LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Lei obriga pequenas obras a instalar caixa de gordura e caixa de inspeção

Caixa de gordura e Caixa de Inspeção

Entenda por que caixa de gordura e caixa de inspeção são itens obrigatórios em obras


Agora não tem jeito. O código sanitário do Estado de São Paulo já obriga a  instalação de caixa de gordura e caixa de inspeção em pequenas obras. Mas você sabe por quê e para quê elas servem? Antes de mais nada, é preciso lembrar que, em nenhuma hipótese as águas pluviais poderão ser lançadas nos ramais internos de esgotos ou na rede pública de esgoto, o que é previsto pelo artigo 19 do Decreto Estadual 12.342/1978.

O motivo é simples: não pode haver contaminação das águas pluviais para evitar o risco de doenças por meio de bactérias, fungos e outro micro-organismos prejudiciais à saúde. No entanto, caixas de gordura e de inspeção, quando mal colocadas, entupidas, sujas ou, principalmente não existirem, também podem causar danos à saúde. Além da proliferação de bactérias há ainda o aparecimento das pragas urbanas, como ratos, baratas, formigas, escorpiões e insetos em geral que chegam atraídos pelos detritos. Veja por que a presença dessas caixas é tão importante.

Apesar de parecidos, estes dois elementos que compõem as instalações hidráulicas de esgoto na realidade têm funções diferentes. A caixa de inspeção, normalmente fabricada em PVC ou alvenaria, permite a limpeza da rede de esgoto em caso de entupimento, que costuma acontecer por causa do acúmulo de gordura, resíduos sólidos jogados inadvertidamente ou produtos que empedram formando uma massa sólida junto com outros produtos – como soda cáustica em contato com a gordura, por exemplo.

Por isso, a limpeza das tubulações e caixas de inspeção deve ser feita por pessoal qualificado (Desentupidora) através de maquinário adequado e substâncias higienizadoras específicas, permitidas por lei e que não agridam ao meio ambiente. Além dos entupimentos, a sujeira encrustada nas paredes das tubulações podem ainda causar rachaduras que, por sua vez, resultam em vazamentos e infiltrações que podem não só contaminar o lençol freático e as galerias de águas pluviais como também penetrar na estrutura do imóvel colocando-o em risco.

Já a caixa de gordura é uma estrutura, também confeccionada em alvenaria ou PVC, que funciona como uma espécie de sifão. Um dispositivo que separa os óleos e as gorduras provenientes exclusivamente da pia da cozinha evitando que grudem nas paredes da tubulação. Da mesma forma, no entanto, a caixa de gordura precisa passar por manutenção regular feita por empresa especializada.

Veja como fazer a instalação


Ambas as caixas têm também a instalação bastante parecida. Primeiro você deve encontrar a tubulação adequada: a do esgoto da pia da cozinha para instalar a caixa de gordura, e a do esgoto geral para instalar a caixa de inspeção. Se você não souber o local exato a dica é consultar o projeto ou o responsável pela obra, mas não esqueça: o ideal é já fazer a construção do imóvel com ambas as exigências, porque depois da obra pronta o serviço é bem mais dispendioso. Na dúvida sobre se você é ou não obrigado a construir as caixas, consulte a Sabesp a respeito da legislação vigente para o seu caso.

O segundo passo é fazer um corte no tubo na medida da caixa que será instalada. Fixe a peça no local do encaixe levemente com uma marreta para que fique bem firme e teste antes de enterrar a tubulação. Verifique se não há vazamentos nas ligações e se o caimento está correto. Enterre o conjunto já instalado e aplique o revestimento normal (grama ou piso de cerâmica, por exemplo). Não esqueça de construir um acesso para executar a manutenção a cada seis meses, que deve ser confiada a pessoal especializado.

A Desentupir 24h, uma Desentupidora em São Paulo, executa os serviços de limpeza de caixas de gordura e de caixa de inspeção com equipes de prontidão a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos finais de semana e feriados. A empresa conta com modernos equipamentos de hidrojateamento, vídeo-inspeção e de sucção a vácuo, que promovem intervenções seguras, rápidas e eficientes, com garantia e de acordo com a legislação sanitária. Peça um orçamento Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015