LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Como detectar vazamento de água

Confira métodos eficazes para identificar irregularidades na tubulação e no encanamento


Como detectar vazamento de água

O vazamento de água é um problema muito comum e, também, muito caro. Muitas vezes o rompimento de algum encanamento passa despercebido. Só se terá conhecimento do desperdício no fim do mês, quando o boleto da conta de água acusar uma quantidade astronômica de metros cúbicos gastos na propriedade. E se não bastasse o alto valor, o Estado de São Paulo vive por uma crise hídrica sem precedentes que, convenhamos, requer cuidados reforçados da população na economia d’água. Um dado alarmante sobre a perda de água tratada no Brasil foi levantado pela International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities (IBNET) apontando que o país desperdiça cerca de 39%. Por isso, destacamos algumas dicas para realização de testes de vazamento que vão evitar maiores contratempos com o bolso e com o meio ambiente. Confira.

Detectando desperdício


Um dos testes mais fáceis para ser realizados é o do hidrômetro. Certifique-se que não haja nenhum consumo de água durante o processo, como uso dos sanitários, torneiras abertas, etc. Anote a pontuação marcada no medidor e, depois de uma hora, veja se o ponteiro maior acusou um novo valor no hidrômetro. Se sim, pode ter certeza que existe um vazamento que precisa ser reparado com urgência.

Outro método eficaz de constatação de vazamento em canos da rua é por meio de sucção. Portanto, feche todo o registro. Em seguida abra a torneira do tanque que geralmente é alimentada pela água da Sabesp (no caso de São Paulo). Abra-a e deixe a água escoar por completo. Aproxime um copo cheio de água embaixo da boca. Se a torneira puxar o líquido é um sinal claro de irregularidade.

Já para o encanamento ligado à caixa d’água pode-se adotar o seguinte procedimento: feche a torneira da boia da caixa e marque o nível da água. Desligue todo o registro por uma hora. Pode-se confirmar um vazamento caso o nível da caixa tenha baixado.

Além desses testes se atente a pequenos sinais de infiltração como manchas e mofo na parede ou desprendimento do rejunte em azulejos. Se houver algum desses indícios, já desconfie de irregularidades no encanamento e tubulação.

Caça-vazamentos


Por meio de aparelhos modernos, a Desentupir 24h conta com o caça-vazamentos, serviço que consiste em identificar locais com irregularidades de forma menos invasiva. A empresa diagnostica supostos consertos que precisam ser realizados, sem a necessidade de quebrar pisos e paredes. Muitas vezes eles acontecem por obstrução do encanamento. Com esse método, a Desentupir 24h Desentupir mapeia o local e entrega um relatório sobre o problema. Cabe ao cliente optar pelo serviço de reparo da própria empresa, ou optar por outro profissional de confiança. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015