LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Conheça algumas dicas para economizar, que fazem a diferença no final do mês!

É possível gastar menos água, gás e luz. Além de economizar nas contas, a atitude preserva o meio ambiente


Saiba como economizar em casa

Ser capaz de poupar dinheiro é o desejo de todos os brasileiros, principalmente quando as contas começam a chegar. Além dos gastos com celular, internet, fatura do cartão de crédito, compras no mercado e outros, falta ainda pagar alguns serviços essenciais oferecidos pela prefeitura da sua cidade, como a energia elétrica, a água e o gás usados no mês.
Os altos valores que devem ser pagos muitas vezes estão relacionados às tarifas cobradas pelos órgãos responsáveis por oferecer os serviços. O aumento da tarifa de água, por exemplo, afetou os habitantes da região Sudeste no último ano devido a um período de seca aliado a uma gestão hídrica ineficiente. Quem dependia da energia gerada pelas hidrelétricas também sentiu no bolso o aumento da despesa até a normalização das tarifas.
Porém, a responsabilidade pelo valor da conta também é sua. O desperdício desses três serviços pode comprometer o orçamento, seja devido aos maus hábitos de utilização ou devido a problemas difíceis de serem percebidos, seja em casa, no comércio ou na indústria. Independente de qual for o seu caso, é possível economizar e garantir um dinheiro que faz a diferença no fim do mês com as dicas a seguir. Confira:

Esqueça o Stand By


Televisor, telefone, micro system, DVD, roteador, computador... Todos esses dispositivos conectados à tomada sem uso gastam energia suficiente para mantê-los ligados por quatro meses! A função consome menos energia do que quando o aparelho está em uso, mas, somando todos os consumos e levando em conta a utilização, deixar fora da tomada é a melhor opção. Isso vale também para o carregador do celular.

Aposte em lâmpadas de LED


Lâmpada de LED

A venda de lâmpadas incandescentes, que gastavam dez vezes mais energia do que as versões Led, já foi proibida no país. Agora, você pode optar entre a tecnologia Led, que gasta menos energia e dura muito mais, e a fluorescente, que é mais barata, mas consome mais e exige trocas com mais frequência. No entanto, sempre que possível, permita a entrada de luz natural e deixe as lâmpadas apagadas.

Cuide bem do ar condicionado


Dê preferência para equipamentos de alta eficiência, capazes de consumir menos eletricidade durante o funcionamento. É necessário realizar a limpeza e manutenção dos filtros de acordo com as normas do fabricante, pois isso permite que as trocas térmicas aconteçam mais rápido, sem sobrecarregar o ar condicionado.

Procure Vazamentos


Procure por vazamentos

Torneira pingando ou cano furado podem desperdiçar mais de 3 mil litros de água por dia! Além de ser um prejuízo para o meio ambiente, vai pesar no seu bolso no fim do mês. Por isso, fique de olho em vazamentos e compare o consumo mensal. Se identificar defeitos ou desconfiar de um vazamento não visível, contrate uma empresa especializada para resolver.

Aproveite a água da chuva


É possível usar a água da chuva para realizar tarefas domésticas, como limpar o chão, regar as plantas e lavar o carro. Ao colocar baldes no quintal para captar a água ou investir na instalação de uma cisterna, você poderá poupar muito mais com essas tarefas. Entretanto, em hipótese nenhuma beba essa água, pois ela não é potável.

Instale acessórios nas torneiras e privadas


Instale acessórios nas torneiras e privadas

Alguns acessórios ajudam a economizar sem que você perceba diminuição no fluxo de água. Redutores de vazão nas torneiras e válvulas de duplo acionamento nas privadas têm preços baixos e vão garantir um bom custo-benefício, principalmente se as peças forem de modelos muito antigos que gastam muito mais.

Cuide da piscina


Se você possui uma piscina que não está sendo utilizada, a recomendação é de mantê-la coberta. Dessa forma, é possível reduzir em até 90% a evaporação. Essa perda pode ser suficiente para suprir uma família de quatro membros por um ano se a piscina for de tamanho médio.

Prepare menos assados


Assados

O forno consome muito gás para se manter aquecido e aceso. Para cada vez que é ligado, é necessária uma grande quantidade de gás, por isso, coloque os pratos que vão ao forno todos de uma vez só e evite ficar abrindo a porta. Refeições que vão ao forno podem ser eventualmente substituídas por opções cozidas, por exemplo.

Facilite o cozimento de alimentos


Para que a boca do fogão seja acionada por menos tempo durante o cozimento dos alimentos, é só picá-los em pedaços pequenos antes de colocá-los na panela. Para grãos como feijão, grão de bico e lentilha, o ideal é deixá-los de molho para ajudar o exterior a amolecer, passando menos tempo no fogo.

Você também pode gostar de:
7 dicas para você economizar na manutenção da casa que rendem uma viagem!


Tire o fogão da corrente de ar


Fogão perto da porta da cozinha

Posicione o seu fogão em um local estratégico da casa, longe de correntes de ar. A ventania faz com que seja necessário gastar mais gás para manter o fogo aceso. Além disso, deixe as bocas sempre limpas para que o gás saia com mais facilidade e você possa preparar seus alimentos muito mais rápido.
A escassez de recursos naturais, ainda deve ser uma preocupação, já que a água e o petróleo (de que é feito o gás de cozinha) são fontes esgotáveis. Além disso, para a geração de eletricidade, além das hidrelétricas, pode ser usada a termelétrica, que emana muito gás carbônico na atmosfera por meio da queima de combustíveis. O uso abusivo desses recursos acaba prejudicando o meio ambiente e a vida da população, principalmente nas grandes cidades, seja com a poluição ou com problemas de saúde decorrentes desse mal.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015