LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Raios e trovões? Cuidados necessários com as chuvas de verão

Saiba como se prevenir dos danos que podem ser causados pelas chuvas de verão


Consequências da chuva de verão

Assim como ocorre em todas as estações, a chegada do verão causa uma série de mudanças climáticas. A temperatura fica ainda mais alta, principalmente em grandes centros urbanos, que contam com muitas construções e pouca área arborizada. Essa ausência de vegetação contribui para que o clima fique ainda mais quente, pois o concreto e o asfalto não conseguem absorver os raios solares e devolvem o calor ao ambiente, que entra em contato com a umidade do ar e resulta em chuvas de verão.

Dependendo do nível da chuva, a precipitação esperada para um mês inteiro pode ser superada em algumas horas ou até mesmo em minutos. Essas pancadas de chuva se formam rapidamente e podem pegar muitas pessoas de surpresa. É essencial que se tomem alguns cuidados quando essas chuvas caem, de modo a evitar danos e prejuízos materiais e até mesmo à saúde.

CUIDADOS DURANTE AS CHUVAS DE VERÃO

Cuidados com a chuva de verão

  • Procure imediatamente um local coberto.


Como essas chuvas caem repentinamente, há a possibilidade de estarmos na rua quando começa a chover. Sempre que isso acontecer, o mais seguro é procurar por um local coberto, de preferência fechado, e aguardar até que a chuva pare ou ao menos diminua. Além de não nos molharmos, ficamos mais protegidos contra raios, que tendem a cair com maior frequência.

  • Desconecte os aparelhos da tomada.


Além do perigo representado à saúde, os raios podem causar picos de tensão na rede elétrica, que são extremamente prejudiciais a todos os equipamentos que estiverem ligados na tomada. Para evitar prejuízos, desconecte todos os eletrônicos e eletroeletrônicos e aguarde até que os raios parem. Com esse simples gesto você evita que seus aparelhos e equipamentos eletrônicos se queimem, o que certamente representará uma economia considerável.

  • Preste mais atenção ao dirigir.


As chuvas de verão tornam o trânsito ainda mais perigoso, pois além de comprometerem o campo de visão do motorista diminuem o atrito dos pneus com o solo, o que torna mais fácil a perda de controle do veículo. Sempre que você estiver dirigindo nessa situação, diminua a velocidade do veículo e redobre a atenção em tudo o que estiver ao seu redor, pois é muito melhor demorar um pouco mais para chegar do que se envolver em um acidente.

  • Cuidado com os alagamentos.


Chuvas de grandes proporções podem resultar em alagamentos, principalmente em lugares com pouca vegetação e arborização. Caso você se depare com uma situação de alagamento, mantenha a calma e, se possível, fique em um local mais alto e seguro e se junte ao maior número possível de pessoas, de modo a facilitar eventuais resgates. Na medida do possível, dê preferência em ajudar pessoas mais necessitadas, como idosos e crianças.

COMO SE PREVENIR DOS ALAGAMENTOS CAUSADOS PELAS CHUVAS DE VERÃO

Prevenção das chuvas de verão

Uma das consequências mais perigosas que podem ser causadas pela chuva é o alagamento, que ocorre quando a água não tem para onde escoar. Grande parte desse problema pode ser evitado pelo desentupimento de bueiros, necessário devido ao descarte de lixo e outros resíduos que muitas vezes é feito na rua ou em outros locais inadequados. Jogar lixo em rios, represas e lagos também é extremamente prejudicial.

O descarte de resíduos sempre deve ser feito em um local apropriado, como em lixeiras de rua, por exemplo. Na ausência dessas lixeiras, o lixo deve ser mantido dentro de casa ou em um local fechado e ser colocado na rua apenas próximo ao horário de sua coleta. Manter sacolas de lixo na calçada da rua pode, mesmo que não intencionalmente, entupir os bueiros e causar muito mais problemas.

Caso você deseje jogar fora algum material ou produto que não pode ser descartado no lixo comum, como equipamentos eletrônicos e eletroeletrônicos, móveis, colchões, entulho, areia, telhas e outros, procure pelos serviços de coleta da prefeitura de sua cidade, que indicará o local adequado para seu descarte. Além de evitar enchentes, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Você também pode gostar de:


Água da chuva não deve ser direcionada para a rede de esgoto. Entenda!


IMPORTÂNCIA DO CULTIVO E MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES

Chuva de verão - Áreas verdes

Por mais que não seja possível arborizar sozinho uma área muito grande, você pode começar pela sua casa. Faça o possível para manter uma área verde, ainda que seja um simples jardim, pois as plantas e flores ajudarão a absorver o calor irradiado pelo sol e a água proveniente das chuvas.

Também é importante ressaltar que nenhuma árvore pode ser derrubada ou podada, mesmo que ela esteja em sua casa. A manutenção das árvores é essencial para maior permeabilidade do solo e diminuição da poluição e eventuais cortes ou podas devem ser feitos apenas pelo órgão responsável em sua região, que pode ser a prefeitura ou a sub-prefeitura.

EM QUAIS REGIÕES AS CHUVAS DE VERÃO SÃO MAIS PERIGOSAS?

Áreas perigosas das chuvas de verão

Chuvas de verão podem atingir todos os lugares, embora as regiões metropolitanas sejam as que mais sofrem com seus efeitos, graças à grande quantidade de edifícios, residências e construções e à cada vez menor presença de áreas arborizadas. Ainda assim, essas chuvas também podem ocorrer em áreas rurais ou mais afastadas dos centros urbanos, embora geralmente com menos frequência e intensidade.

Desde que todos os cuidados citados sejam tomados, os efeitos dessas chuvas serão mais fracos e menos prejudiciais. É importante que cada pessoa se conscientize de sua importância e faça tudo aquilo que estiver a seu alcance, pois embora as chuvas de verão não possam ser impedidas, seus efeitos podem ser controlados.

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015