LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

5 dicas sobre como desentupir o vaso sanitário

Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação dessas! Pode ser na sua casa, na empresa, na casa de um amigo, ou pior: na casa do paquera! Tipo o que aconteceu com o Ben Stiller naquele filme "Quero Ficar com Polly". Quem assistiu jamais se esquece dessa cena!

Polly

A verdade é que não é as fezes que podem entupir o seu vaso sanitário. Cabelo, papel higiênico, absorvente, problemas no encanamento... Tudo isso pode influenciar na hora em que você aperta a bendita da descarga e nada acontece! Você obviamente pode tentar resolver o problema com um desentupidor de borracha, mas nem sempre isso funciona e não é todo o dia que você tem um desentupidor em casa - ou na casa da visita!

Mas tenha sempre em vista que em algumas situações será preciso chamar um profissional caso as dicas caseiras não resolvam, combinado? Assim você protege o ambiente de bactérias e deixa em ordem para o próximo usuário.

Bom, vamos aos truques! Mas antes disso, lembre-se se forrar com jornal ou pano em volta do vaso para não fazer sujeira. É importante também usar luvas pra se proteger dos germes, afinal, estamos lidando com um vaso sanitário!

Dica número 1: vinagre e bicarbonato de sódio


A receita que ficou famosa na internet para aqueles que querem abdicar do xampu e utilizarem as técnicas de NO e LOW POO também pode ser usada no banheiro. Um tanto quanto estranho a primeira vista, mas tudo se trata de química!

Misture meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre e jogue diretamente no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que usa ingredientes que geralmente temos em casa.

O que acontece aqui é que o vinagre é poderoso na hora de matar germes, tirar manchas e dissolver gorduras. Já o bicarbonato de sódio extermina bactérias. E juntos eles formam uma bomba atômica capaz de mandar algumas sujeiras para o espaço! Por isso este é o nosso primeiro conselho.

Dica número 2: vede a entrada de ar


Você já deve ter ouvido falar do truque do jornal, não é mesmo? Pois bem. Fazer pressão vedando a passagem de ar pode ser eficiente a se fazer quando o vaso e estiver entupido. Você pode fazer isso colocando jornal por baixo da tampa, fechando ela e sentando em cima ou agachado, e depois dê descarga para que o seu peso ajude na pressão. Repita a operação até que a descarga flua normalmente. Você também pode cobrir também com saco de lixo e papel filme, cobrindo todas as bordinhas para impedir a passagem do ar, beleza?

Dica número 3: use um cabide


É, essa solução solicita o uso obrigatório de luvas (ou sacos plásticos nas mãos) e é boa para fazer em casa - e de preferência quando o dejeto for seu! Desenrole um cabide de arame até que ele se solte e vire um cabo comprido. O objetivo aqui é transformá-lo como se fosse um gancho, cutucar e “pescar” os dejetos até que fiquem visíveis e possam ser retirados com as mãos - ou com um balde, pote velho de sorvete, enfim. Use a criatividade!

Faça como se fosse um gancho e mãos à obra! Você também pode "cortar o serviço" para que tudo desça mais fácil. Aí é a escolha do freguês!

Dica número 4: NUNCA use soda cáustica


Aqui todo o cuidado é pouco! Preste atenção: NUNCA USE produtos corrosivos, pois em contato com a sua pele, olhos e nariz, ou por inalação, podem causar dor de cabeça, indisposição e riscos de queimaduras graves.

Além de ser perigosos para a sua saúde, podem corroer os encanamentos. Portanto, em último dos casos, deixe a tarefa de desentupimento para especialistas!

Dica número 5: jogue água


Em tempos de crise hídrica e poucas chuvas, esta dica, com certeza, fica por último! Mas, caso não lhes reste opção, este velho truque é dos mais eficientes na hora de mandar a sujeira embora.

O que você pode fazer aqui é jogar um balde bem cheio d'água de uma vez, ver, esperar e tentar dar a descarga novamente. A água também pode ser quente ou fervendo, para fazer com que os dejetos se dissolvam mais facilmente e que tudo passe mais rapidamente pelo encanamento.

Aqui vale também colocar sabão em pó ou umas gotinhas de detergente na água!

Entre outras razões para entupimento do vaso sanitário, estão:

- Descarte de papel higiênico em excesso

- Fraldas, absorventes, fio dental, cotonetes e outros objetos caídos acidentalmente no vaso

- Restos de alimentos, gordura e até óleo de cozinha usado que pessoas as descartam advertidamente no vaso.

Siga nossas dicas e se não ocorrer o tradicional som de “gargarejo” no fundo do vaso sanitário sinalizando que os detritos foram embora, não hesite em contratar um serviço especializado caso o problema persista. Até a próxima! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015