LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

O controle de pragas deve ser feito apenas no verão? Entenda!

Saiba porque muitas pessoas acreditam que o controle de pragas é um procedimento restrito ao verão


Controle de pragas

É de senso comum que a maioria das pragas tende a aparecer com maior intensidade no verão. Isso leva muitas pessoas a crer que o controle de pragas deva ser feito apenas nessa estação do ano, pois caso contrário os resultados não serão satisfatórios, o que não é verdade.

A aparição dessas pragas é muito menos intensa no inverno. Por isso, muitas vezes essa época do ano é deixada de lado em relação ao controle de pragas, o que é um prato cheio para que todas elas se reproduzam e apareçam com força total durante o verão.

Conheça quais são as pragas urbanas mais comuns e em quais regiões e ambientes elas costumam aparecer com maior frequência.

AS PRAGAS URBANAS MAIS COMUNS NO BRASIL

  • MoscasPragas comuns no Brasil: Mosca


Esses insetos estão presentes em praticamente todos os lugares, por se alimentarem de matéria orgânica, como comida ou lixo. Para evitar sua aparição, é importante que alimentos não fiquem expostos caso não estejam sendo consumidos e que o lixo seja armazenado em um local fechado até ser recolhido.

  • FormigasPragas urbanas mais comuns no Brasil


Entre as mais de 2.000 espécies de formigas existentes no Brasil, aproximadamente 30 delas são consideradas pragas urbanas. Algumas delas podem danificar equipamentos elétricos e eletrônicos e até mesmo a estrutura de uma edificação. Para um controle de pragas eficiente, não deixe pratos sujos e restos de comida expostos e mantenha superfícies como pias e mesas secas, pois elas também são atraídas por água.

  • MosquitosPragas urbanas mais comuns no Brasil


Há vários tipos de mosquito, como muriçocas, pernilongos e borrachudos, encontrados principalmente em lugares com grama alta ou arbustos. A instalação de telas nas portas e janelas da casa é excelente para afastá-los, além de nunca manter pneus, baldes, garrafas ou outros recipientes com água parada, que é onde os mosquitos depositam seus ovos.

  • BaratasPragas urbanas mais comuns no Brasil


Os lugares preferidos das baratas são depósitos, garagens, jornais, caixas velhas e locais com umidade. Comuns em todas as regiões do Brasil, essas pragas podem ser controladas ao evitar deixar resíduos de comida expostos, principalmente próximo à eletrodomésticos ou aparelhos elétricos. Além disso, não é recomendável guardar entulho ou lenha, pois esse é um ambiente propício para que elas se esconda e reproduzam.

  • RatosPragas urbanas mais comuns no Brasil


Ratos se alimentam de praticamente tudo e, para que se evite seu aparecimento, é essencial que todos os alimentos sejam guardados em recipientes bem tampados e que os sacos de lixo sejam fechados com firmeza. As mesmas espécies de ratos podem ser encontradas em todo tipo de ambiente, embora os ratos de telhado sejam mais comuns em áreas urbanas.

  • PombosPragas urbanas mais comuns no Brasil


Esses animais são alguns dos maiores transmissores de doenças urbanas do mundo. Embora não sejam comumente encontrados em residências, o simples ato de alimentá-los nas ruas contribui para sua procriação e, por isso, deve ser evitado.

Você também pode gostar de:


Saiba porque contratar uma empresa de desentupimento é importante


EM QUAL ESTAÇÃO DO ANO AS PRAGAS APARECEM MAIS?

As pragas podem aparecer em todas as estações do ano, desde que elas encontrem condições favoráveis para sua reprodução e permanência, que são basicamente umidade, abrigo e alimentação. O período do inverno é mais utilizado para sua reprodução e, por isso, adotar uma estratégia de controle de pragas durante esse período trará bons resultados e evitará que eles apareçam em grande quantidade em períodos mais quentes

Porém, é indiscutível que o aparecimento de pragas é muito maior no verão, graças ao calor e à umidade que são característicos dessa estação. A demanda por produtos e serviços para controle de pragas aumenta consideravelmente nessa época do ano, principalmente por estabelecimentos comerciais, que querem evitar ao máximo a presença de pragas para não afastar os clientes e atender a todas as exigências dos órgãos regulamentadores.

QUAIS CUIDADOS TOMAR PARA UM CONTROLE DE PRAGAS MAIS EFICIENTE?

Por mais que cada espécie tenha suas particularidades, alguns cuidados se aplicam a todas elas. É muito importante evitar o armazenamento de entulho, madeira, caixas, jornais ou outros produtos e materiais que fiquem abandonados, pois lugares úmidos são os preferidos pelas pragas.

Todos os alimentos devem ser armazenados em recipientes totalmente fechados e expostos apenas enquanto são consumidos. Depois das refeições, o ambiente deve ser cuidadosamente limpo, de modo a eliminar qualquer sobra ou resquício que sirva de alimento para as pragas urbanas.

Caso todas as sugestões tenham sido seguidas e as pragas ainda estiverem presentes, a melhor opção é contratar os serviços de uma empresa desentupidora. Primeiramente será feita a dedetização preventiva, através da vistoria de anexos como bueiros, caixas de gordura, esgotos e outros locais que dêem condições para que as pragas se escondam e reproduzam.

Depois de as pragas terem sido localizadas, serão utilizados os produtos mais adequados a cada espécie, para que elas sejam exterminadas com máxima eficiência. Os produtos utilizados atualmente causam mínimo impacto aos terrenos e áreas ao redor do local de aplicação, além de não deixarem qualquer tipo de odor ou serem prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, afetando apenas as pragas e evitando que elas se desenvolvam ou reproduzam.

QUAL A PERIODICIDADE IDEAL PARA O CONTROLE DE PRAGAS?

Dedetizador realizando o controle de pragas

É recomendável que esse controle seja feito de 3 em 3 meses em residências, enquanto estabelecimentos comerciais devem passar pelo controle de pragas ao menos uma vez por mês. É importante que cada caso seja cuidadosamente estudado por uma empresa especializada, pois alguns fatores podem fazer com que essa periodicidade aumente ou diminua. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015