LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Saiba quais são os perigos de tentar fazer o desentupimento de um bueiro sozinho

Desentupimento sem ajuda profissional é arriscada e a melhor forma de se prevenir é evitar a obstrução dessas obras


Realizar o desentupimento

Bueiros definitivamente não podem ser manipulados por qualquer um. Prova disso são as notícias e os vídeos que têm circulado na internet mostrando tentativas de desobstruir as bocas de lobo que acabaram muito mal.

Com a função de permitir a passagem das águas, os bueiros desembocam nas redes de esgoto da cidade. Graças a eles, a população tem mais qualidade de vida, já que o saneamento básico é capaz de evitar não só o mau cheiro, mas também doenças. No entanto, quando essas obras entopem, elas comprometem essa função, acumulando água, lixo e esgoto na superfície.

Motivos como acúmulo de sujeira e manutenção ineficaz podem fazer com que o bueiro acabe sendo obstruído, mas, não importa a razão, você não deve tentar consertar a situação sozinho. Ao se aproximar de bueiros entupidos, você pode ficar exposto a água contaminada e a esgoto ao céu aberto, que podem transmitir doenças como diarreia, leptospirose, cólera e muitas outras, pode inalar gases tóxicos liberados pela decomposição de matéria orgânica, como o metano e a amônia, ser atingido pela tampa de um bueiro, que pesa em torno de 50 quilos, durante uma explosão, ou, ainda, cair no buraco deixado pela falta de fechamento adequado. Mantenha as crianças afastadas, pois a curiosidade infantil pode acarretar em ainda mais riscos.

Para a população, bueiros obstruídos significa transtorno. Dependendo do número de bocas de lobo entupidas e da quantidade de águas, o entupimento pode causar um grande alagamento na região, inundando carros e casas.
A melhor forma de não ter que realizar o desentupimento de um bueiro perto da sua casa ou trabalho é evitar sua obstrução. Se ele já estiver vedado, saiba o que fazer:

DESENTUPIMENTO SEGURO


Desentupimento feito por profissionais

O desentupimento de um bueiro só deve ser feito por profissionais. Além disso, a presença de bueiros em áreas públicas é de responsabilidade da prefeitura da sua cidade. Por isso, a primeira atitude a se tomar ao identificar um bueiro entupido após interditar o local e avisar os passantes é fazer contato com a prefeitura.

Algumas cidades disponibilizam telefones de emergência para acionar ajuda especializada nesses momentos ou sites que permitem solicitar o serviço se você perceber algo de anormal. Nesses casos, a equipe por meio da empresa desentupidora realiza a avaliação do material que entope a rede e utiliza os equipamentos adequados para fazer a remoção, sem danificar as galerias subterrâneas ou a superfície do chão.

Você também pode gostar de:


9 técnicas para desentupir vaso sanitário que não funcionam!


Para executar o serviço, podem ser usadas técnicas de hidrojateamento, que consiste em ativar um forte jato d’água para remover detritos sólidos dentro da tubulação. Em casos de grandes e resistentes volumes entupindo o bueiro, como terra e raízes, pode ser necessário averiguar onde está o foco, e, se o problema for muito grave, quebrar o encanamento.

COMO EVITAR O ENTUPIMENTO


Evitar o entupimento de bueiros

Com medidas simples, é possível prevenir que o bueiro fique obstruído e o consequente desentupimento. Para isso, além do poder público, é preciso que a população faça a sua parte, de acordo com as recomendações a seguir:

  1. O descarte inadequado de lixo é uma das principais causas dos banheiros que entopem. O acúmulo de objetos, sacos plásticos, bitucas de cigarro e restos de comida sobre a tampa da boca de lobo impede o escoamento da água.

  2. Se possível, instale um suporte alto para armazenar os sacos de lixo enquanto o serviço de coleta não passa. Caso contrário, coloque seus detritos na rua minutos antes de o caminhão passar, evitando que animais perfurem o saco e o deslocamento durante tempestades.

  3. Dê o exemplo e não deixe que as crianças joguem lixo na rua. Para isso, ande sempre com uma sacola para colocar os restos na bolsa e faça o descarte em local apropriado. Outra alternativa é entrar em estabelecimentos comerciais para jogar algo fora. A atitude vai resolver problemas em médio e longo prazo.

  4. Cultive jardins. As áreas verdes são capazes de absorver as águas pluviais, fazendo com que o fluxo que chega às bocas de lobo seja reduzido.

  5. Verifique as condições de limpeza das vias no entorno. A maioria das prefeituras conta com serviços de limpeza pública nos principais bairros, que retiram os resíduos que ficam nas ruas e nas calçadas. Se necessário, fale com o órgão responsável e peça reforço para a região.

  6. É preciso fazer a manutenção preventiva dos bueiros da cidade, responsabilidade da prefeitura. Se você nunca viu uma equipe atendendo em determinado local, questione o órgão sobre a próxima visita.

Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015