LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

10 curiosidades sobre a água no Brasil

Curiosidades sobre a água


10 curiosidades sobre a água e seu consumo no Brasil!


A água é o bem mais precioso do planeta, um recurso natural que apesar de ocupar 75% da área da Terra, ainda assim, se mal utilizado, corre o sério risco de acabar, já que apenas 0,02% dela está disponível para consumo da humanidade. O Brasil pode ser considerado um privilegiado, já que 12% de toda a água do mundo encontra-se em seu território.

Ainda assim, pode-se dizer que a maioria dos brasileiros sabe muito pouco sobre a água que temos e ainda a desperdiça deixando torneiras abertas sem necessidade, tomando banhos demorados, jogando-a fora sem pensar na sustentabilidade, em seu uso racionado ou em seu reaproveitamento para tarefas simples do dia a dia, como lavar calçadas e varandas, carros ou molhar plantas.

Você sabe, por exemplo, qual a média de consumo em litros diários para cada cidadão brasileiro? Ou quantos de nós ainda não tem um sistema de coleta de esgoto? Veja a seguir 10 curiosidades sobre a água no Brasil que o ajudarão a entendê-la melhor porque ela é tão importante.

  1. Cerca de 19 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o que corresponde a 10% da população.

  2. Pior: quase a metade da população (44%) ainda não tem acesso à coleta de esgoto.
    A quantidade de esgoto que não recebe tratamento já chega a 5,4 bilhões de litros.

  3. Um quinto do volume de toda a água doce do mundo sai da Bacia Amazônica, cuja maior parte (60%) fica em território brasileiro - ainda que apenas 5% da nossa população vive naquela região.

  4. O Nordeste é a região que menos consome água: 117 litros por dia por habitante – em Alagoas o consumo não chega a 100 litros/dia.

  5. No resto do país o consumo médio é de 166,29 litros diários, ultrapassando 300 litros por dia em algumas regiões e épocas do ano – ainda que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), sejam necessários apenas 110 litros por dia por pessoa.

  6. Na Grande São Paulo, antes da crise de 2014 eram consumidos 80,5 bilhões de litros de água diariamente.

  7. Em 2013, de acordo com levantamento do Ministério das Cidades, cada morador de São Paulo consumiu 188,3 litros/dia em média, ainda 75% a menos que os cariocas: 329,78 litros/dia.

  8. No Brasil, 30% da água são utilizados pelas indústrias e outros 30% pela agricultura.
    Depois da crise hídrica de 2014, 72% dos brasileiros diminuíram o tempo no banho, de acordo com a pesquisa nacional feita pela Kantar Worldpanel em abril de 2015. O mesmo estudo identificou ainda que 65% dos brasileiros passaram a se preocupar com a situação.

  9. A escassez de água já afeta 40% do planeta, de acordo com a Unesco, o consumo de água em todo o mundo cresceu duas vezes mais do que a população.

  10. Além disso, as perdas ocasionadas na própria distribuição – por conta de vazamentos e ligações clandestinas mal feitas e falta de manutenção em geral, são absurdas: 3% no Japão, 7% da Alemanha, 20% na Inglaterra e 37% no Brasil.


Colabore fazendo a sua parte.  Além de economizar água, mantenha toda a tubulação limpa. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015