10 curiosidades sobre a água e seu consumo no Brasil!
A água é o bem mais precioso do planeta, um recurso natural que apesar de ocupar 75% da área da Terra, ainda assim, se mal utilizado, corre o sério risco de acabar, já que apenas 0,02% dela está disponível para consumo da humanidade. O Brasil pode ser considerado um privilegiado, já que 12% de toda a água do mundo encontra-se em seu território.
Ainda assim, pode-se dizer que a maioria dos brasileiros sabe muito pouco sobre a água que temos e ainda a desperdiça deixando torneiras abertas sem necessidade, tomando banhos demorados, jogando-a fora sem pensar na sustentabilidade, em seu uso racionado ou em seu reaproveitamento para tarefas simples do dia a dia, como lavar calçadas e varandas, carros ou molhar plantas.
Você sabe, por exemplo, qual a média de consumo em litros diários para cada cidadão brasileiro? Ou quantos de nós ainda não tem um sistema de coleta de esgoto? Veja a seguir 10 curiosidades sobre a água no Brasil que o ajudarão a entendê-la melhor porque ela é tão importante.
- Cerca de 19 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o que corresponde a 10% da população.
- Pior: quase a metade da população (44%) ainda não tem acesso à coleta de esgoto.
A quantidade de esgoto que não recebe tratamento já chega a 5,4 bilhões de litros. - Um quinto do volume de toda a água doce do mundo sai da Bacia Amazônica, cuja maior parte (60%) fica em território brasileiro – ainda que apenas 5% da nossa população vive naquela região.
- O Nordeste é a região que menos consome água: 117 litros por dia por habitante – em Alagoas o consumo não chega a 100 litros/dia.
- No resto do país o consumo médio é de 166,29 litros diários, ultrapassando 300 litros por dia em algumas regiões e épocas do ano – ainda que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), sejam necessários apenas 110 litros por dia por pessoa.
- Na Grande São Paulo, antes da crise de 2014 eram consumidos 80,5 bilhões de litros de água diariamente.
- Em 2013, de acordo com levantamento do Ministério das Cidades, cada morador de São Paulo consumiu 188,3 litros/dia em média, ainda 75% a menos que os cariocas: 329,78 litros/dia.
- No Brasil, 30% da água são utilizados pelas indústrias e outros 30% pela agricultura.
Depois da crise hídrica de 2014, 72% dos brasileiros diminuíram o tempo no banho, de acordo com a pesquisa nacional feita pela Kantar Worldpanel em abril de 2015. O mesmo estudo identificou ainda que 65% dos brasileiros passaram a se preocupar com a situação. - A escassez de água já afeta 40% do planeta, de acordo com a Unesco, o consumo de água em todo o mundo cresceu duas vezes mais do que a população.
- Além disso, as perdas ocasionadas na própria distribuição – por conta de vazamentos e ligações clandestinas mal feitas e falta de manutenção em geral, são absurdas: 3% no Japão, 7% da Alemanha, 20% na Inglaterra e 37% no Brasil.
Colabore fazendo a sua parte. Além de economizar água, mantenha toda a tubulação limpa.
0 comentário