LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

7 Dicas para evitar entupimentos na cozinha

Saiba como cuidar da sua pia e evite transtornos com a manutenção da sua cozinha


 

Entupimentos em ralos e pias de cozinha sempre acontecem, é impossível evitar de forma totalmente eficaz que algum entupimento venha a acontecer na sua rede de esgotos, mas é preciso tomar certos tipos de cuidados para que isso não aconteça sempre e vire algo corriqueiro, e que quando vier a acontecer, consiga ser revolvido com maior facilidade.evitar-entupimento-na-pia-da-cozinha

O que é preciso fazer para evitar entupimentos, começa desde o planejamento e arquitetura da construção do esgoto. A dica é sempre utilizar tubos superiores a 100mm - tubos finos para esgoto é assinar uma carta de problemas. Também é importante evitar ao máximo fazer curvas com a tubulação do esgoto, principalmente a que sai do vaso sanitário e da pia da cozinha, que são as duas tubulações mais propensas a entupimentos.

Mas só quem já teve um cano entupido em casa sabe o trabalho que dá resolver esse problema.

Os entupimentos nos canos geralmente acontecem pela falta de manutenção e cuidado com esses locais. Por conta o mal uso, os resíduos que passam pela pia vão se acumulando e acabam obstruindo a passagem de água ou esgoto.

E o que causa a maior parte dos entupimentos, são o descarte de objetos sólidos, alimentos ou gordura em locais como vasos sanitários, esgotos, pias, ralos, tanques, caixas de gordura e redes de águas pluviais. Uma vez entupido, um cano só volta ao seu estado normal depois de muita dor de cabeça e trabalho de encanadores ou em últimos casos, bombeiros hidráulicos.

Quando seu entupimento atinge certo grau de força, os profissionais da área precisam desentupir a tubulação com máquinas específicas para cada caso, como os sistemas roto – rooter, gás pressurizado ou o hidrojateamento. É preciso de um estudo do local entupido para saber qual é o melhor equipamento a seu usado na ocasião.

Além disso, muitas empresas de desentupimento também realizam serviços como limpeza de fossas sépticas, limpeza de esgoto, limpeza de caixa d’água e detecção de vazamentos para evitar esse tipo de problemas. A maioria delas tem serviço 24 horas, já que esses problemas não tem hora para acontecer e precisam ser resolvidos o quanto antes. Assim evitando muita sujeira e o desperdício de água.

Mas existem alguns procedimentos, simples, que ajudam a evitar que a pia fique entupida e precise dessas medidas extremas para voltar ao normal.

Por ser um local central da casa, a cozinha acaba centralizando e sendo o ponto de encontro das pessoas e como conseqüência, a pia acaba virando peça fundamental, por ser o local de colocar a louça suja, descascar e preparar alimentos e outras tarefas que podem ser feitas ali. Vendo desta forma, por conta das varias funções, é mais comum ocorrerem entupimentos nos canos da pia. Eles são mais estreitos e qualquer produto mais complicado que cai ali, maior ou mais denso que os tubos, fará com que entupam facilmente e muitas vezes.

Se você não deseja passar por uma experiência dessas, existem algumas ações simples que, incorporadas aos hábitos diários, evita entupimentos.

1 – Tire o resto dos alimentos dos pratos


A maioria das pessoas acaba colocando os pratos na pia ainda com comida. Isso faz com que esse restos desçam pela pia e dependendo do tamanho e tipo desse resto, pode provocar o entupimento. Retire todo o resto do alimento dos pratos antes mesmo de colocá-los na pia. Junte todos os restos juntos em uma sacola, faça um lixo orgânico e cuide da sua pia. Coloque nela apenas a louça suja que pretende ser lavada, livre de comida. Assim você não cuida só da saúde da sua casa, mas da saúde do meio ambiente.

2 – Coloque uma rede no ralo da sua pia


Ao preparar os alimentos, tenha sempre uma rede no ralo para evitar que cascas de legumes e frutas caiam dentro do cano da sua pia. Ao descascar o alimento, coloque uma sacola embaixo para que não caiam resíduos na sua tubulação. Tome cuidado com cascas de ovos e legumes. Prestando atenção na hora de preparar os alimentos, deixará o cano da pia livre de entupimentos.

3 – Café em pó na pia, nem pensar!


Se você acha que jogar aquele resto de pó de café na pia é inofensivo, está muito enganado. Apesar do pó de café, farinha, achocolatado e restos de chá serem solúveis, eles são uma das piores coisas que fazem entupir pias. Eles se acumulam nas tubulações por conta da gordura que sai da louca suja, obstruindo a passagem de água, causando o entupimento do cano da sua pia.

4 – Nunca jogue produtos plásticos pia abaixo


Nesse item você deve pensar: “Até parece que eu não sei que não devo jogar plástico na pia”. Mas são aquelas pequenas pontinhas de embalagem de produtos de longa vida (caixa de leite, tomate, creme de leite) que quando cortadas acabam parando na tubulação das pias. Se você tiver o azar do cano ficar entupido com pedaços de plástico ou material inorgânico, a única maneira de desentupir é com profissionais desmontando sua cozinha.

5 – Manutenção


Se o seu objetivo é não ter que se preocupar com a saúde do seu encanamento, faça a cada 30 dias, uma lavagem de manutenção no cano da pia. É só jogar um pouco de detergente e usar cera de dois litros de água fervente, jogando bem devagar. Isso faz com que a gordura da louça não acumule tanto dentro do cano. Mas cuidado! Se o seu cano for de plástico redobre a atenção! Pois os canos de plástico podem rachar com o contato da água quente e depois da água fria.

Precisando de ajuda profissional? Conheça nosso serviço de desentupimento de pia. Atendimento 24 Horas, inclusive aos domingos e feriados. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015