, que estão presentes em locais de grande circulação de pessoas, e podem deixar feridos ou até mortos. É importante ressaltar que a limpeza de bueiros preventiva deve ser realizada nos bueiros com distribuição elétrica subterrânea, com a verificação de sobrecargas e contatos elétricos. Além disso, a manutenção da caixa de distribuição deve ser bem feita para evitar superaquecimento e, consequentemente, explosões ou incêndios.

Você também pode gostar de:

Desentupidora recupera celular em bueiro de São Paulo


É essencial que a população esteja atenta às condições dos bueiros ou bocas-de-lobo presentes em sua vizinhança, ajude a preservá-las, e, caso note algum problema, como danos, entupimentos ou fumaça, entrar em contato imediato com a prefeitura.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015