Alagamentos dentro de casa

Que tal se precaver para evitar os alagamentos dentro de casa, típicos do verão? A gente te ajuda, confira!

Ninguém vai esperar pelas chuvas “de março fechando o verão” para tomar providências contra alagamentos que podem ser evitados desde já. E não é segredo para ninguém que uma das causas das inundações, nos quatro cantos do país, é o entupimento de tubulações de esgoto e de águas pluviais sobrecarregadas por detritos descartados irregularmente, tanto dentro como fora das casas. Pelo menos dentro do nosso imóvel, podemos contribuir para evitar essas ocorrências fazendo a manutenção adequada do sistema de escoamento das águas. Veja algumas dicas para evitar que esses problemas aconteçam e as fortes chuvas que vêm por aí não causem danos à sua residência.

Faça o caminho das águas mentalmente

Pense bem e você verá que faz o maior sentido: se já é difícil fazer com que a água de um temporal vá embora pelas tubulações limpas, imagine o que acontece quando elas encontram algum obstáculo? O desentupimento de ralos, por exemplo, é essencial que seja feita uma limpeza todos os dias, retirando cabelos, restos de comida e gordura que vão formando uma crosta endurecida e bloqueiam a passagem da água. Mas o que acontece é que apenas essa limpeza manual nem sempre é suficiente, por isso o desentupimento preventivo deve ser feito a cada seis meses, com pessoal especializado.

Imagine todo o caminho que a água precisa fazer para ir embora da sua casa e não voltar – todo ele deve estar desentupido, livre de obstáculos. São ralos de chuveiro, do tanque e das pias que levam as águas servidas para as redes de esgoto, além das calhas, ralos do chão dos quintais e tubulações que levam a água da chuva para as galerias de águas pluviais. Sim, todo cuidado é pouco, porque se o sistema de esgoto transbordar poderá se misturar com a água pluvial contaminando o meio ambiente e ocasionando riscos de disseminar vários tipos de doenças.

Deixe os curiosos longe das suas tubulações

Nessa hora, não poupe esforços, chame uma empresa desentupidora, com o conhecimento e o maquinário adequado para fazer a manutenção ou um desentupimento preventivo, antes que as chuvas cheguem. A Desentupir 24h, por exemplo, tem um serviço de vídeo inspeção robotizada que verifica todos os caminhos da água e do esgoto sem precisar quebrar nada, nem pisos nem paredes, e descobre se está tudo Ok ou se há necessidade de algum tipo de intervenção. Se algum problema for encontrado, os técnicos vão direto ao ponto – e pronto.

Crie mecanismos extras de proteção

No entanto, há ainda outras formas de se preparar para deixar sua casa livre de inundações. Além de limpar e manter limpo o que já existe, você pode criar ainda outros mecanismos extras de captação e escoamento para conduzir as águas para fora da sua casa – e também mantê-los bem limpos, claro.

  • Um deles é a confecção de canaletas ao redor de toda a casa, recolhendo e direcionando a água da chuva para um reservatório, caso você queira reaproveitá-la para lavar o carro, quintal, varanda ou regar o jardim, ou conduzi-la diretamente para a rede pluvial. Tampe as canelas com grades próprias de ferro ou plástico e as mantenha sempre limpas para que não entupam com folhas, sementes e restos orgânicos em geral.
  • Outra dica é para quem tem jardim. A área pavimentada pode ser mais prática para limpar, mas também requer um sistema mais eficiente de escoamento de água, assim como uma manutenção periódica mais frequente. O cimentado cria uma camada impermeabilizadora, não deixando que a água penetre na terra e, portanto, dificultando o seu caminho. O ideal é ter jardim não pavimentado, diretamente na terra, fazendo com que a água retorne ao meio ambiente de forma natural. Se fizer questão de pavimentar a área, uma solução é fazer o revestimento com pisos drenantes – há várias opções oferecidas no mercado.
  • Telhados e calhas também merecem atenção constante, principalmente por causa das folhas que se acumulam e impedem o escoamento da água. Nos telhados, atenção também para trocar telhas rachadas ou encaixar as que podem ter saído do lugar com ventos fortes, o que acontece quando não estão amarradas. Vale também colocar uma manta de alumínio por baixo do telhado para garantir que a água não passe para a laje e também dar mais conforto térmico.

Então comece já a se preparar para as chuvas de verão fazendo um desentupimento preventivo. Peça um orçamento sem compromisso à Desentupir 24h, empresa com muitos anos de mercado e expertise comprovada. Você terá a certeza de contar com os melhores profissionais e equipamentos, para deixar sua casa livre das ameaças de alagamentos.

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *