LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Mudança de clima em São Paulo tem causado gripe repentina nas crianças

Saiba como prevenir ou tratar os sintomas e garantir que a saúde do seu filho volte ao normal o mais rápido possível, apesar da mudança de clima


Criança gripada

A mudança de clima repentina na cidade de São Paulo tem aumentado a incidência de casos de gripe nas crianças. Embora já estejamos no verão, não é apenas a estação do ano que tem influência nesse quadro. A queda de temperatura, por exemplo, facilita a entrada de vírus e bactérias, causadores de gripes e resfriados.
As crianças, mais frágeis, sofrem mais com essas mudanças repentinas. Isso acontece devido aos batimentos dos cílios de defesa do nosso corpo. Quanto menor a temperatura, menos esses cílios se movimentam. A consequência disso é a entrada facilitada de micro-organismos, reduzindo a imunidade.
Mas e o que fazer para se prevenir e evitar também que o seu filho seja acometido por gripes e resfriados? Listamos aqui algumas dicas para você ficar de olho em períodos onde há muita mudança de clima, independente da época do ano.

Cuidados básicos quando a temperatura cai...


Criança lavando as mãos na pia

Quando chega o verão, muitas pessoas se descuidam por imaginar que em uma estação quente há menos chances de ser acometido por uma gripe ou um resfriado. Acontece que é justamente aí que mora problema, pois a mais repentina das mudanças de clima pega as crianças desprevenidas e acaba as colocando de cama.
Lavar bem as mãos, tossir sempre cobrindo a boca e evitar contato com os doentes são algumas das precauções básicas que você e o seu filho devem ter. Uma das doenças comuns a essas mudanças de clima é a pneumonia. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), essa é a segunda maior causa de hospitalizações no Brasil e a principal causa de morte previsível de crianças.

...e quando a temperatura sobe também


Ligando o ar condicionado

Já quando a temperatura sobe, o corpo também sofre para acompanhar o ritmo. A mudança de clima faz com que o ser humano precise se esforçar mais para manter a temperatura interna do corpo em níveis regulares – o que por consequência dispende mais energia e deixa o organismo um pouco mais vulnerável.
As altas temperaturas são propícias para as pessoas usarem mais o ar-condicionado e os ventiladores. Esses equipamentos, embora indispensáveis em algumas regiões, são grandes responsáveis pela propagação de ácaros e fungos. Some a isso o fato de que o tempo seco deixa a mucosa mais seca e, portanto, mais vulnerável.
A dica nesse caso é manter dispositivos como esses sempre higienizados. Aliás, higienização nunca é demais em qualquer época do ano. Portanto, mantenha ventiladores sempre limpos e sem poeira, além de contratar empresas especializadas para limpeza de ar-condicionado e desentupidora para manter a tubulação sempre com água limpa e higienizada.

Não espere e procure um médico


Criança segurando uma laranja para comer

Felizmente, a maioria dos casos de resfriado acaba se resolvendo sozinha, com o passar de três ou quatro dias. Repouso, chá e algumas horas a mais de sono podem ser suficientes para recuperar a saúde do seu filho se o caso for de menor gravidade. Entretanto, não convém facilitar e a orientação é a de sempre procurar um pediatra já no surgimento dos primeiros sintomas.
Alguns mitos, amplamente propagados, também contribuem para que o combate às viroses e à gripe seja menos eficaz. Um deles está relacionado ao consumo de vitamina C, presente na laranja. Ela por si só não cura ou ameniza uma enfermidade, em especial quando seu filho já está mal. O que é verdade, sim, é que o consumo regular de vitamina C ajuda a tornar mais brandos os sintomas quando você for acometido por uma enfermidade.

Você também pode gostar de:
Doenças causadas pela água


Meu filho já está doente: e agora?


Criança agasalhada com muitas blusas

Além de leva-lo imediatamente ao médico, você pode observar alguns detalhes em sua alimentação que podem contribuir para que o quadro seja revertido com mais rapidez. Alimentos quentes podem aliviar a garganta se ela estiver inflamada e diminuir a irritação. Obviamente, isso não vai resolver a situação, mas pode aliviar os sintomas. Da mesma forma, o oposto também é válido. Bebidas geladas, por exemplo, podem piorar a situação.
Outra receita bastante antiga e popular também pode ser utilizada nessas horas: a boa e velha canja de galinha. Há indicativos científicos que ela ajuda a diminuir a congestão nasal, pois a sopa possui um aminoácido chamado cisteína, cuja origem está no frango cozido. Por fim, vale lembrar que ficar agasalhado e evitar o vento frio é também um dos cuidados que você deve garantir para o seu filho.

Mudança de clima: e para prevenir?


Criança tomando leite para prevenir a gripe

Se nada de ruim aconteceu ainda, você pode se esforçar e garantir que o nível de prevenção pode ser ainda maior. A ingestão de vitaminas A (presente na cenoura, na beterraba e no mamão) e C (presente na laranja, na goiaba e no morango) é altamente recomendada para pessoas de todas as idades. Proteínas, como as carnes, leites e derivados, e zinco, presente em alimentos à base de cereais, são igualmente importantes.
Além dos tipos de alimentos, regras básicas para uma boa qualidade de vida auxiliam muito a minimizar as chances de ser acometido por alguma doença. Comer frutas e hortaliças diariamente, se alimentar a cada três horas e tomar pelo menos seis copos de água por dia são itens fundamentais e que devem ser hábitos recorrentes do seu filho.
Usar sal de forma moderada e diminuir o consumo de frituras também é apropriado. Por fim, evite alimentos industrializados, como lasanhas congeladas e macarrão instantâneo. Certamente tudo isso deixará seu corpo muito mais forte para encarar a mudança de clima que vem por aí. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015