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Rio Bonito, Zona Sul de São Paulo, na região de Santo Amaro, se localiza próximo de Socorro, Cidade Dutra, junto ao Autódromo de Interlagos e aos canais dos rios Jurubatuba e Guarapiranga, que compõem o complexo da Represa de Guarapiranga.
A região foi originalmente ocupada por índios tupis e guaranis vindos principalmente do litoral (que ainda habitam as aldeias de Curucutu e Morro da Saudade em Parelheiros).
A ocupação da área ocorreu com a chegada ao Brasil dos primeiros imigrantes alemães, que se fixaram na região de Santo Amaro, mas o interesse pela região só cresceu após construção da usina de energia de Guarapiranga, em 1907, intensificando a ocupação imobiliária onde se destacavam chácaras de recreação, clubes de campo, instalações náuticas e balneárias ao redor da represa. A abertura da Estrada Washington Luís em 1928, e anos mais tarde da Estrada de Interlagos, a urbanização do bairro do Rio Bonito ganhou impulso.
Na década de 1930, o loteamento “Interlagos Balneário Satélite de São Paulo” destinado a famílias de alto padrão erguido as margens da Represa de Guarapiranga, contava com uma praia artificial formada com areia vinda de Santos, mas não obteve o sucesso esperado. As poucas casas construídas foram ocupadas por restaurantes e estabelecimentos de lazer.
Porém, uma atração nascia para suprir a paixão do paulistano por automobilismo. Até então as corridas eram realizadas nas ruas de São Paulo, provocando graves acidentes e tornando clara a urgência da cidade em ter uma instalação exclusiva para competições. O Autódromo de Interlagos, pioneiro no Brasil, foi inaugurado dia 12 de maio de 1940 no atual bairro de Rio Bonito, ainda com pista de terra batida, sem arquibancadas, boxes, guard-rails, lanchonetes, banheiros e torre de cronometragem, bem diferente da atual estrutura mantida pelo circuito de nível internacional que recebe o GP do Brasil de Fórmula 1.