Conheça os riscos de realizar métodos caseiros para desentupimento, e veja por que a melhor opção é contar com uma desentupidora

Desentupir naturalmente

É gigante a quantidade de receitas e soluções caseiras para o desentupimento de pias, privadas e ralos que podem ser encontradas na internet. Algumas delas realmente funcionam, enquanto outras podem ser perigosas à saúde, graças ao uso de substâncias químicas. Também pode ser que essas opções não ofereçam nenhum resultado, a não ser o desperdício dos produtos utilizados, dependendo do grau do entupimento, e nesses casos deve ser chamada uma desentupidora para fazer o serviço.

Veja quais são algumas dessas receitas, e faça o teste em sua casa para ver se elas funcionam de verdade. Afinal, não custa tentar!

GANCHO DE CABIDE DE ARAME

Se você estiver certo que o motivo do entupimento é um brinquedo, um objeto de metal, madeira, vidro ou qualquer outro objeto não-orgânico, e não quiser chamar uma desentupidora, essa pode ser a melhor solução. Pegue um cabide de arame e desenrole-o até formar um fio com comprimento suficiente para chegar até o objeto. Então, faça movimentos circulares e tente puxá-lo, até que ele possa ser removido manualmente. Muito fácil.

BICARBONATO DE SÓDIO

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância amiga das donas (e donos!) de casa, sendo útil para tirar limo do rejuntamento de pisos e azulejos, para tirar manchas de panelas e até mesmo em receitas. Seu uso também é recomendado para o desentupimento de pias, ralos e privadas.

Para desentupir pias e ralos sem precisar de uma desentupidora, basta utilizar de 1 a 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, dependendo do grau do entupimento. Depois de um minuto, adicione uma xícara de vinagre, de preferência branco, e espere aproximadamente 30 minutos. Durante esse tempo, pode ser que saia espuma pelo buraco da pia ou pelo ralo, ou que eles exalem um cheiro forte, mas não se preocupe, é normal da reação química. Depois de esperar o tempo indicado, basta encher a pia ou ralo com água quente.

Depois de todo o processo, jogue água e veja se a pia ou o ralo desentupiu ou não. Se não der certo, tente de novo no dia seguinte. Esse método é simples, mas não é tão eficiente em entupimentos mais complexos.

Para o desentupimento de privadas, deve ser utilizado aproximadamente meio quilo de bicarbonato de sódio. Jogue na privada e, depois, esvazie lentamente uma garrafa de vinagre, tomando cuidado para que a espuma não saia do vaso. Espere alguns minutos, e jogue uns 4 litros de água quente na privada. A chance de dar certo é ainda maior se você deixar a mistura agindo durante a noite.

DESENTUPIDOR

O desentupidor é uma solução clássica e eficiente, para desentupir privadas, ralos e pias. É importante que o desentupidor tenha tamanho suficiente para puxar o que está preso na tubulação. Basta pressioná-lo e puxá-lo com o máximo de força que você tem, para que a causa do entupimento seja resolvida.

SABÃO EM PÓ, DETERGENTE LÍQUIDO OU SODA CÁUSTICA

Desentupir com sabão em pó

Se a pia ou ralo estiver entupido com gordura, você pode tentar misturar sabão em pó ou detergente líquido com 4 ou 5 litros de água fervente. Se não der resultado, o sabão em pó ou detergente líquido pode ser substituído pela soda cáustica, mas tome muito cuidado! Essa substância é muito forte, e é recomendável que você se proteja com luvas, botas e roupas adequadas para seu manuseio, para que não ocorra nenhum acidente.

Detergente e água também podem ser usados para desentupir privadas, e é importante que a água não esteja fervendo, eliminando a possibilidade de rachar a porcelana do vaso. Um pouco de detergente e meio balde de água quente devem ser suficientes.

Você também pode gostar de:

Limpeza de bueiros: Saiba quais são as consequências!

CONTATE UMA DESENTUPIDORA

Essas são apenas algumas das receitas e soluções caseiras para desentupimento de pias, ralos e privadas. Algumas delas são inofensivas, como o bicarbonato com vinagre, enquanto a soda cáustica pode fazer mal para sua saúde se não for usada com cuidado suficiente.

Além disso, se você não tiver certeza do que estiver fazendo, pode piorar ainda mais o problema. No caso do gancho de arame, caso ele se quebre dentro da privada ou da pia, pode ser um problema ainda maior para tirá-lo de lá. Jogar água a uma temperatura muito quente pode danificar o vaso, e comprar um novo certamente não é o que você quer, gerando um gasto desnecessário.

Caso as soluções descritas não tenham dado certo, ou se você não quiser arriscar, chame uma desentupidora. A Desentupidora 24h, como o nome sugere, trabalha 24 horas por dia e está sempre pronta para lhe atender. Nossos equipamentos são modernos e ideais para resolver seu problema, e nossa equipe de profissionais é especializada em todo tipo de entupimento.

Categorias: BlogDicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *