LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Cupins: Como se prevenir destes inimigos invisíveis

Em dias quentes, notadamente entre os meses de setembro e março, é comum observarmos no final da tarde a revoada de milhões de aleluias ou siriris, bichinhos de aparência inofensiva que são atraídos pelas luzes artificiais. Porém, o que muitos não sabe é que estes insetos são a forma alada dos cupins, uma terrível praga urbana, causadora de prejuízos incalculáveis, que podem fazer o seu patrimônio literalmente virar pó!. Os aleluias ou siriris são reprodutores que procuram locais apropriados para iniciar uma nova colônia. Ao perder as asas, os insetos caem e, no chão, encontram os parceiros para iniciar a reprodução da espécie.

Extremamente organizados, as colônias são constituídas pelos reprodutores (insetos alados), os soldados e os operários (sem asas). Cupins de madeira seca se instalam diretamente no interior da madeira e os cupins de solo procuram lugares onde haja madeira e umidade no solo. Sua fonte de alimentação é a celulose e no ambiente doméstico, os cupins tem preferência por móveis, portas e batentes de madeiras.

A presença dos cupins no ambiente pode permanecer despercebida até se tornar evidente com a revoada ou com o surgimento do famoso "pozinho", dejetos do inseto que sinalizam sua atividade. Os buraquinhos na madeira são praticamente invisíveis, mas a colônia cria ramificações (tuneis) toda a peça de madeira atacada. Quando o problema é percebido, a peça inteira pode ter sido danificada.

A divisão de Biologia da Desentupir 24h alerta para alguns cuidados que evitam a proliferação de cupins:

- Nas construções ou reformas, desenterre do solo tocos e pedaços de madeira;

- O desmatamento também contribui para a migração dos cupins, que buscam abrigo e alimentos no interior das edificações;

- Madeira e umidade favorecem a instalação deste insetos;

- Cupins não comem concreto, mas cavam ramificações (túneis) nas estruturas de cimento para que os indivíduos da colônia possam se instalar.

O que fazer para prevenir a proliferação dos cupins?

Cupins são inimigos duros na queda. Durante as revoadas, se alojam no interior dos imóveis, caem no chão e procuram peças de madeira para instalar novas colônias. A única forma de prevenir sua proliferação é executar um trabalho profissional de descupinização. Antes que surja a necessidade de tratar algum móvel, a solução é realizar ações preventivas.

- Mantenha a casa limpa, com telas protetoras capazes de evitar a entrada dos insetos;

- Examine regularmente móveis e peças de madeira para observar sinais de atividade de cupins;

- Se o ataque ocorrer em uma porta ou batente, dependendo do grau de infestação, a solução é a sua substituição;

- Verifique a existência de rachaduras ou deformidades na madeira. Caso as encontre, feche com massa feita com pó de serra e selador e faça a repintura da peça;

- Se a peça já estiver tomada pelos cupins, chame uma empresa descupinizadora especializada e contrate uma descupinização.

 

Nunca tente executar a descupinização por contra própria. O controle com substâncias cupinicidas exige a intervenção de profissionais especializados e monitoramento constante e em muitas ocasiões envolve a formação de barreiras químicas em torno dos imóveis.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br / http://www.desentupir24h. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015