LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Viajar no fim de ano? Contrato de aluguel? Conheça 5 truques para fugir dos problemas festivos

Do acerto do contrato de aluguel até as grandes filas na padaria, descubra quais são os principais transtornos enfrentados pelos brasileiros nesta época do ano


Avião-voando

Com as festas de final de ano e as férias escolares finalmente chegando, quem ainda não decidiu o melhor destino para viajar com a família deve fazê-lo o mais rápido possível. Quanto antes a viagem for programada, menos chances você tem de se deparar com problemas típicos deste período, e poderá aproveitar para relaxar.

Os transtornos relacionados às festas de fim de ano enfrentados pela maioria dos brasileiros que decide viajar neste período, seja para o disputado litoral ou para o tranquilo interior, de carro ou de ônibus, podem acontecer antes e durante a viagem. Por isso, você vai precisar de um pouco de paciência para minimizá-los e desfrutar de um merecido descanso. Um bom planejamento ajuda a evitar alguns incômodos, principalmente se você puder antecipar ou adiar a viagem. Confira a seguir o que pode acontecer durante as suas férias:

Destino


Destinos para viajar

Um dos principais fatores que deve ser levado em conta durante as festas de fim de ano é o destino escolhido. O litoral é o destino favorito de 80% dos brasileiros nesta época do ano. Portanto, caso você queira evitar os problemas que ocorre à beira mar, considere outros destinos: o interior do Brasil conta com locais para mais agitados e mais tranquilos, tanto para crianças quanto para idosos, e, dependendo do seu orçamento, sair do país pode ser um bom plano. No entanto, se você não abre mão de passar o Natal ou o Ano Novo na praia, explore os locais mais distantes e menos procurados pelos turistas.

Contrato de aluguel


Se você não possui um imóvel próprio e está achando os hotéis muito caros nesta temporada, você pode alugar uma casa no destino desejado. Tome cuidado, pois o contrato de aluguel é outro transtorno que pode afetar os viajantes no fim de ano.

De preferência, alugue um espaço recomendado por amigos ou familiares que conhecem o proprietário ou que já passaram por experiências positivas no local. Se possível, vá até a casa com antecedência, antes de assinar o contrato de aluguel, ou, se não puder, peça fotos para verificar as condições e a infraestrutura do lugar que acomodará toda a família, e aproveite para tirar dúvidas, como a distância até mercados, restaurantes e farmácias, a existência ou não de garagem, ao fornecimento de água nesta época do ano, o dia em que o lixo deve ser colocado para fora, se o imóvel possui panelas, roupa de cama, toalhas e outros itens que julgar essenciais para ter uma estadia confortável. Só assine o contrato de aluguel se você estiver de acordo com as condições estabelecidas e, se alguma cláusula parecer abusiva, consulte um advogado.

Congestionamento


Transito caótico de viagem

Por conta das festas de fim de ano, muita gente sai ao mesmo tempo das principais capitais do país rumo ao seu destino, deixando o trânsito ainda mais caótico. Para driblar o congestionamento, é importante definir quais serão as datas da viagem. No Natal, os congestionamentos costumam ser menores, pois muitas pessoas consideram esta data voltada para a família, e, portanto, acabam não viajando. Já o Ano Novo está associado a viagens e praia, para pular as tradicionais sete ondas, ocasionando em um fluxo intenso para o litoral.

Outro fator importante é identificar o melhor horário para sair de casa, evitando assim a possibilidade de ficar parado no trânsito. O início da noite, logo após o expediente dos dias de semana, e a manhã de sábado são os piores horários para a ida, e a tarde de domingo, o pior momento para o retorno. Considere sair mais cedo e retornar mais tarde, como por exemplo, às 6 da manhã e às 10 da noite. No entanto, se você prefere não dirigir durante a madrugada devido à segurança, acompanhe as notícias e conte com aplicativos de trânsito para cortar caminho e fugir dos carros.

Você também pode gostar de:


Por que realizar a manutenção da casa no fim do ano?


Falta de água


A falta de água é um problema recorrente no litoral brasileiro, durante as festas de fim de ano. Isto acontece pois, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), as cidades litorâneas chegam a quintuplicar a sua população e é comum haver situações que interferem no consumo de água das residências. Imóveis superlotados que não contam com instalações para atender tantas pessoas também impactam no abastecimento.

Para garantir a manutenção de água durante as festas de fim, verifique se o registro do imóvel está aberto e confira com o proprietário se as contas de consumo foram pagas. Se achar que a caixa d’água pode te deixar na mão, providencie galões ou baldes (devidamente fechados para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças) para emergências. Você também pode instalar um restritor de vazão nos chuveiros e nas torneiras otimizando a quantidade de água gasta para o banho e para a louça.

Filas no supermercado


Filas enormes em supermercados

As filas quilométricas são praticamente inevitáveis em qualquer destino turístico, principalmente no mercado, na padaria, na farmácia e nos restaurantes. A dica para passar o menor tempo possível aguardando a sua vez é sair de casa abastecido. Por isso, deixe espaço no carro para carregar comida e bebida suficientes para os primeiros dias, além de itens de limpeza como papel higiênico, detergente e vassouras. Leve também um kit de primeiros socorros bem equipado, levando em consideração os perigos que o local apresenta, como insolação, picadas de inseto, cortes e arranhões. Quando precisar ir aos locais disputados, se programe: vá em horários alternativos e tente garantir que não vai esquecer de nada.

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015