COP21

Conheça as principais metas da conferência COP21

O começo de dezembro ficou marcado pela 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris. O evento que uniu 150 chefes de estado e mais de 27 mil pessoas, promoveu um acordo para impedir que o aumento da temperatura média do planeta não chegue a mais 2 graus Celsius. Para isso todos os países participantes precisam incentivar a redução de gases de efeito estufa causadores do aquecimento global.

Essas medidas importantíssimas têm total apoio da Desentupir 24h. Afinal, resíduos de esgoto descartados irregularmente na natureza produzem até oito vezes mais gás metano se não forem submetidos a destinação correta.

Aproveitando o ensejo ambiental da COP21, os ministros de meio ambiente Ségolène Royal, da França, e Manuel Pulgar Vidal, do Peru, lançaram o Pacto Ambiental Internacional de Paris sobre Água e Adaptação às Mudanças Climáticas. O acordo global, que conta com o aporte de 290 instituições, prevê que várias nações promovam uma melhor gestão de recursos hídricos. O pacto fomenta a conscientização dos principais líderes mundiais a buscarem alternativas que tornem os sistemas de água mais durável contra as ações climáticas.

Por isso, cada governo precisará se comprometer com o acordo, focando em monitoramento, medição em bacias e praticando planos de adaptação. Além disso, o evento aproveitou para colocar em pauta parcerias para reduzir o impacto causado pelos humanos contra os oceanos.

Segundo as autoridades responsáveis pelo tema, o acordo estima bons resultados a médio e longo prazo, afetando diretamente o progresso na luta contra a pobreza e desenvolvimento sustentável.

Porém, para que todas as ações tenham o sucesso esperado, a população deverá se engajar com as causas propostas na COP21 e no Pacto Ambiental, e mudar sutilmente alguns costumes. E claro, você também pode contribuir fazendo sua parte ao se comprometer em não desperdiçar água, repensar o consumo de produtos e, sobretudo, não comprando mercadorias de empresas que não se preocupam com os altos índices emitidos de gases de efeito estufa.

 

 

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *