LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Cidades tratam 100% do esgoto e rios voltam a ter peixes

Além da construção de estações de tratamento de esgoto, a total despoluição dos rios depende também de ações das cidades vizinhas.


A despoluição total dos rios é uma meta ousada perseguida há décadas por muitos municípios. E para alcançá-la, precisam chegar à marca de 100% do esgoto tratado.

Um exemplo é a cidade de Sorocaba (SP), que trata 96% do esgoto e junto com outros indicadores, ocupa o quinto lugar no ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado em outubro de 2013. Até março de 2015 a meta de 100% será alcançada com a nova ETE ABC, construída com investimentos de R$ 60 milhões em verbas concedidas pelo governo federal.

Os sinais da despoluição já podem ser vistos pelo aumento da presença de pescadores nas margens do rio. Porém, a solução total do problema está longe de acontecer, pois cidades vizinhas como Mairinque e Alumínio ainda não dispõem de ETEs e despejam esgoto sem tratamento em córregos.

Cidades da região prometem implantar estações de tratamento de esgoto até o fim do ano que vem. Enquanto isso não acontece, o Rio Sorocaba continuará apresentando a coloração marrom característica da poluição. Com o cumprimento das metas de despoluição, será possível captar água para abastecimento dos moradores.

Jundiaí (SP) detém o título de segunda melhor estrutura de saneamento básico do Brasil. Todos os seus habitantes têm coleta de esgoto e só 2% ainda não é tratado. Além de tratar quase 100% do esgoto, a cidade transforma lixo em materiais úteis. Parte dos detritos é reaproveitada e transformada em adubo orgânico. O lodo que se acumula no fundo dos tanques das ETEs é levado a uma estufa e misturado a galhos e folhas de árvores, gerando um processo de compostagem que depois de 50 dias transforma a massa em fertilizante para a agricultura, evitando o acúmulo de lixo e reaproveitando os nutrientes presentes nos resíduos de esgoto.

A Desentupidora Desentupir 24h recomenda que se evite o descarte de detritos através das redes de esgoto. Não jogue restos de óleo e de gordura na piada cozinha (pois com o tempo, se solidificam e causam prejuízos aos encanamentos e a rede de esgoto). Mantenha limpos os canos de esgoto com água fervendo e sabão em pó para desprender a gordura da tubulação. Nunca use soda cáustica, ácido ou outros produtos corrosivos para tentar desentupir(derretem canos de PVC). Não tente desentupir com objetos pontiagudos (ferros, arames ou vergalhões causam rupturas nos canos e dão falsa impressão de desentupimento, produzindo infiltrações que abalam as fundações, os alicerces e as estruturas dos imóveis). Para desodorizar vasos sanitário, prefira pedras sanitárias (suportes para refil caem na tubulação e provocam entupimentos). JAMAIS jogue absorventes ou preservativos em vasos sanitários. Limpe os ralos sifonados removendo a tampa (use luvas para retirar os materiais que ficam retidos no interior dos ralos).

Manutenções preventivas periódicas além de mais baratas, evitam intervenções corretivas. Conte com a segurança e a garantia de quem é especialistas em desentupimento de esgoto. Ligue para o call center da Desentupir 24h: 11 552-9000, a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive sábados, domingos e feriados.

Fonte: G1 – www.desentupir24h.com.br Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015