LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Saiba como fazer uma confraternização de empresa mesmo com a crise

2016 pode não ter sido muito bom, mas a confraternização da empresa no fim de ano é indispensável!


Festa de fim de ano da empresa

Não foi só com você: 2016 foi um ano difícil para o mundo todo, especialmente para o Brasil. Com turbulências políticas, acabamos enfrentando dificuldades na economia, com retração no comércio, na indústria e nos serviços. Com o desemprego batendo recordes, a renda da população caiu e, consequentemente, temos menos dinheiro circulando na praça.

Apesar das dificuldades, o fim do ano está chegando e, em breve, começaremos um novo ciclo. Por isso, a confraternização da empresa no final do ano continua sendo válida – e muito esperada pelos funcionários, que passaram 12 meses trabalhando duro e inseguros com as consequências da crise.

Além disso, os eventos de confraternização de empresa são excelentes formas de criar laços de união entre pessoas, melhorando a comunicação entre membros de setores que acabam não conversando muito no dia a dia, e de estimular a integração entre a alta administração e os funcionários. Como resultado, a equipe toda se sente premiada pelos seus esforços e fica mais motivada para iniciar o próximo ano. Ainda, o clima organizacional costuma melhorar bastante depois desse momento de descontração.

A organização de uma confraternização de empresa precisa de bastante planejamento para que seja atingido o objetivo de integração dos funcionários – ainda mais se a situação financeira da companhia não estiver muito favorável. Veja nossas dicas para organizar uma comemoração de final de ano gastando pouco.

Economize no aluguel


Local para festa de empresa

Se sua empresa tiver um certo volume de funcionários, é possível que haja uma sede social à disposição. Nesse caso, seus problemas estão resolvidos, pois a festa será realizada nesse local para que você evite gastos com aluguel.

Se, por outro lado, você não conta com um salão de festas à disposição, é possível improvisar. O próprio escritório de todo o dia pode se tornar um excelente local para comemorações! No começo a ideia pode soar estranha, mas com alguns toques ela funciona muito bem.

Para isso, será necessário decorar o local para dar uma cara diferente do ambiente que os funcionários frequentam todos os dias. Vale usar tecidos, balões, mobiliário diferente... O importante é mudar o cenário. Você pode tentar aproveitar o espaço da recepção para montar a festa ou, então, afastar algumas mesas.

Dica: pode ser que o prédio não libere o uso das instalações até mais tarde, então pode ser interessante começar a festa logo após o almoço, de forma que ela se encerre até as 20 horas mais ou menos.

Decoração: escolha um tema!


Decoração de festa da empresa

Antes de sair comprando balões e demais itens de decoração, você deve primeiro definir o tema da festa. Você pode escolher temas como Natal, praia, barzinho, anos 70, hippie ou festa à fantasia, entre muitos outros. É possível também associar o tema da festa a algum assunto recorrente na empresa: uma companhia que trabalhe com internet, por exemplo pode fazer uma festa com tema “redes sociais” ou jogos eletrônicos – o importante é que os funcionários se identifiquem.

Assim que o tema estiver escolhido, você pode contratar uma empresa para cuidar de toda a decoração. Nesse caso, exponha a sua ideia e peça sugestões. Porém, se o orçamento não permitir, você mesmo pode providenciar a decoração: peça ajuda a alguns colegas mais prestativos e dirijam-se às melhores casas de festa da cidade em busca dos melhores preços. Também vale a pena pesquisar em lojas que vendem por atacado, pois elas costumam oferecer preços mais competitivos.

Você também pode gostar de:
Saiba porque contratar uma empresa de desentupimento é importante


Comes e bebes


Comes e bebes de festa da empresa

Uma festa não estará completa sem um bom cardápio de comidas e bebidas. Se a situação financeira da empresa não comporta um jantar, que tal oferecer um coquetel com salgadinhos, minis sanduíches e mini churros?

Caso a festa aconteça em um local aberto, você pode servir espetinhos de carne, queijo e frutas com chocolate. Se você resolver transformar o escritório em um botequim, sirva petiscos típicos dos barzinhos, como porções de batata frita, tábua de frios e sanduíche de pernil.

Em relação à bebida, você pode limitar as opções em refrigerante, água e cerveja caso esteja com o orçamento limitado, sendo que o chope também é uma boa opção. Caso haja mais verba, você pode até incluir sucos, espumantes e drinks feitos na hora no cardápio.

Importante: por mais que você queira economizar, será muito difícil você sozinho dar conta de servir comida e bebida aos funcionários, portanto, será necessário contratar uma equipe de cozinheiros e garçons para atender o seu evento.

Você também pode gostar de:
Identifique possíveis vazamentos em sua residência ou empresa


Atrações da festa


Atrações de festa de empresa

Uma festa com os colegas de trabalho pode ser um pouco estranha no começo, afinal, todos ali se relacionam profissionalmente e pode ser difícil descontrair nos primeiros momentos. Para isso, você deve providenciar algumas atrações para animar a festa.

Talvez não seja possível contratar um artista para fazer esse papel, mas não se preocupe: você mesmo pode fazer as vezes de mestre de cerimônias (ou algum colega mais desenvolto). A festa será ainda mais memorável se quem conduzir os anúncios for um membro do alto escalão, como um diretor ou mesmo o CEO – tenha certeza de que os funcionários se sentirão valorizados. É importante incluir os discursos logo no começo para que, depois, todos fiquem mais à vontade. Não se esqueça também de realizar alguns sorteios de prêmios entre os funcionários.

Depois das falas da alta administração (que, de preferência, devem ter tom de superação e de motivação para o próximo ano), é hora de acionar a música. Dependendo do orçamento, você pode contratar desde um som mecânico, passando por um DJ e até uma banda – o importante é não deixar o silêncio tomar conta do local.

Uma dica: caso os funcionários sejam próximos entre si, experimente alugar um aparelho de videokê. Depois de quebrada a timidez inicial, a diversão estará garantida!

Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma empresa desentupidora. Por isso, não hesite em contatar a Desentupir 24h! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015