LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Veja como a motivação no trabalho pode fazer a diferença!

Saiba como obter melhores resultados de uma equipe com a motivação no trabalho


Pessoas motivadas no trabalho

O desejo de qualquer empresa é que seus funcionários deem o melhor de si, para que se obtenham os melhores resultados possíveis e que ela cresça e aumente sua margem de lucros, o que é positivo para todos. Para isso, a motivação no trabalho tem um papel essencial.

Além de profissionais capacitados, é preciso que se pense em uma equipe de trabalho como pessoas que precisam ser incentivadas para que se desenvolvam e trabalhem cada vez melhor. Confira algumas dicas valiosas para que o desempenho dos funcionários aumente de maneira saudável.

  • Escute o que o funcionário tem a dizerFuncionários da empresa


Muitas vezes, há uma distância muito grande entre o funcionário e pessoas de mais alto escalão dentro da empresa, como gerentes ou diretores. Essa distância é extremamente prejudicial, pois o funcionário não consegue expor com ninguém aquilo que pensa ou que acredita que possa ser melhorado.

É imprescindível que os donos de cargos mais altos ofereçam a possibilidade de que os funcionários se comuniquem com eles e exponham seus desejos e planos, pois diversos detalhes são vistos apenas por essas pessoas. A colaboração e o contato entre toda a equipe de trabalho é saudável e faz com que a empresa funcione adequadamente.

  • Mostre o quão importante o funcionário éFuncionários reunidos em volta de uma mesa, discutindo assuntos pertinentes a empresa


Funcionários desmotivados tendem a trabalhar sem afinco e não se preocupar com as consequências de seu trabalho mal-executado, além de perderem a concentração com maior facilidade e cometerem um número maior de erros em suas tarefas. A consequência de tudo isso é uma queda considerável da qualidade dos serviços da empresa, o que deve ser evitado a todo custo.

A motivação e a satisfação com seu trabalho têm um peso tão grande que muitos profissionais colocam esses valores à frente de sua remuneração, do desenvolvimento de sua carreira e até mesmo de um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Isso acontece porque uma pessoa que trabalha em um local que gosta tem muito mais chances de oferecer bons resultados do que aquela que está insatisfeita com seu serviço e conta os minutos para ir embora.

Deve ser mostrado a cada funcionário qual a importância que ele tem para a empresa, pois assim ele terá uma razão para trabalhar com mais vontade e determinação. Essa demonstração não pode ser feita apenas com um aumento de salário ou com o pagamento de bônus e extras, pois senão bastaria que todos os funcionários ganhassem um bom salário para que a motivação no trabalho fosse constante.

  • Ofereça feedbacks constantesChefe e funcionário discutindo seu rendimento de trabalho


O mau desempenho de um funcionário nem sempre é um ato de ma fé ou de falta de capacitação, pois ele não saberá exatamente como deve proceder se não receber orientações e sugestões. Da mesma forma, um funcionário extremamente eficiente pode render ainda mais do que o esperado se for devidamente aconselhado por alguém mais experiente. Muitos supervisores, gerentes e diretores não dão a devida importância ao feedback, que é uma avaliação feita de acordo com o trabalho oferecido por um funcionário.

Caso o trabalho da equipe esteja exatamente de acordo com as expectativas, o feedback será útil para alinhar pequenos pontos que ainda podem ser melhorados e manter o bom desempenho. Se o serviço estiver sendo executado de maneira incorreta, deve-se apontar todos os erros e também a forma certa de realizar essas tarefas, sempre com moderação e respeito. Um feedback oferecido com atenção é uma ótima forma de motivação no trabalho.

Você também pode gostar de:

As plataformas que auxiliam no gerenciamento de pessoas são úteis?



  • Promova atividades de integração entre diferentes setoresFuncionários formando um quebra-cabeça em integração


É comum que um funcionário que trabalha em um setor da empresa não se preocupe muito com outro que está em um setor diferente, por não conhecer essa pessoa ou acreditar que não há nenhuma relação entre o serviço prestado por elas. Essa é uma das causas de serviços feitos sem a devida atenção ou cuidado, já que um eventual problema será da responsabilidade de outra pessoa.

A realização de atividades que integrem todos os funcionários é excelente para a motivação no trabalho, pois cada um verá que representa um dente de uma enorme engrenagem, que trará prejuízo a todos os outros caso não trabalhe adequadamente. Embora não seja uma garantia de que erros não venham a acontecer, isso fará com que os funcionários trabalhem com maior zelo e dedicação.

  • Atribua atividades desafiadoras aos funcionáriosFuncionários encaminhando atividades desafiadoras


Por mais que um profissional goste de seu emprego, ele começará a se sentir desanimado e desmotivado se fizer a mesma coisa todos os dias e nunca assumir uma atividade que demande maior responsabilidade, até chegar um ponto em que seu trabalho será feito no modo automático. Isso é muito perigoso, pois ele passará a prestar menos atenção em seu serviço.

Para evitar que isso aconteça, é recomendável que sejam delegadas atividades novas e desafiadoras a profissionais que já demonstrarem capacidade suficiente. Além de ser uma forma de motivação no trabalho, essa será uma oportunidade de crescimento do funcionário, que poderá até mesmo ser promovido caso consiga lidar com a pressão e as novas exigências.

É muito importante que a motivação no trabalho nunca seja deixada de lado, pois ela é essencial para a satisfação de todos os colaboradores, amadurecimento dos profissionais e desenvolvimento da empresa. Quanto mais motivado um funcionário estiver, mais chances ele terá de ser bem-sucedido em sua carreira, o que refletirá diretamente na qualidade do seu trabalho e no crescimento da empresa.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015