LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

5 MANEIRAS DE EVITAR O ENTUPIMENTO DE PIAS

Preste atenção aos sinais e faça a prevenção para não ter que lidar com o entupimento de pias na cozinha, no banheiro e na lavanderia



O entupimento sempre aparece nos momentos mais inoportunos, bem quando você acabou de jantar e mal pode esperar para se deitar ou quando está escovando os dentes, em cima da hora para uma reunião no trabalho.

Para não tem que lidar esse incômodo, a melhor solução é evitá-lo!
Na verdade, se a água já não desce mais, a sua pia já deu sinais de que algo não ia bem antes. Provavelmente o líquido passou a escorrer mais devagar ou começou a borbulhar durante o trajeto, situações muito comuns em qualquer lar.

Realizar o desentupimento Uma vez ignorados os primeiros sintomas, as chances de você ter que lidar com um desentupimento daqui a algum tempo são muito maiores.

Realizar um desentupimento de pia não é uma tarefa muito agradável para quem não está acostumado: você precisa identificar a região comprometida, retirá-la para fazer a limpeza, tolerar odores fortes, reinstalar corretamente e fazer o teste.

Se alguma das etapas não foi bem-feita, será preciso iniciar o processo outra vez.
No caso de entupimentos, é muito mais prático contar com uma empresa desentupidora. Ela vai fornecer – além de técnicos especializados que vão acabar com o seu problema sem fazer sujeira na sua casa – uma resolução definitiva.

Você também terá uma garantia de serviço, que deixará a sua pia protegida por muito mais tempo.
Você pode prevenir a sua pia de entupir adotando alguns hábitos muito fáceis de incorporar ao dia a dia. Confira a seguir se você está fazendo tudo o que é possível para evitar acabar com uma pia entupida na sua residência:

TENHA UMA PENEIRA


Tanto na pia da cozinha quanto na do banheiro e na do tanque, é essencial possuir um ralo.

Essa peça pode ser encontrada nas lojas de materiais de construção, nos mercados e em lojas populares, pois custam muito pouco.

Antes de adquirir, faça a medida da fenda e opte pelas versões de aço inox ou de silicone, que duram mais tempo e são extremamente higiênicas, mas fique atento para que os furos sejam pouco espessos para evitar a passagem dos dejetos maiores.

Retire a sujeira acumulada sempre que possível para garantir a eficiência do produto.

JOGAR OS DETRITOS NO LIXO


O sistema de esgoto não foi feito para receber materiais sólidos e insolúveis! Por esse motivo, jamais jogue restos de comida, cabelo, cigarro e pedaços de tecido ralo abaixo.

Com o passar do tempo e dependendo do tamanho de cada um, os materiais vão acabar entupindo a sua pia. Fique de olho nas crianças, pois elas adoram jogar itens proibidos pelo ralo.

Além disso, após as refeições, retire o excesso de alimentos dos pratos e talheres, jogando-o na lixeira orgânica. Evite também pentear os cabelos perto da pia do banheiro e, se fizer isso, recolha os fios caídos para colocar no lixo.

Na lavanderia, tenha cuidado com fiapos de roupas e até mesmo pelos de animais de estimação, que podem causar um prejuízo.

LIMPAR A CAIXA DE GORDURA


Capaz de prevenir a poluição dos solos e das águas, a caixa de gordura retém a gordura presente na água. Ela é instalada na parte inferior das pias ou no subterrâneo dos prédios.

Manutenção entupimento Para que funcione corretamente, a caixa deve ser higienizada pelo menos uma vez a cada seis meses. Se na sua casa se consome muita comida oleosa, a frequência deve ser ainda maior.

Para que funcione corretamente, a caixa deve ser higienizada pelo menos uma vez a cada seis meses. Se na sua casa se consome muita comida oleosa, a frequência deve ser ainda maior.

A limpeza pode ser feita com ou sem auxílio especializado, pois só existe uma forma de fazer isso do jeito certo: após identificar a peça, retire o excesso de gordura, descartando tudo na lixeira, faça a lavagem com produto adstringente e recoloque-a no lugar.

Não use produtos que prometem a autolimpeza da caixa de gordura, pois eles pioram a situação.

NÃO JOGAR GORDURA


Nunca jogue gordura na pia.

Entupimento A gordura e os restos de alimentos podem ser os grandes causadores do seu entupimento com frequência!

Esse péssimo hábito pode causar um grande problema, pois quando o material esfria, ele se solidifica, tornando-se um bloco fixado nas paredes da rede de esgoto da sua casa e impedindo cada vez mais a passagem dos líquidos, o que pode acarretar em entupimentos e transbordamentos.

No aspecto ambiental, apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável, inviabilizando o consumo humano.

A melhor forma de descartar os óleos é com a reciclagem, aproveitando a gordura outra vez nas próximas 24 horas ou fazendo sabão caseiro.

FAZER A MANUTENÇÃO


Realizar a manutenção preventiva em suas pias é uma forma eficaz de evitar surpresas nada agradáveis.

Para realizar a tarefa sem prejudicar as suas tubulações, aposte na limpeza natural com sal, bicarbonato de sódio e água fervendo, ao invés de produtos “mágicos” vendidos nos mercados.

Outra forma de fazer a manutenção é com a limpeza periódica do sifão, que tende a acumular dejetos sólidos e gordura.

Se você preferir, é possível contratar uma empresa desentupidora para realizar essas atividades, só que de forma muito mais especializada para garantir que seu sistema hidráulico não dê dores de cabeça por muito tempo. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015