LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Descubra como limpar ou desentupir a sua caixa de gordura

Mau cheiro e retorno dos resíduos na sua cozinha são os problemas que acontecem se a caixa de gordura estiver suja ou entupida


Limpeza da caixa de gordura

Nem todos os locais possuem, mas casas, indústrias e estabelecimentos comerciais de todo o país deveriam contar com um item capaz de prevenir a poluição dos solos e das águas: a caixa de gordura. A peça retém a gordura presente na água, e isso quer dizer que quanto mais gordura você consumir, com mais frequência deverá verificar o recipiente.

Nociva para a saúde e para o meio ambiente, a gordura também é causadora de muitos problemas nas tubulações urbanas. Ao esfriar, ela vira um bloco sólido que gruda nas paredes dos canos, reduzindo o espaço para a passagem dos demais efluentes, como o esgoto. Em grande quantidade, a gordura causa o entupimento do encanamento e o transbordamento do material residual, que, além de causar mau cheiro, pode retornar de onde saiu.

Essa pequena caixa fica na parte inferior das pias ou no subterrâneo dos prédios, e todo o líquido que sai das cozinhas passa por ela. Feito de plástico, fibra de vidro ou alumínio, esse componente conta com um pouco d’água, que filtra a parte gordurosa da mistura, permitindo que apenas o líquido saia do outro lado.

Você também pode gostar de:

Como desentupir pia entupida por gordura


Para prevenir as situações desagradáveis que podem ocorrer, é preciso fazer a limpeza desse item semestralmente nas residências, a cada três meses em condomínios, indústrias e comércios e, de preferência, todos os dias em restaurantes. No entanto, se o seu caso for mais grave, será necessário desentupi-la e limpá-la para que a passagem de resíduos continue normalmente. Em ambos os casos, existem duas opções viáveis: realizar o procedimento sozinho ou contar com o auxílio de uma empresa especializada.

 

Em casa


Limpando caixa de gordura em casa

Utilize luvas próprias para a limpeza e manutenção do lar para evitar a contaminação por bactérias que podem se alojar em sua caixa de gordura e proximidades. Remova a tampa que protege a peça para ver um bloco esbranquiçado. Essa é a gordura acumulada. Retire tudo com as mãos, depositando em um saco de lixo reforçado, que possa ser lacrado para evitar o cheiro ruim e colocado na lixeira orgânica. Depois disso, use um produto do tipo desengordurante no recipiente, esfregando todos os cantos com uma esponja. Tire o excesso com água, tampe e reposicione a peça novamente.

Lembre-se que essa limpeza é a única forma de manter sua caixa de gordura sem acúmulo de detritos. Existem no mercado diversos produtos que prometem a autolimpeza da peça, mas que, na prática, não funcionam e acabam piorando ainda mais a situação, pois eles dissolvem a gordura, que vai direto para a rede e se solidifica outra vez.

Você também pode gostar de:

A importância e a manutenção da caixa de gordura


Com uma desentupidora


Limpeza de caixa de gordura pela desentupidora

Ao contratar um serviço especializado para limpar ou desentupir a sua caixa de gordura, você terá muito mais praticidade e comodidade. O custo é de aproximadamente R$ 200 e o trabalho é feito em menos de uma hora. A diferença é que os profissionais que atenderão a solicitação terão menos dificuldade para lidar com a localização e o odor do material, além de utilizar produtos muito mais potentes e adequados do que aqueles que você tem disponível.

Para que o serviço seja realizado corretamente, procure uma desentupidora 24h reconhecida e devidamente registrada nos órgãos competentes. Desconfie de valores abaixo do mercado e de orçamentos informados por e-mail e telefone; prefira receber o profissional para avaliar o seu caso e informar o preço. O Código de Defesa do Consumidor oferece garantia de 90 dias pelos serviços prestados, por isso, se não ficar satisfeito com o trabalho, fale novamente com a empresa. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015