Saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue durante o período de chuvas

O Brasil vive um momento de crise na saúde pública, em virtude da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, e do temido vírus zika. Esse último, inclusive, está sendo associado diretamente a casos de microcefalia em recém-nascidos de todo o país.agua-acumulada

E uma das fórmulas mais eficazes para conter o aumento dos casos das doenças, é evitar o acúmulo de água parada. Ainda mais durante os períodos de chuva, onde objetos como pneus, garrafas, calhas, vasos de plantas, poças, buracos na parede ou no chão estão expostos a céu aberto.

O combate ao mosquito começa com pequenas práticas que, se efetuadas todos os dias, certamente vão evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

– Identifique objetos propícios para o acúmulo de água. Se, por exemplo, um pneu sem uso estiver exposto, trate de furá-lo. Assim, a água armazenada pela chuva terá evasão e o perigo será automaticamente resolvido.

– Garrafas de plástico ou de vidro, parados no quintal, podem encontrar uma solução sustentável por meio da reciclagem. Se essa possibilidade for descartada, ao menos tampe-as ou as coloque de cabeça para baixo.

– Prontamente após a chuva, despeje toda a água parada encontrada em recipientes, principalmente dos vasos de plantas.

– Algumas plantas também acumulam água entre suas folhas. É o caso das bromélias. Portanto, quando for regá-las, misture uma colher de água sanitária. O composto não é prejudicial para a planta.

– Feche a caixas d’água. Esse e outros tipos de reservatórios são propícios para criadouros de larvas de mosquito.

– No caso de piscinas sem cobertura, o tratamento por cloro deve ser regular, já que os mosquitos não se proliferam em meios tóxicos.

– Não despeje lixo em terrenos baldios. Se for constatado o acúmulo indevido de resíduos nesse local, não hesite em chamar o controle municipal de pragas.

– As calhas e telhas são criadores invisíveis, mas muito propícios para a proliferação do Aedes Aegypti. Certifique-se que haja escoamento adequado e que não tenha entupimento. Caso contrário, chame os serviços da Desentupir 24h.

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *