LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

#MorandoSozinho: Tá difícil começar a vida independente? Descubra como controlar finanças e cuidar da casa

Como controlar as finanças da vida de quem começou a morar sozinho? Veja essas dicas!


morando-sozinho



Educação financeira é um assunto que pode ser complicado para muita gente. Isto é porque nem todos têm a consciência de gastar menos do que se ganha ou de poupar dinheiro.

O problema é quando este problema afeta as contas da casa: multas pelo atraso de contas, faturas em aberto se acumulando, falta de dinheiro para comprar coisas úteis para a casa… Ainda mais quando se é iniciante na jornada de morar sozinho. É fácil se endividar e se perder entre tantas contas novas.

O segredo do sucesso é aprender a organizar as finanças da casa. Só assim é possível colocar tudo nos trilhos e manter as contas do lar em dia. Veja abaixo algumas dicas para controlar as finanças e cuidar da casa.

Despesas fixas


Despesas como aluguel luz, água, gás e internet são contas mais importantes para serem mantidas em dia. Geralmente as contas fixas são as que mais pesam no bolso. Ao fazer o orçamento do mês, priorize essas contas para não se endividar com o atraso no pagamento e acabar tendo a luz da casa cortada, por exemplo.

Análise de gastos


Mantenha o hábito de anotar todos os seus gastos diários, mas todos mesmo. Ao final do mês você poderá analisar como gastou o seu dinheiro e poderá adotar medidas para cortar gastos. Você irá se surpreender ao ver como o seu dinheiro acaba tão rápido com coisas supérfulas.

Alimente um cofrinho


Parece besteira, mas ao final do mês ou em alguma situação apertada, quebrar o cofrinho pode ajudar. Para isso, é necessário mantê-lo “bem alimentado”. Sempre que sobrar moedas no bolso, coloque no cofrinho para casos de emergência. Mas é para usar só em caso de emergência e não ficar pegando as moedinhas de dentro do cofrinho.

Liberte o chef de cozinha que há em você


Por mais que não seja o seu forte, cozinhar é uma questão de necessidade básica quando se mora sozinho. Aproveite para aprender receitas novas e procure se alimentar em casa para não ter gastos com as refeições em restaurantes.

Que tal plantar ao invés de comprar?


Fazer uma hortinha em casa é alternativa para economizar um trocado e ainda incentiva a alimentação mais saudável, livre dos agrotóxicos. Alecrim, hortelã, manjericão e orégano são boas opções para quem quer começar a plantar em casa.

Renda-se aos “Atacarejos”


Fazer pequenas compras diárias nos mercados até que é cômodo, mas pode ser dispendioso. Atualmente, muitas cidades contam com os chamados “atacarejos”, que nada mais são do que galpões que vendem mercadoria em maior quantidade com valores abaixo dos praticados em mercadinhos de bairro. A economia com a conta do mercado pode chegar a 50%.

Previna-se de imprevistos domésticos


Procure manter a casa em ordem para evitar problemas no futuro. Observe sempre se a pia do banheiro, cozinha, vasos sanitários e chuveiros estão em bom funcionamento. Se algum desses itens apresentarem sinais de vazamento, procure ajuda profissional imediatamente. Vazamentos, infiltrações e canos entupidos podem gerar gasto não planejado, além da necessidade de reformas emergenciais. Conte com a ajuda de Desentupir 24h para caça-vazamentos, desentupimento e controle de pragas urbanas.

Finanças no controle


Essas são algumas alternativas para quem quer começar a controlar as finanças da casa. Lembre-se que a educação financeira demanda disciplina, organização e senso de economia.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015