LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Você sabe o que é saneamento básico?

Entenda o que é saneamento básico e qual é a sua função e veja o que a falta dele pode representar na sua cidade ou região


Você sabe o que é saneamento básico? O acesso aos serviços de saneamento básico, é hoje, uma questão fundamental para as cidades do nosso país. As parcelas mais pobres da população urbana, principalmente as periferias metropolitanas, ainda são excluídas do acesso aos serviços de saneamento básico - causando reflexos na saúde humana e na qualidade do meio ambiente.

descubra o que é saneamento básicoCalcula-se que nas grandes áreas urbanas, existam cerca de 3,3 milhões de pessoas que ainda tenham um abastecimento precário de água, reconhecendo que a insuficiência na qualidade e quantidade de água distribuída se dá pela forma precária de acesso ao local – saneamento básico.

Primeiro, o que é saneamento básico?


Saneamento básico é um conjunto de medidas adotadas em uma determinada região (cidade), para melhorar a vida e a saúde das pessoas que ali vivem, impossibilitando que fatores físicos nocivos, possam prejudicar as pessoas, tanto no seu bem-estar físico, quanto no mental e social.

oms saneamento básico

Segundo A Organização Mundial de Saúde, o saneamento básico pode ser definido como "o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”.

O saneamento básico tem como o seu principal objetivo cuidar da saúde do ser humano, sabendo que muitas doenças podem ser atraídas e se desenvolver, quando há um saneamento precário.

Desta forma, as medidas de prevenção que o saneamento básico, visa promover pela saúde do Homem, é:

1) Abastecimento de água - 2) Manutenção dos sistemas de esgotos - 3) Coleta, remoção e destinação final do lixo - 4) Drenagem de águas pluviais - 5) Controle de insetos e roedores - 6) Saneamento dos alimentos - 7) Controle da poluição ambiental - 8) Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e de recreação - 9) Saneamento aplicado ao planejamento territorial.

abastecimento de água para um saneamento básicoO abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infra-estruturas e instalações operacionais que tendem a melhorar a vida de uma comunidade.


É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem-estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.

Você sabe como é o saneamento básico no Brasil?


Um dos mais graves problemas no Brasil é justamente a falta de saneamento básico em alguns locais mais precários e periféricos.  E o saneamento é um dos fatores mais importantes da saúde, pois é de acordo com o local que as pessoas vivem, e o estado em que o mesmo se encontra, que se pode contrair doenças, inclusive respiratórias, transmitidas por vermes e contato com outros animais.

Portanto, o acesso à um local com condições melhores, com higiene e água potável, pode evitar e até diminuir custos com tratamentos de saúde. Pois o investimento no saneamento básico é algo determinante na sociedade, já que a cada um real investido, equivale a quatro reais economizados na área da saúde. Tornando o saneamento básico em uma medida de prevenção.

falta de saneamento básico no brasilAlém disso, a criação de trabalho a partir do saneamento básico, é outro fator importante. Só em 2010, o setor criou 64 mil postos de trabalho, o que significa um total de 671 mil empregos criados direta ou indiretamente pelo setor do saneamento básico.

De acordo com números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 2010 (SNIS), divulgado em Junho de 2012, a distribuição de água potável chega a 81,1% da população. Relativamente à coleta de esgotos, ela chega a 46,2% dos brasileiros.

Em 2004, segundo uma pesquisa conduzida pela Organização Mundial de Saúde, só no Brasil existiam 13 milhões de pessoas que não tinham acesso a um banheiro.

Descubra qual é a importância do saneamento básico


Para um país ser considerado desenvolvido, é preciso de um fator essencial, o saneamento básico. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, melhoram a qualidade de vida das pessoas que ali vivem, desde o quesito da saúde infantil - por conta da redução da taxa de mortalidade infantil -  até as áreas da educação, valorização dos Imóveis, renda do trabalhador e expansão do turismo.

bndesO Brasil apresenta centenas de milhares de casos de internações causadas por diarréias todos os anos - 400 mil casos em 2011, sendo 53% de crianças de 0 a 5 anos) - muito disso devido ao saneamento precário.

Segundo o estudo do BNDES, estima-se que 65% das internações em hospitais, de crianças com menos de 10 anos, sejam causadas pela deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa – o que também gera consequências no desempenho escolar, pois crianças que vivem em áreas precárias de saneamento básico, apresentam 18% a menos no rendimento escolar. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015