LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Como limpar o ralo do banheiro

Confira nossas recomendações sobre como limpar o ralo do banheiro corretamente.


Como limpar o ralo do banheiro

Sabe quando aparecem aquelas mosquinhas de banheiro, as chamadas drain fly? Isso é sinal de que está na hora de limpar o ralo do banheiro. Claro que você não precisa esperar que a criação se instale, o melhor mesmo é fazer uma limpeza periódica, eliminando os resíduos que acabam propiciando a proliferação destes insetos, causando mau cheiro e até entupimento.

Quando tomamos banho, parte da gordura natural do corpo sai na água e se acumula no ralo em forma de uma geleia – que também tem suas bactérias. Estas, por sua vez, são um alimento perfeito para as larvas das drain fly, principais indicadoras de que a hora de fazer a limpeza do ralo já está até atrasada. Fazer a limpeza do ralo de forma correta é tão simples que você nem precisa deixar chegar nesse ponto. Veja como limpar o ralo de forma rápida e eficiente!

Siga a dica: água e cloro gel


A dica do biomédico Roberto Figueiredo, conhecido em todo o país como Doutor Bactéria, é bastante simples. Ele lembra, entretanto, que nos ralos a limpeza deve ser mais profunda pela enorme quantidade de germes e a possibilidade de proliferação de insetos como a drain fly.

  • O primeiro passo é proteger as mãos com luvas de borracha, dessas próprias para limpeza, e retirar o tampão.

  • Depois providencie uma escova bem comprida de forma que possa esfregar bem o ralo com sabão e água morna.

  • Agora enxágue abundantemente com água bem quente.

  • Para garantir que está bem limpinho, finalize jogando uma solução composta por um copo com água e um copo com Vim Cloro Gel.


Pronto! Se você fizer esse procedimento uma vez por mês as mosquinhas de banheiro desaparecerão. Mas se a família for grande e o banheiro tiver muito movimento, repita o processo a cada 15 ou 20 dias.

Vinagre e bicarbonato também dão resultado


Além da gordura natural do corpo que, literalmente, vai por água a baixo, o ralo também recebe restos de sabonete, fios de cabelo e pelos do corpo, que podem se solidificar e entupir o local com bastante facilidade. Para evitar que isso aconteça, você pode usar soluções ecoeficientes como esta:

  • Jogue ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo.

  • Depois misture ½ limão espremido em 1 xícara de vinagre branco e jogue no ralo, por cima do bicarbonato de sódio.

  • Espere por cerca de 5 minutos até a mistura fazer efeito

  • Por fim, jogue 3,5 litros de água quente, para lavar tudo e deixar o ralo completamente limpo.


Como o bicarbonato de sódio é um químico alcalino, ele quebrará as moléculas de gordura – já o vinagre, que por sua vez é ácido, fará com que o bicarbonato espume, otimizando a sua ação na tubulação. A solução pode ser usada periodicamente e, como é ecológica, não poluirá rios e lagoas, preservando o meio ambiente.

No entanto, se o problema for grave, é possível que nenhuma dessas providências consiga dar jeito no ralo do banheiro. Então, a solução é chamar uma empresa desentupidora especializada, como a Desentupir 24h, que conta com equipes formadas por profissionais qualificados prontos a prestar o melhor serviço mesmo nos finais de semana e feriados, a qualquer hora do dia ou da noite.

Evite entupimentos, focos de mau cheiro, mosquitos e outras pragas! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015