LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Como limpar a peneira do chuveiro ou ducha

como limpar a peneira do chuveiro

Fique atento para essas dicas e limpe seu chuveiro de maneira correta!


Com o tempo é comum que a água do chuveiro, mesmo daqueles mais possantes e pressurizados, comece a ficar mais fraca: é quando os jatos d'água dão mais banho na porta do box e nas paredes do que caem  verticalmente. Chuveiros e duchas acabam com o espalhador (peneira que espalha a água) entupido por causa de resíduos contidos na água e que acabam se acumulando na caixa d’água.

Por menores que sejam, grãozinhos de areia, pedrinhas e outras partículas sólidas se depositam gradativamente nos furinhos, entupindo e fazendo com que os jatos se espalhem mau direcionados, o que acontece por causa dos minerais presentes tanto na água de poço quanto na tratada.

Da mesma forma, os resíduos que conseguem passar também vão para os ralos, juntando-se a restos de cabelo, de pele e gordura natural do corpo que se desprendem durante o banho, criando uma massa que entope o ralo do box e em situações mais severas, com outros detritos, causam entupimentos nos encanamentos. Para evitar estes transtornos é preciso restaurar a pressão do chuveiro realizando a limpeza constante do espalhador, e também limpando o ralo e a caixa d’água.

Veja como limpar o chuveiro ou a ducha


A limpeza do espalhador – também conhecido como “peneira” – do chuveiro ou da ducha costuma ser uma tarefa simples, mas como há modelos bastante diferentes, o ideal é dar uma olhada no manual de instruções. Se você não tiver mais o livrinho, é fácil encontrá-lo online em uma busca rápida no Google.

Assim, seguindo as instruções de acordo com o modelo, o primeiro passo é retirar o espalhador, que na maioria das vezes sai com facilidade apenas desenroscando o mecanismo ou através de um sistema de encaixe. Agora providencie uma garrafa de vinagre branco destilado, aquele mesmo usado na cozinha. A substância é natural, de baixo custo e eficiente na mineralização da água.

Encha um recipiente com o vinagre de forma que o espalhador possa ficar completamente imerso. Pode ser uma bacia de plástico, mas não use nenhum vasilhame metálico. Coloque a peça de cabeça para baixo e deixe descansar por um período de duas a três horas.

Se não conseguir desencaixar a peneira do chuveiro, use um saco plástico com o vinagre e prenda-o com um elástico no espalhador, de forma que todos os furinhos fiquem imersos na substância. Deixe-o repousar dessa forma pelo mesmo período. Depois é só retirar o saquinho ou a peça da vasilha e jogar o vinagre fora.

Preste atenção também nessas dicas:



  • Use uma escova de dentes velha embebida em vinagre branco para limpar peças pequenas do chuveiro, assim você conseguirá amolecer os minerais que estiverem em seu interior.

  • Não esqueça de retirar também o vinagre do espalhador: antes de recolocá-lo no local, deixe que grande quantidade de água (pode ser da bica do lavatório) passe pelo cano do bocal. Se ele ficou no lugar, ligue o chuveiro em alta pressão e deixe correr por pelo menos 30 segundos. Assim você vai retirar tanto o resto de vinagre como de qualquer resíduo sólido que tenha restado.

  • Faça uma limpeza adicional limpando o filtro do chuveiro (aquela pequena tela de malha que fica antes da tubulação para evitar que partículas maiores entrem). Quando ele fica cheio o chuveiro também perde pressão.

  • Repita essa limpeza no máximo a cada três meses. Assim você evita que partículas de minerais se acumulem nas peças.


Atenção a caixas d’água e ralos


A limpeza do chuveiro será apenas um paliativo se a caixa d’água não for limpa regularmente, evitando também o surgimento de diversas patologias que podem colocar a saúde de toda a família em risco. A Desentupir 24h promove a limpeza, desinfecção, desbacterização e higienização através de escovação mecânica ou hidrojateamento com soluções bactericidas. A empresa faz também a limpeza preventiva de ralos e o desentupimento de tubulações, inclusive com vídeo inspeção, (diagnósticos de tubulações por imagens) de forma a determinar o tipo de problema e a melhor solução para cada caso, tudo sem quebrar paredes ou pisos.

A Desentupir 24h atende sete dias por semana, a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos finais de semana ou feriados.

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015