LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

estação de tratamento de esgoto

A curiosidade é comum: afinal, quem nunca imaginou para onde vai e o que é feito do esgoto que sai da sua casa?


Na Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp utiliza o sistema de lodos ativado para remover todos os poluentes e deixá-los prontos para serem devolvidos à natureza, sem causar danos ao meio ambiente. Este método foi desenvolvido na Inglaterra, em 1914, e é considerado um dos mais eficientes do mundo. Composto por uma fase sólida e outra líquida, através dele é formada uma massa biológica que cresce formando blocos que são recirculados e colocados em contato com matéria orgânica, gerando um processo aeróbico, ou seja, sempre com a presença de oxigênio.

Fase líquida


Você sabe que o esgoto resulta de toda a água tratada que, após utilização nas residências para higiene pessoal, na limpeza e na alimentação é conduzida pelos ralos para a rede de esgoto (coletores, troncos e interceptadores), que a leva diretamente para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Assim, quando o esgoto doméstico ou industrial bruto chega as ETE's ele vai para coletores com grades ou telas de espessuras cada vez menor para separar cada vez mais a sujeira, como restos de papel, caixas de plástico, garrafas de refrigerantes, tampinhas etc. Dali ele vai para outra caixa coletora em que toda a areia contida nele é retirada, para então passar para o decantador primário. Lá é feita a decantação das partículas mais pesadas.

Ele passa então para os tanques de aeração, onde é fornecido ar para que se misture à matéria orgânica que compõe o esgoto fazendo com que os microrganismos se multipliquem e se alimentem desse material orgânico formando o lodo e reduzindo a sua carga poluente. Esse lodo é levado então para o decantador secundário, onde o lodo, por ser mais pesado, vai para o fundo. A parte líquida já está sem 90% das impurezas, mas não é própria para consumo. Ela é então devolvida aos rios ou reaproveitada como água de reúso para limpeza, como lavagem de carros, calçadas, fachadas e rega de plantas.

Fase sólida


Na fase sólida, o lodo primário vai para os adensadores, que fazem com que o lodo fique mais concentrado separando uma parte da água. Já nos flotadores a separação da água da parte sólida é feita com a introdução de água com microbolhas de ar. Dali o lodo é levado para os digestores, onde microrganismos anaeróbicos degradam a matéria orgânica formando o gás metano e a água. O lodo é estabilizado e o cheiro desagradável desaparece.

O esgoto passa então para os filtros-prensa, um equipamento mecânico dotado de placas com telas filtrantes que são preenchidas com o lodo através de bombeamento, desidratando o lodo proveniente do condicionamento químico. Ele passa a ser então, 40% sólido. Estas “tortas”, como são chamadas, são então armazenadas e desidratadas para serem depositadas em aterro sanitário.

Manutenção adequada evita problemas na rede de esgoto


É sempre bom lembrar, de qualquer forma, que não se deve jogar resíduos sólidos por ralos e descargas para evitar entupimentos, e que a manutenção adequada evita vazamentos que podem misturar o esgoto ao lençol freático causando a contaminação das águas com riscos para a saúde das pessoas. Faça a manutenção periódica de toda a tubulação com especialistas da área, como os técnicos altamente capacitados da Desentupir 24h.

A empresa mantém equipes de plantão em vários pontos da Região Metropolitana de São Paulo e conta modernos equipamentos para limpeza, desinfecção e limpeza de caixas d’água, poços de recalque, sistemas de esgoto e tubulações de água servida sete dias por semana, a qualquer hora, inclusive finais de semana e feriados. Peça agora mesmo um orçamento Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015