LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Você sabe por que a manutenção de telhados é importante?

A manutenção de telhados evita transtornos como calhas entupidas e goteiras


Telhado com calha entupida

Quem nunca se surpreendeu com goteiras dentro de casa em um dia de chuva por conta da falta de manutenção no telhado? A danificação dos telhados é um problema recorrente, principalmente se a sua estrutura é antiga e sofre com chuvas fortes e ventanias periodicamente, tudo isso sem passar por uma manutenção correta após os fenômenos.
É para evitar esse tipo de incômodo que a manutenção de telhados é tão importante. Ao verificar periodicamente e executar os reparos necessários em seu telhado, você pode evitar transtornos provenientes de fenômenos naturais e de desgaste causado pelo do tempo como, por exemplo, uma simples telha quebrada.
O transbordamento das calhas devido a folhas e galhos de árvores obstruindo o escoamento da água é a principal causa de danificações dos telhados. Por isso é essencial retirar uma vez por mês os resíduos que se acumulam e provocam o entupimento das calhas. Em residências em regiões com pouca área verde, a manutenção pode ser espaçada, sendo realizada uma vez a cada três meses.
A limpeza das calhas não demanda, necessariamente, a contratação de um profissional especializado, principalmente quando é possível acessá-la pelo lado externo da casa, sem precisar subir no telhado. No entanto, a troca de telhas é um trabalho perigoso e é recomendável a presença de um profissional capaz de realizar o serviço com mais habilidade e com mais conhecimento da estrutura do que você.

Revisão e instalação de telhas


Instalação de telhas

A manutenção de telhados também inclui a revisão do estado das telhas regularmente. Um profissional é imprescindível, pois ele seguirá corretamente as diretrizes do manual de instalação, além de estar sempre atento à inclinação, espaçamento, fixação e disposição das telhas desde a construção.
No entanto, para quem se sente confortável e quer fazer o trabalho sozinho, vale ressaltar a importância de subir no telhado apenas quando as telhas estiverem secas e usar madeiras para andar sobre elas. No caso de telhados altos ou inclinados, utilize um sistema de segurança para evitar quedas, como o uso de uma corda ou equipamento específico. Nunca carregue muitas telhas enquanto estiver em cima do telhado, porque o peso do seu corpo somado ao peso das telhas pode trincar ou até mesmo quebrar as telhas de apoio.
A dica para quem precisa reparar ou trocar as telhas é, ao comprar telhas novas, não misturá-las com as de outros fabricantes, pois cada marca possui um detalhe específico e os encaixes não são os mesmos. As telhas de cerâmica francesa possuem um sistema de encaixe frágil e, por isto, são as que mais sofrem com fenômenos naturais e desgastes do tempo. Por outro lado, as telhas de fibrocimento são mais duráveis, desde que colocadas corretamente.


Manutenção preventiva


Manutenção preventiva

Quando o telhado é bem instalado, com sistema de inclinação e materiais apropriados, sua durabilidade pode variar de 15 a 40 anos. Por isto, fazer a manutenção preventiva da estrutura é fundamental.
Entre os principais pontos avaliados durante a manutenção estão os elementos estruturais que suportam a cobertura, o encaixe e alinhamento das telhas e se há unidades mal fixadas ou quebradas, bem como o estado das calhas e condutores. Para aumentar a vida útil de seu telhado, invista em produtos de impermeabilização que irão absorver parte da água durante as chuvas. A camada impermeabilizante, que será instalada entre o telhado e forro, irá prevenir infiltrações ou goteiras, mas isso também precisa ser verificado periodicamente.
O ideal é realizar a manutenção de telhados entre os meses de janeiro e maio, conhecida como época de estiagem. Como os índices de precipitação são menores, na hora do reparo, é possível destelhar parte da cobertura, substituir telhas e fazer reparos no madeiramento sem prejudicar o ambiente interno.

Você também pode gostar de:


Por que realizar a manutenção da casa no fim do ano?


Como identifico um problema no meu telhado?


Problemas no telhado

É possível notar problemas no telhado sem precisar subir. Para isso, verifique se ele apresenta manchas marrons no forro ou se permite a passagem de luz entre as telhas. Esses sinais são os principais indicadores de que há telhas danificadas, e é necessário fazer a substituição.
Além disso, as telhas também podem acumular limo e é importante efetuar a retirada, pois ele torna a telha mais frágil, ocasionando seu esfarelamento. Se notar pontos verdes e opacos em seu telhado, providencie a limpeza, tarefa que deve ser executada a cada dois ou três anos, dependendo da inclinação do telhado. Quanto mais inclinado, maior a formação da planta.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015