LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Conheça a pior praga urbana e saiba como se prevenir

Saiba quais medidas tomar para evitar a contaminação perto de você


Durante o decorrer de toda a nossa história, o homem veio desenvolvendo novas técnicas de criação de animais, como o fornecimento de alimentos e matéria-prima, com bois e galinhas, e também o serviço de transportes e companhia doméstica, com cavalos e mulas.

Por conta desse desenvolvimento, o ambiente urbano acabou chamando a atenção de outros grupos de animais e novas espécies de pragas, e as residências passaram a ser invadidas permanentemente.

pragas urbanas

As chamadas Pragas Urbanas têm como principal característica biológica, o alto índice de resistência e adaptação nos mais diversos meios. É por conta disso, que o ambiente urbano, é o principal habitat para essas espécies, justamente por oferecer as condições necessárias para a sua sobrevivência, como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios. Com isso, o seu extermínio é algo bem complicado.

E mesmo que esses pequenos animais consigam conviver no meio das pessoas, eles são totalmente indesejáveis, pois além de serem considerados nojentos, podem causar sérios problemas de saúde pública, por transmitir doenças, sujar as residências e destruir alimentos.

Mouse in kitchen

Isso se da por conta da alta proliferação desses pequenos seres, causada – por incrível que pareça -  pelo próprio homem, que os alimenta e acaba favorecendo seu potencial reprodutivo. A maioria delas, costuma se reproduzir durante o inverno para poder se proliferar durante o verão.

Elas se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão usada para animais que habitam locais próximos ao homem e por se adaptar a viver junto a ele. Os principais exemplos são baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros.

formigas no quintal

Com a chegada do verão, as pragas urbanas começam a se proliferar, e segundo especialistas em dedetização, a melhor forma de se prevenir delas, é durante o inverno - época em que os filhotes são gerados. Limpeza e armazenamento dos alimentos são itens fundamentais para conseguir se livrar de vez dessas desse bichinhos.

Mas o que faz com que essas espécies tenham atração pelo convívio humano?


Para começar a responder essa questão, precisamos saber algo simples sobre toda sobrevivência. Há três fatores que todos os seres vivos presentes aqui na terra precisam para sobreviver: água, alimento e abrigo.

A água pode ser encontrada com facilidade, mas é o alimento e o abrigo que realmente fazem com que esses animais indesejáveis se instalem ao nosso redor. Resumindo bem, é o próprio homem que atrai essas pragas por adotar hábitos incorretos de higiene, de armazenagem de alimentos e de limpeza dos seus locais de trabalho e moradia.

água parada

Mas isso não significa que devemos encará-los como seres que precisam ser exterminados instantaneamente a qualquer custo, mas sim como seres que ameaçam à saúde pública - ameaça que pode ser evitada se forem adotadas medidas corretas de prevenção.

Portanto, é preciso conhecer o que serve de alimento e abrigo para cada espécie de praga urbana que se pretende controlar, e adotar as medidas preventivas corretas, de forma que alcance esse controle, e mantenha o ambiente a ser frequentado mais saudável. Mas isso sem usar produtos químicos, pois eles podem eliminar não somente as espécies indesejadas, mas também outras espécies que são benéficas ao ambiente - além de acabar contaminando a água e o solo. E o pior, esses produtos por si só, não evitam novas infestações, apenas dispersam as espécies em um primeiro momento.

É comum que algumas espécies transitem naturalmente de um ecossistema a outro, sem causar grandes danos aos ambientes em que se instalam, já que isso se dá de forma lenta e natural. Mas quando elas são feitas a partir da ação do homem, pode causar danos irreparáveis, alterando ou simplesmente eliminando o habitat natural de algumas espécies.

E quando já se tem essas pragas urbanas instaladas, a remoção desses animais exige a utilização de processos que devem ser realizados por profissionais capacitados e aparelhados. Pois a contaminação do lugar é mais profunda do que aparenta ser.

profissional pragas

Como são pequenos animais que dividem o ambiente com a gente, o correto seria que os nós conhecêssemos as normas corretas de higiene e maneiras de armazenar alimentos para conseguir controlar permanentemente essas pragas. Também é necessário reunir informações básicas sobre as doenças que esses animais transmitem, de modo que todos fiquem alertas sobre os perigos, disseminando por toda a sociedade, campanhas educativas de conscientização.

Aqui no Brasil, por exemplo, as pragas urbanas conseguem se proliferar de maneira assustadora. Pudemos perceber, então, que o controle das pragas não são  só uma questão de conforto e higiene, mas um caso de saúde pública. Como é no caso de uma das principais pragas urbanas da atualidade, a dengue. Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela Febre Amarela, e pode até matar.

aedes aegypti

Outra doença muito séria que costuma ser transmitida através de pragas é a Leptospirose, transmitida pelo contato com a urina do rato. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe, e também pode levar a morte.

É preciso registrar, que o crescimento no número de insetos e pequenos animais nas cidades é conseqüência da industrialização, do processo de crescimento desgovernado e das desigualdades econômicas e estruturais no espaço urbano.

Assim, por conta da falta de investimentos e planejamento, muitas regiões sofrem com a falta de estrutura – a maioria deles, bairros em periferias que apresentam muitos esgotos a céu aberto – o que proporciona a proliferação de pragas e as doenças por elas causadas.

Avalie a sua casa, trabalho, bairro e condomínio, identifique possíveis pragas e veja quais são as melhores soluções para exterminá-las. Lembre-se que, além de aborrecer, esses pequenos animais representam um verdadeiro perigo para a sua saúde e precisam ser evitados. Para combater as pragas, não basta só uma simples dedetização, é preciso de uma conscientização completa em toda a cidade. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015