LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Doenças causadas pela água

A água, extremamente importante para a saúde do ser humano, pode ser fonte de doenças se consumida de maneira imprópria


doencas-da-agua



É inegável que a água é muito importante para a vida humana. Não é a toa que grandes civilizações antigas se desenvolveram às margens de grandes rios. O grande problema é que a água também é transmissor de várias doenças, principalmente afetando o sistema gastrointestinal, se consumida de maneira inadequada. Em regiões onde não há saneamento básico adequado, sem rede de esgoto e sem água tratada, é onde mais se encontra os micro-organismos que, ingeridos, causam as doenças infecciosas. O despejo de esgoto não tratado em córregos, rios e lagos contamina toda a água que poderá ser consumida por humanos e animais.
E não é só a ingestão direta que pode trazer doenças pra dentro de casa: a transmissão também pode ocorrer com o contato com a pele durante o banho, a aspiração da água contaminada e através de ingestão de alimentos que foram lavados ou preparados com a água.
A seguir, conheça as doenças que são transmitidas através de água infectada:

Amebíase


É uma infecção causada pelo parasita entamoeba histolytica, que se aloja no intestino. O parasita libera cistos que podem viver por vários meses no ambiente externo, como fezes, solo e água e é transmitido através de via fecal-oral. Também pode ser transmitido através de relação sexual desprotegida.

Cólera – bactéria que ataca as células intestinais


A bactéria Vibrio Cholerae aloja-se no intestino e produz uma toxina que ataca as células intestinais, causando um quadro de diarreia, que leva rapidamente a uma desidratação severa se não tratada. É transmitida via fecal-oral.

Esquistossomose – Barriga d’gua ou doença do caramujo


Conhecida popularmente por barriga d’gua ou doença do caramujo, a esquistossomose é uma infecção causada por um parasita, o Schistosoma, que vive em águas contaminadas. Também pode ser adquirida vira ingestão da água mas o mais comum é através do contato com a pele, por pessoas que se banham em rios contaminados. O parasita se aloja nesses caramujos que vivem nos lagos e rios, e, após se desenvolverem, deixam os caramujos e vão para água. Dentro do organismo humano, o parasita cresce no interior dos vasos sanguíneos e produzem ovos, que podem viajar para a bexiga, intestino ou fígado. Causa febre, calafrios, dores musculares, erupções cutâneas e se viajar para bexiga, intestino ou fígado causa diarreia e sangue nas fezes.

Hepatite A – infecção viral


A doença é transmitida a partir do contato com fezes humanas contaminadas: água contaminada por fezes de pessoas com o vírus e alimentos preparados por essas pessoas, caso não lavem as mãos ao evacuarem. Quem se infecta com o vírus apresenta perda de apetite, quadro de diarreia, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre. Dentro de uma semana surge e icterícia, que se caracteriza por pele e olhos amarelados.
Hepatite A é uma doença que pode ser evitada por meio de vacina.

Leptospirose – ratos transmissores


Ratos de esgoto são os transmissores dessa doença. A água é contaminada com a urina dos roedores e o contato da pele direto com a água já causa a doença. Por exemplo, durante os períodos de enchentes, quando o ser humano entra em contato com águas contaminadas dos esgotos. Também pode ocorrer via consumo de alimentos contaminados. As causas dessa doença são olhos avermelhados, calafrios, dores de cabeça e musculares, além de náuseas, vômitos e diarreia.
Legionelose – infecção pulmonar
Causada por uma bactéria chamada legionella pneumophila, é uma infecção pulmonar que não é transmitida entre as pessoas nem pelo consumo de água contaminada, mas sim através de inalação de partículas de água contaminada. É comum a bactéria em sistemas de aquecimento, ar condicionado, umidificadores, saunas a vapor, hidromassagem, entre outros.

Otite externa – também pode ser causada por fungos ou bactérias


A otite pode ocorrer mesmo se a água tiver recebido tratamento adequado, já que a doença é causada pelo excesso de umidade no ouvido. Mas também pode ser causada por fungos e bactérias em águas contaminadas.
Diarreia infecciosa - Causada por outras bactérias, vírus e parasitas

Além das doenças citadas acima, outros parasitas, vírus e bactérias também podem ser encontrados na água e transmitem doenças, causando diarreias severas se não tratadas:

Bactérias: escherichia coli, salmonela, shigella, campylobacter pyroli, chlamydia trachomatis, yersínia enterocolítica, vibrio vulnificus.

Vírus: rotavírus, norovírus, adenovírus, sapovírus, astrovírus, adenovírus entérico, pólio, hepatite E.

Parasitas: giargia lamblia, trichuris trichiura, isospora belli, cryptosporidium parvum, cyclospora cayetanensis.

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015