LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Como realizar manutenção preventiva da sua casa

Chamar a desentupidora, recuperar as paredes e outras atividades devem ser feitas nos períodos mais secos do ano, mas você deve verificar a necessidade dos reparos com antecedência.

Realizar o desentupimento

 

O final do Carnaval marca o “início de ano oficial” do brasileiro, período em que tudo o que já deveria ter sido feito começa a ser resolvido, desde a entrega dos relatórios até a manutenção do lar. Esse último, inclusive, realmente deve ser feito nessa época, que marca o final do verão e o início do clima seco, ideal para realizar reparos e garantir a segurança de todos os habitantes.

Durante todo o ano, a sua casa sofre com os efeitos de chuvas, ventos, descargas elétricas, crescimento da vegetação e desgaste causado pelo tempo. Se você não cuidar devidamente do espaço, uma série de problemas podem acontecer, causando prejuízos para a estrutura e a aparência do seu lar e também para o seu bolso.

A escassez de chuvas nos meses entre o outono e o inverno é o período mais recomendado para sanar os defeitos. No entanto, para isso, você precisa realizar com antecedência uma vistoria e ficar de olho nos problemas, já que alguns deles, como mofo e vazamentos, costumam aparecer apenas quando o clima está chuvoso.

A seguir, descubra quais são os principais danos que podem acontecer na sua casa, como identificar os problemas e a melhor forma de executar os reparos para que o ambiente fique conservado pelo resto do ano:

Canos Entupidos


Calhas, pias, vasos sanitários e chuveiros podem sofrer com o entupimento dos canos. Você perceberá que, quando isso acontecer, a água irá escorrer de forma mais lenta ou que o local sofrerá um transbordamento.

No caso da pia, o problema pode ser causado pelo acúmulo de resíduos na caixa de gordura. Já nas calhas, o excesso de folhas, gravetos e terra pode estar impedindo a passagem da água. No banheiro, o descarte inadequado de materiais pode ser caso para uma desentupidora resolver.

Verifique quais são os defeitos para contratar o serviço de uma desentupidora capaz de corrigir tudo de uma vez só. Fique ao lado do funcionário para aprender a executar o trabalho, assim você poderá economizar da próxima vez, e converse com ele para pegar dicas e entender mais sobre os problemas nas suas tubulações.

Paredes com Umidade


Sinais claros de que as paredes da sua casa estão sofrendo com a umidade são estufamentos, descascamentos e o surgimento de mofo. Algumas delas, como as do banheiro ou do lado externo da casa, têm mais tendência ao problema, pois têm mais contato com a água. Áreas que têm pouco acesso à luz natural, como porões, ou que estão próximas de tubulações, como embaixo da pia, também podem apresentar o defeito.

Você pode resolver a situação sozinho em períodos que não houver previsão de chuva. Para isso, será preciso raspar o reboco da região afetada e esperar secar, o que pode levar alguns dias. Depois disso, aplique um produto impermeabilizante e refaça o reboco e a pintura.

No caso de mofo, pode ser melhor contratar um serviço especializado. A empresa poderá descobrir o foco do problema e utilizar soluções que eliminem de vez o problema sem precisar refazer o revestimento. Como solução paliativa, sempre utilize produtos antimofo.

Telhas Quebradas


Os fortes ventos e chuvas que ocorrem principalmente no final do ano podem causar a quebra ou o deslocamento das telhas. O problema é fácil de ser identificado, pois surgirão goteiras dentro de casa.

Por mais que a goteira esteja incomodando, em hipótese nenhuma suba no telhado durante a tempestade! Espere o clima ficar firme novamente e, se for noite, aguarde o outro dia, pois acidentes como ferimentos e quedas são mais comuns do que você imagina.

O reparo deve ser feito com muito cuidado e, de preferência, por uma empresa especializada. As novas telhas devem ser colocadas de acordo com as especificações do fabricante, mas leve para cima poucas unidades por vez, evitando que o telhado ceda outra vez.

Instabilidade Elétrica


Defeitos na rede elétrica podem ser notados com oscilações nas lâmpadas e tomadas, choques, quedas de energia e aquecimento de fios e cabos. No caso de uma descarga elétrica, os equipamentos pararão de funcionar na hora.

Além do risco de acidentes, problemas elétricos acarretam em um maior consumo de energia. Por isso, se a sua conta subitamente aumentar de valor, desconfie. Se a sua residência for muito antiga, há mais chances de você ter que enfrentar esse tipo de situação.

Só o trabalho de um eletricista poderá resolver os defeitos. Com o auxílio do profissional e com a planta da casa, não será necessário realizar praticamente nenhuma reforma da casa, pois ele possui equipamentos que vão direto à origem do problema.

Pragas Urbanas


Ratos, baratas, cupins, caramujos e mosquitos podem estar escondidos em sua residência sem que você perceba, principalmente se o local fica perto de matagais ou terrenos baldios. Mesmo que você não se depare com esses pequenos animais dentro de casa, é essencial conferir se ninhos não estão crescendo por perto nos períodos de calor.

Pragas urbanas podem transmitir doenças perigosas para os seres humanos e comprometer a estrutura do lar. Atualmente, o mosquito da dengue é o mais lembrado, mas leptospirose, febre amarela e esquistossomose também podem afetar a sua saúde. Já cupins e outros roedores podem destruir móveis, telhas, pilares de sustentação e a rede elétrica da residência.

Ao identificar a presença desses tipos de pragas, aposte em soluções vendidas em mercados e casas de materiais de construção, como os venenos. Você deve ter cuidado ao administrá-los, especialmente se houver crianças por perto. Se o inconveniente persistir, chame uma empresa dedetizadora para realizar o trabalho e deixar o seu lar mais seguro.

Agora, se suspeitar que o problema na sua residência trata-se de entupimento, evite o acumulo de água parada e problemas futuros, contrate os serviços de uma empresa desentupidora de referência e eficiência. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015