LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Despejo ilegal de Esgoto Industrial em São Paulo


Indústrias descartam cerca de 10 milhões de litros de efluentes com resíduos tóxicos por hora em rios e lagos da Grande São Paulo, é o equivalente a área de dois parques do Ibirapuera por dia, revela estudo inédito da FGV


"Esse descarte obriga as concessionárias de saneamento a captarem água a mais de 80 km da capital a custos elevadíssimos. Equacionar essa questão certamente poderia reduzir o risco de desabastecimento de água na região”, afirma Gesner Oliveira, coordenador da pesquisa e ex-presidente da Sabesp.


Segundo dados da Cetesb, 42% das águas monitoradas em 2012 foram classificadas como péssimas, ruins ou regulares. Três pontos de captação, em particular, apresentaram situação crítica: Braço de Taquacetuba, Rio Cotia e Rio Tietê.


A população também sofre os efeitos. Os resíduos industriais podem causar contaminação por metais pesados, provocando desde efeitos leves como irritações na pele e dores de cabeça até reduções das funções neurológicas e hepáticas, rinites alérgicas e dermatoses.

O estudo da FGV levou em conta os dados de descarte de 58.373 indústrias classificadas como de transformação. A água consumida por essas instalações tem duas origens: ou é captada diretamente no manancial, com permissão dos órgãos competentes, ou vem de redes públicas de abastecimento. Cerca de 9 litros a cada 10 litros consumidos pela industria tem origem em poços artesianos.


Para solucionar o problema do descarte ilegal de efluentes deveria ser intensificada a fiscalização nas indústrias, ações de educação ambiental para conscientização do impacto ambiental que gera, selos ambientais, incentivos fiscais, e monitoramento do uso de água subterrânea, para verificar quanto foi utilizado de água, e efluente gerado, que deve ser destinado a estações de tratamento.


A Desentupidora Desentupir 24h remove efluentes e realiza a destinação adequada para Estações de Tratamento de Efluentes. Necessita de limpeza de fossas sépticas, esgotos sanitários, banheiros químicos, caixas de gordura, poços de recalque, sumidouros, inundações e lamas em obras?


Contrate a Desentupidora Desentupir 24h atua em consonância com a Legislação ambiental, de forma rápida, limpa e eficaz.


Fonte: Exame Abril

Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015