LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

A diferença entre água mineral, água filtrada e água potável

Água mineral, água filtrada, água potável


Entenda o que difere a água mineral da água mineral e água potável.


Nem todo mundo sabe exatamente a diferença entre água mineral, filtrada e potável. E isso pode causar sérios riscos à saúde. Afinal, será que basta a água estar limpa para poder ser ingerida? É comum ver nos filmes pessoas bebendo água direto na torneira, o que faz muita gente pensar que por aqui também pode ser assim. Bem, não é! E para compreender por quê o melhor é saber a diferença entre estes tipos de água presentes no nosso dia a dia.

Água potável: abastece residências


Quando a água recebe um tratamento adequado para abastecer as residências ela é chamada de potável: deve ser inodora, incolor e possuir alguns sais minerais, como o flúor, que é adicionado durante o tratamento nas estações e que serve para evitar a cárie. Ela também deve ser estéril, ou seja, não ter micróbios que causam diversas doenças.

Nas estações de tratamento a água também recebe uma certa quantidade de cloro – e é por isso que em países como os Estados Unidos a maioria das pessoas usa mesmo é a “tap water”, ou seja, água da torneira para matar a sede. A recomendação é que, antes de ser oferecida para beber, deve ser feita uma análise química da água para saber se ela está realmente apropriada para o consumo ou não. Afinal, antes de chegar à torneira da sua casa ela fica em reservatórios que também estão sujeitos a contaminação.

De um modo geral, a água potável está pronta para ser consumida porque, para ter esta denominação, ela tem que estar livre de bactérias, protozoários e qualquer outro micro-organismo. Na verdade, a água para consumo humano é encontrada em pouca quantidade na natureza devido ao grande despejo de efluentes em rios e lagoas, por causa da poluição das grandes cidades, etc. Ela é um recurso finito e, por isso, seu uso precisa ser bem planejado para que não falte no planeta.

Água filtrada: mais garantias para a saúde


No Brasil, no entanto, culturalmente nos habituamos a beber a água potável filtrada, um reforço a mais na sua limpeza após passar por toda a tubulação das estações de tratamento até chegar à nossa casa. Dessa forma, ao passar por um filtro de carvão ativo ou de barro, ela fica ainda mais limpa.

É uma forma de garantir que qualquer impureza que tenha resistido ao tratamento na estação ou que tenha sido adquirida no percurso pela tubulação, seja detida nos filtros. Mas atenção, porque eles devem ser trocados regularmente e precisam ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que atesta a sua eficiência.

Água Mineral: ideal após atividades físicas


A água mineral natural é a que brota de fontes no subsolo, e em geral é potável, podendo ser consumida na própria fonte ou engarrafada. No entanto, tanto na fonte quanto no engarrafamento a água mineral precisa estar livre de agentes poluentes e submetida a processos higiênicos.

Ela deve ter no mínimo 500 mg de minerais por litro e é especialmente recomendada após a execução de atividades físicas ou em dias de muito calor, quando suamos demasiadamente. Isso porque ela vai repor os minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e que foram eliminados através do suor e da urina, por exemplo.

Tubulações devem ser mantidas limpas


De qualquer forma, mesmo a água do banho pode gerar problemas de saúde se ingerida acidentalmente caso a tubulação da casa não estiver com a manutenção adequada. Caixas d’água, cisternas e todo o encanamento devem ser rigorosamente limpos regularmente, em períodos semestrais, para garantir não só a desobstrução do caminho das águas evitando rachaduras e infiltrações, como também para evitar que o acúmulo de sujeira propicie o aparecimento de bactérias nocivas à saúde.

Procure sempre profissionais capacitados para fazer a limpeza de toda a tubulação e reservatórios de água, como a Desentupir 24h, cuja equipe especializada garante o melhor resultado com o mínimo de intervenção.

A Desentupir 24h atende todos os dias da semana, a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive finais de semana e feriados. Peça agora mesmo um orçamento! Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015