LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Como desentupir pia entupida por gordura

Métodos simples para desobstruir a pia, confira!


Como desentupir pia entupida por gordura
A rotina doméstica está sujeita a vários problemas, mas poucos são tão desagradáveis quanto uma pia entupida por gordura. Além de atrasar os afazeres, a resolução do problema costuma ser bastante desagradável devido ao odor e ao péssimo aspecto das placas de gordura velha acumulada nos canos.

De forma emergencial, há alguns modos de tentar resolver o problema, pelo menos para não interromper as tarefas da hora. Mas o ideal mesmo é chamar um profissional especializado capaz de realizar o desentupimento de pia de forma profunda e abrangente com o maquinário e ferramentas apropriadas, de forma a manter a tubulação nas condições ideais por mais tempo. Se você mesmo quiser tentar em casa, aí vão algumas dicas, que apesar de paliativas, podem ajudar.

Desentupir pia com Coca-Cola


Se você não tem pressa e a geladeira estiver bem abastecida de Coca-Cola pode usar o refrigerante para desentupir a pia. Ele possui ácido fosfórico em sua composição, o que auxilia no processo, mas como a concentração é pequena o desentupimento pode demorar um bocado, e até nem ser bem-sucedido. A dica é colocá-la na tubulação da noite para o dia, assim pode ser que pela manhã a tubulação esteja desobstruída.

Bicarbonato de sódio e vinagre


Esta combinação é uma velha conhecida das donas de casa e pode  funcionar. Coloque até 4 colheres de sopa no ralo da pia e aguarde cerca de 1 minuto. Jogue então 1 xícara de vinagre, preferencialmente o branco. Deixe em espera por um período entre 20 e 30 minutos, tempo em que a mistura começará a fazer efeito e a espumar. Muito provavelmente sairá um cheiro bem ruim também, o que é normal, já que a fórmula age “comendo” a gordura. Aguarde mais 30 minutos e abra a torneira. Se a água não escoar normalmente, tente repetir o processo no dia seguinte.

Detergente ou sabão em pó com água quente


Essa é uma das formas mais comuns para desentupimento caseiro: a água quente desmancha as placas de gordura empedrada e o detergente ajuda a eliminá-las. Quando ao acúmulo é muito grande, geralmente é preciso repetir o procedimento por várias vezes. O ideal é usar uma mistura de 4 a 5 litros de água fervente com detergente líquido ou sabão em pó de forma a fazer uma boa quantidade de espuma.

Mangueira de água


O princípio é o mesmo do hidrojateamento, apesar de a potência ser bem menor: enfie a ponta da mangueira no ralo da pia e abra a torneira da mangueira. A pressão exercida pela água forçará a passagem abrindo espaço entre a gordura e outros resíduos causadores da obstrução. Como a pressão é pequena, provavelmente retirará apenas a gordura mais recente, geralmente a que estiver centralizada, sem remover os detritos do entorno da tubulação. Como resultado é provável que o problema volte a ocorrer em curto espaço de tempo.

Métodos a serem evitados


Água fervendo com soda cáustica


Muitas vezes as pessoas recorrem a métodos radicais que causam mais prejuízos. Por se tratar de produto altamente corrosivo, o manuseio de soda cáustica exige o uso de equipamentos de proteção como luvas, óculos especiais e até botas. O material ácido pode respingar em você e causar estragos. Além de perigoso, pode causar corrosão, destruindo a tubulação, contaminando o solo com resíduos de esgoto e infiltrações na fundação das construções.

Desentupidores químicos prontos


Há vários desentupidores químicos prontos à venda nos mercados. Porém, todos têm produtos corrosivos na sua composição. Portanto, o ideal é usar outros métodos seguros para evitar e reduzir o acúmulo de gordura.

Instrumentos perfurantes


A utilização de barras de ferro, vergalhões e instrumentos perfurantes podem prejudicar ainda mais, pois podem furar os canos e isto exigirá que seja realizada a troca das canalizações.

Prevenir ainda é a melhor solução


Evitar é sempre melhor do que solucionar problemas. Então, oriente todos os que utilizam a pia para evitar o despejo de gordura, borra de café ou qualquer resto de comida diretamente no ralo da pia, pois estes materiais são os maiores causadores de entupimentos.

Em algumas situações até um simples desentupidor de borracha consegue desentupir e fazer a água descer. Mas os resíduos mais resistentes permanecem na tubulação, se solidificam e com o passar do tempo acabam causando entupimentos mais graves. Não permita que curiosos ou pessoas inabilitadas tentem fazer o desentupimento.

Barras de ferro, vergalhões ou instrumentos perfurantes podem agravar a situação e resultar em mais transtornos, rupturas e arreamentos que vão exigir reparos que inclusive envolvendo a troca das canalizações.

Não esqueça, no entanto, que para soluções definitivas ou duradouras, e com garantias fornecidas por escrito, a melhor dica é ligar para 11 5522-9000 e chamar os profissionais da Desentupir 24h. As equipes estão de plantão mesmo aos sábados, domingos e feriados, a qualquer hora do dia. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015