LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

O esgoto da gente, conheça quais são os objetos mais curiosos

Saiba quais são os problemas ocasionados pelo despejo errado de lixo nas redes públicas

esgotoO descarte irregular de lixo acarreta uma série de agravantes na rede pública de esgoto. Por isso, enchentes causadas por entupimentos são corriqueiras, principalmente durante o período de chuvas. Com a presença de objetos descartados de forma errada, a água que não tem por onde escoar provoca inundações e riscos à saúde.

As impurezas encontradas pelos funcionários de concessionárias compreendem pequenos objetos como embalagens, papel de bala, garrafas, fraldas, chinelos, luvas de borracha, panos rasgados e preservativos.

Em casos extremos, como foi relatado no começo do ano em Piracicaba, no interior de São Paulo, a concessionária responsável atendeu chamadas nas quais bicicletas e até televisões que foram parar dentro do esgoto, estavam obstruindo as tubulações. Apesar de parecer absurdo, essas incidências são mais comuns do que se imagina.

Outra constatação muito recorrente é o entupimento por gordura endurecida, provocada pelo descarte de óleo vegetal pela pia da cozinha. Com o tempo a solução enrijece, comprometendo o escoamento da água.

O aumento de casos de entupimento da rede pública, sobretudo em épocas de chuva, é provocado majoritariamente pela sobrecarga do sistema que é corrompido por ligações clandestinas e escoamento excessivo de água pluvial.

Leis severas

Desde 2010, uma lei que vigora na cidade de São Paulo proíbe o descarte irregular, principalmente em condomínios residências. A multa cabível para o descumprimento da lei é de quase R$7 mil, que serão divididos entre todos os moradores. Cabe a cada condomínio fazer a devida coleta seletiva, com a separação do lixo orgânico e reaproveitável.

A punição serve para conscientizar a população de que o despejo irregular do lixo contribui com as inundações e com o aparecimento de doenças perigosas. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015