Entupimentos em pias, na maioria das vezes, são causados por mau uso, especialmente por descartes indevido de detritos que causam impacto ambiental negativo.

Obstruções em pias de cozinha causam enormes transtornos, seja em um apartamento, casa, comércio ou indústria. Só quem já viveu esta desagradável experiência entende o que estamos falando. O óleo é o grande vilão dos entupimentos de pias. Se transforma em placas de gordura solidificadas que se prendem ao longo dos canos. Muitas vezes nem percebemos que o descarte na pia de resíduos oriundos de frituras e restos de alimentos contidos em pratos e talheres certamente causará transtornos, obstruindo o sistema hidráulico e gerando impacto negativo ao meio ambiente.

A Desentupir 24h esclarece que o descarte de óleos e outros detritos nas canalizações das pias deve ser evitado. Em localidades onde os imóveis são ligados ao sistema público de coleta de esgotos, as águas servidas das pias seguem pela rede de esgoto, deságuam no coletor público e são conduzidas para a estação de tratamento. Além de impactar fortemente no meio ambiente, as gorduras descartadas através do sistema de esgoto também geram altos custos para o tratamento dos efluentes.

O que provoca o entupimento de pias?

Os entupimentos nas pias ocorrem porque os óleos despejados nas pias em estado líquido se juntam aos demais resíduos, se solidificam e param ao longo das canalizações. Ao se transformar em pedras, dia a dia bloqueiam o fluxo da água, até causar um colapso com a completa paralisação do sistema de esgoto.

O uso correto e a manutenção preventiva periódica evita entupimentos. Entretanto, se ainda assim ocorrer alguma obstrução, contrate uma empresa especializada em desentupimento de pia. Não arrisque em delegar esta tarefa a curiosos. O barato pode sair muito caro!

A instalação de uma caixa de gordura é uma medida comprovadamente eficaz. Os filtros das caixas de gordura evitam a passagem dos agentes que provocam entupimentos na rede de esgoto. A caixa de gordura (que deve ser limpa periodicamente) pode ser pré-fabricada ou construída de alvenaria de acordo com a preferência, viabilidade econômica ou técnica.

Segundo a empresa desentupidora Desentupir 24h, a utilização de soda cáustica não é uma prática recomendável. Além da eficácia duvidosa, soda cáustica e outros produtos corrosivos provocam graves acidentes, sem contar o risco de danificar os dutos (sobretudo derretendo e perfurando canos de PVC).

Tentar realizar o desentupimento com objetos contundentes? Nem pensar! É uma prática abominável que costumeiramente provoca rupturas não aparentes nas tubulações, culminando o surgimento de defeitos ocultos que até que sejam identificados tardiamente, geram enormes prejuízos tanto material como ambiental.

 

Qual a metodologia usada para o desentupimento de pia? Como é feito?

O desentupimento de pia realizado por um especialista é sempre pautado por métodos não destrutivos (MND), sempre buscando a excelência de resultados e sem provocar quebras desnecessárias. O processo consiste em utilizar uma sonda adequada que é tracionada para o interior dos dutos, se movimentam em 360° nos sentidos horário e anti-horário e fazem curvas de 45º e de 90º para fragmentar as placas de gordura solidificas, capturando e removendo todos os agentes responsáveis pelo bloqueio.

Além de muito seguro, esse método deixa as tubulações completamente limpas e desimpedidas, permitindo o livre escoamento do fluxo nas canalizações.

O interior das tubulações de pias pode ser monitorado através de vídeo inspeção, método que permite a visualização perfeita do interior das canalizações. Uma microcâmera percorre toda a extensão dos dutos, filmando e gravando as imagens obtidas em alta definição.

 

Como evitar entupimento de pias?

Algumas dicas importantes da Desentupir 24h, empresa que tem as melhores soluções em desentupimento.

  • 1 – Use conscientemente o sistema d esgoto. Jogue o lixo no lixo
  • 2 – Óleos de qualquer natureza não devem ser descartados na pia.
  • 3 – Antes de lavar pratos e talheres, retire o excesso com papel toalha. Lave a louça com água e sabão.
  • 4 – Utilize peneirinha (ralinho japonês) no ralo da pia. É uma medida simples, porém eficaz!
  • 5 – Realize manutenções preventivas periódicas e não seja surpreendido com entupimentos indesejáveis.

Agora, se precisar de uma empresa desentupidora especializada, é só chamar: www.desentupir24h.com.br.

Conteúdo: Lázaro Paris

 

 

Perguntas frequentes sobre como desentupir pia!!!

Como desentupir pia com bicarbonato?

Bicarbonato de sódio e vinagre é uma combinação velha conhecida das donas de casa e pode funcionar. Coloque até 4 colheres de sopa no ralo da pia e aguarde cerca de 1 minuto. Jogue então 1 xícara de vinagre, preferencialmente o branco. Deixe em espera por um período entre 20 e 30 minutos, tempo em que a mistura começará a fazer efeito e a espumar. Muito provavelmente sairá um cheiro bem ruim também, o que é normal, já que a fórmula age “comendo” a gordura. Aguarde mais 30 minutos e abra a torneira. Se a água não escoar normalmente, tente repetir o processo no dia seguinte.

 

Como desentupir a pia da cozinha com soda cáustica?

Não é recomendado usar soda cáustica e outros corrosivos para desentupimentos. Além dos riscos de acidentes, pode danificar as canalizações, gerando novos prejuízos.

 

Como desentupir pia da cozinha obstruída por restos de comida?

O primeiro passo é retirar o sifão para remover os detritos que impedem a vazão e fluxo nos canos. Se ainda assim o problema persistir, retire novamente o sifão e introduza na tubulação uma mangueira ligada à água da rua. A pressão da água poderá empurrar algum dejeto mais sólido para o interior do encanamento, contribuindo para a desobstrução.

 

O que não se deve fazer para tentar desentupir a pia da cozinha?

  1. Não use água fervendo com soda cáustica
    Solução altamente corrosiva, pode danificar as tubulações e ainda provocar graves acidentes.
  2. Não utilize instrumentos perfurantes
    Não use vergalhões, objetos contundentes ou qualquer outro método que possa provocar avarias nas canalizações.
  3. Não Confie a tarefa de desentupimento da pia  a curiosos
    Se as tentativas caseiras não forem bem sucedias, a solução é chamar uma empresa especializada de sua confiança. Lembre-se: o famoso quebra-galho pode complicar ainda mais o problema
Categorias: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *