Será que estamos fazendo cocô no vaso sanitário de forma errada?

Segundo um comercial da TV norte-americana, usamos o vaso sanitário da forma errada para fazer o “nº 2”. Então, vamos entender o por quê e aprender aqui a suposta “forma correta”?

Em nossas idas ao banheiro para fazer o clássico “número 2”, podemos passar por diferentes sensações: prazer, alívio, angústia e até dor. Mas o que você pensaria se dissessem que durante toda a sua vida você fez cocô de modo incorreto, em situações que poderiam causar hemorroidas, apendicite, constipação intestinal e até câncer de cólon?

Uma indústria dos Estados Unidos desenvolveu um tamborete de material plástico rígido denominado Squatty Potty que serve para apoiar os pés e elevar as pernas durante o ato de defecar, e que promete ser uma “revolucionária” solução para que a “sociedade moderna” evacue corretamente.

O comercial de TV, cheio de exagero e informações incorretas, pretende convencer que nós, ocidentais, usamos o vaso sanitário com uma postura errada na hora de fazer nosso “valoroso cocô” de cada dia

A posição “de cócoras”, com o corpo ligeiramente inclinado para gente, pode facilitar a evacuação para pessoas que já têm alguma dificuldade, porém não há comprovação de que nossa posição habitual  provoque doenças. Médicos afirmam que não há qualquer ligação entre intestino preso e a ocorrência de câncer de cólon.

O problema da invenção é afirmar que nossa posição costumeira no vaso sanitário causa mais problemas intestinais do que a falta de fibras em nossa dieta. O consumo de fibras e de líquidos é fundamental para prevenir o câncer e reduzir o esforço evacuatório. A parte séria da mensagem do Squatty Potty fica por conta da recomendação de defecar na posição com as pernas elevadas e o corpo inclinado para frente para pacientes com problemas no intestino.

Mesmo que seja confortável e que alivie o ato de defecção, não há qualquer evidência científica de que a posição indicada possa prevenir doenças. São os hábitos alimentares que determinam o surgimento das doenças. Uma peça de plástico com design supostamente avançado não é suficiente para preservar a saúde intestinal. É preciso estar atento a sinais como hemorroidas e sangramento pelo ânus, situações em que se deve procurar um médico.

Hábitos saudáveis preservam a saúde no uso do banheiro

– Não leia sentado no vaso sanitário. Permanecer mais que o necessário na privada pressiona os vasos sanguíneos e agrava hemorroidas;

– Papel higiênico úmido ou água após evacuar previne inflamações na região do ânus;

– Não adie o momento de ir ao banheiro. A rotina no uso do vaso sanitário evita doenças;

– Coma fibras (frutas, legumes, feijões e cereais integrais); beba muito líquido (começando com um copo de água em jejum). Isto  facilita a evacuação, melhora o humor e previne câncer de cólon;

– Faça exercícios: atividade física previne a constipação intestinal, reduz a pressão arterial e ajuda  perder peso.

A posição de pés elevados e corpo ligeiramente inclinado para a frente, que facilita a evacuação e que evita esforço ao defecar, pode ser conseguida com qualquer apoio mais alto, sem necessidade de se comprar um produto específico.

Fonte: Desentupir 24h

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *