Conheça as medidas essenciais para a prevenção de doenças, que são ideais para a qualidade de vida
Saneamento básico é o conjunto de medidas que visam resguardar a população e o meio ambiente dos perigos à saúde provocados pela exposição de dejetos, água poluída e lixo acumulado. Por isso, é correto afirmar que os órgãos governamentais são obrigados a prover abastecimento de água tratada, esgoto e coleta de lixo para sua população.
Porém, apesar dos esforços políticos, sobretudo nas últimas 3 décadas, o país ainda deixa a desejar em alguns conceitos básicos de saneamento. Segundo pesquisa desenvolvida pelo IBGE em 2014, apenas 58% das residências no Brasil dispõem de rede de esgoto. A maioria dos municípios que não contam com esses direitos pertencem às regiões norte e nordeste do país.
Na ausência de pelo menos uma providência de saneamento, os moradores serão fatalmente expostos a doenças graves de origem bacteriana, virótica e parasitoide.
Cabe ao governo e a uma empresa contratada (geralmente gerida de forma monopólica) a aplicação cabível das medidas que você confere a seguir.
Abastecimento de água
Para ser consumida de forma ideal por um humano, a água não deve estar misturada com matéria orgânica. Portanto, para que isso aconteça, ela deve estar enquadrada nos padrões de potabilidade.
O Sistema Público de Água é responsável por fornecer fontes de água (mananciais), assim como a captação e tratamento da mesma, para depois ser distribuída de forma potável para a população.
Rede de esgotos
A coleta do esgoto é essencial para a salubridade. Afinal, a retirada de dejetos humanos e outros despejos por meio do sistema de esgotos evita contaminações e, consequentemente, graves doenças.
No Brasil o sistema empregado é o do tipo separador, que consiste na separação entre o esgoto doméstico e pluvial.
Em outros países existem mais dois tipos de redes: o unitário para o recolhimento de esgotos pluviais, industriais e domésticos em um só coletor; e o misto que comporta esgoto sanitário e águas pluviais.
Coleta de lixo
O famoso caminhão de lixo é o responsável pela remoção dos resíduos despejados pela população. Além de prevenir ratos e insetos prejudiciais para a saúde humana, a retirada do lixo atua diretamente em fatores de ordem psicológica, já que o efeito de limpeza influencia a qualidade de vida de uma comunidade.
Os detritos podem ter vários destinos como: o aterro sanitário, que é descarregado em céu aberto, mas que felizmente está sendo abolido gradativamente; a compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo para a agricultura; a reciclagem para materiais inorgânicos que podem ser reaproveitados; e, por fim, a incineração para resíduos hospitalares ou que possuem perigo de contaminação.
Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento?
Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!