LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Poço artesiano para condomínios é uma boa opção?

Conheça as vantagens e desvantagens de contar com água dos lençóis freáticos


Poço Artesiano para Condomínios

Em tempos de racionamento de água, o poço artesiano é uma boa opção para ser implantado em condomínios. Além de garantir água, principalmente durante o verão - quando o consumo aumenta consideravelmente - os moradores terão mais economia a médio prazo. O poço artesiano consiste em uma perfuração de 100 a 1.500 metros que fornece água subterrânea por meio do jorramento. Já o semi-artesiano possui profundidade reduzida, mas depende de bomba para o fornecimento de água. Se o volume encontrado for grande, a fonte de água dura em média 40 anos.

Planejamento


Antes de contratar os serviços de uma empresa perfuradora de poço artesiano para condomínios, os moradores precisam estar preparados para alguns contratempos e medidas cabíveis. Obter informação sobre a formação geológica do local onde será realizada a obra é o primeiro passo, já que muitos terrenos não podem ser perfurados. Também deve haver garantia de espaço (um poço artesiano ocupa uma área de 7 metros de largura por 25 metros de comprimento).

Os condôminos devem ainda se atentar ao investimento da obra e custos com a instalação hidráulica no empreendimento. Geralmente a perfuração de um poço artesiano exige um grande número de funcionários, equipamentos como sondas perfuratrizes e quatro caminhões para sua realização. Ou seja, o preço de um rateio pode pesar na conta dos moradores. Em contrapartida, os gastos com água serão drasticamente reduzidos, já que o condomínio não dependerá mais de fornecimento da concessionária de água e esgoto (somente o custo do esgoto será cobrado até a água da fonte cessar definitivamente).

Existem chances da água subsuperficial não ser localizada. Mesmo assim, o trabalho executado pela empresa perfuradora será cobrado normalmente. Todavia, muitas companhias trabalham com contrato de risco cobrando pela água encontrada e não pelo serviço de perfuração em si. Basta se atentar a isso durante o fechamento do negócio.
Outro fato que deve ser levado em consideração é a potabilidade da água. Em São Paulo (SP), por exemplo, eventualmente é constatada a contaminação química de lençóis freáticos, comprometendo a qualidade da água. Antes do consumo, a fonte deverá ser analisada por especialistas que comprovarão a integridade da água produzida pelo poço artesiano. Se for aprovada, os moradores poderão se utilizar dela para todos os fins.

Manutenção


Depois de instalado, o poço artesiano para condomínios requer cuidados. Mantê-lo limpo, por exemplo, é a forma mais eficaz para prolongar sua vida útil. A Desentupir 24h atua com desentupimentos preventivos. Através de sistemas auto vácuo e bombas de sucção, a empresa realiza serviços de limpa fossa, limpeza de caixa d'água, caixas de esgoto, poços de recalque e outras instalações sanitárias e higienização em geral para evitar contaminação do solo, da água e de lençóis freáticos, além de não permitir a emissão de mau cheiro. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015