LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

Água dura prejudica as tubulações?

Conheça os prejuízos que a água dura pode causar


Água Dura

A água dura pode ser mais comum do que se imagina. Ao encontrar elevados níveis de sais em depósitos subterrâneos, a água adquire em sua composição excesso de cálcio e magnésio concentrados. Se apresentar no mínimo 150mg/l dessas substâncias em seu composto ela já é considerada água dura. Dependendo do tipo de solo subterrâneo de algumas regiões do Brasil e do mundo, como nos EUA e Europa, essa condição é um problema frequente para as concessionárias responsáveis pelo tratamento e distribuição da água.

Isso porque ela pode causar prejuízos tanto para as indústrias como para a saúde da população. A presença da água dura em caldeiras que geram vapor é um empecilho, pois o líquido gruda com facilidade, acelerando a necessidade de manutenção das máquinas. Na construção civil, o cimento e argamassa podem ficar comprometidos, já que a água não reage corretamente com sal em sua composição.

Nas residências, a mistura de água com sais causa prejuízos com gastos em higiene, pois o sabão e o detergente não formam espumas imprescindíveis para a limpeza. Inclusive, esse é um dos principais indícios para constatar que a casa está sendo alimentada com água dura. Nesses casos, também, pode-se notar a presença de pó branco em caixas d’água e na caixa de descarga.

Apesar da possibilidade de causar maior incidência de cálculos renais em pessoas que a consomem, não existem estudos relacionando a dureza da água com problemas de saúde humana. Mesmo assim, uma dica importante: Se a água que for consumida apresentar um gosto mais salgado, evite ingeri-la. Aferventar ainda é uma alternativa eficaz para quem quiser consumi-la, pois sob altas temperaturas as substâncias de sal se dissipam da água.

Entupindo tubulações


E como não podia ser diferente, o encanamento também é prejudicado pela calcificação causada pelo pó proeminente desses sais. Os detritos concentrados na água dura contribuem para causar o entupimento de tubulações e chuveiros, podendo causar prejuízos com reparos e até exigir a substituição dos mesmos.

Para que isso não ocorra, chame a Desentupir 24h, que realiza a descalcificação através da limpeza e desentupimento preventivo das tubulações, de forma rápida e simples, sem a necessidade de quebrar pisos e paredes. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015