LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

ÁGUA CONTAMINADA? PODE SER FALTA DE MANUTENÇÃO!

Filtros, desentupidoras e cuidados de higiene podem prevenir que a sua família seja prejudicada pela água contaminada



Embora seja uma fonte de vida, a água também pode ameaçar a sua saúde, e não é só a falta desse líquido que traz riscos. A água contaminada também é um perigo, e ela pode estar presente agora mesmo, bem aí na sua casa. Cuidado!

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido à contaminação de água ou alimentos. Se fosse possível erradicar o problema, o mundo ganharia mais de US$ 84 bilhões todos os anos.

A diarreia, doença transmitida pela água, é a segunda causa mundial de morte de crianças de até cinco anos de idade. Em 2016, foram quase um milhão e meio de casos se dengue no país, uma epidemia histórica.

Os números são alarmantes, assim como as doenças que podem ser transmitidas devido à contaminação da água por conta da presença de agentes patológicos.

A forma de transmissão pode variar: ingestão ou contato com água contaminada, vetores que se desenvolvem no líquido e falta de saneamento básico ou higiene são perigosos.

Além da diarreia e da dengue, outras doenças são frequentes no Brasil, como hepatite A, leptospirose, esquistossomose, Zika, Chikungunya e lombriga.

Se não tratadas devidamente, elas podem deixar sequelas permanentes e até mesmo serem fatais para os seres humanos, especialmente para crianças e idosos.

PREVENÇÃO


A melhor forma de combater esses perigos é verificando a qualidade da água e eliminando os locais onde os vetores podem se proliferar.

Algumas medidas básicas de profilaxia dependem de você, embora nem sempre seja possível contar com um sistema eficiente de saneamento em todos os locais do Brasil.

Aposte nas mudanças que você pode fazer e instrua a sua família a fazer o mesmo para se prevenir dos riscos:

FERVER A ÁGUA


Em locais onde não há água potável ou onde a procedência é duvidosa, a forma mais prática de tornar o líquido seguro para o consumo humano é realizando a fervura.Gota água contaminada

Para garantir que todos os agentes patológicos serão eliminados, aguarde pelo menos cinco minutos após levantar fervura para retirar a água do fogo.Realize o consumo apenas após o esfriamento. Se você achar que o gosto fica desagradável, coloque uma rodela de fruta cítrica enquanto ela esfria ou vá trocando-a de recipiente diversas vezes enquanto a temperatura reduz.

INSTALAR FILTROS


Utilizar filtros ou purificadores de água vai eliminar as impurezas que estiverem presentes no líquido. Eles podem ser de barro ou elétricos, e o funcionamento básico é o mesmo: a água é filtrada por meio de uma vela, e os aparelhos mais modernos, contam com outras câmaras mais tecnológicas para acabar de vez com qualquer perigo.

É essencial adquirir filtros ou purificadores que sejam certificados pelo Inmetro, garantindo a eficácia do produto para o ser humano.

MANUTENÇÃO DA CASA


Realize a manutenção preventiva da sua residência. Avalie o estado de calhas, tubulações de água e esgoto, e paredes para verificar se não precisa fazer nenhuma reforma da casa.

Pode ser necessário contratar desentupidora, engenheiros e outros técnicos especializados para realizar algumas tarefas, mas é melhor não economizar com a prevenção!

Se alguma falha acontecer, você pode colocar a sua família em risco e o custo para reparar vai acabar sendo bem maior.

ELIMINE A ÁGUA PARADA


Água parada é o alojamento ideal para vetores de diversas doenças. Você deve eliminar todos os locais em que ela pode se acumular, como pneus no quintal, pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas, garrafas destampadas e o que mais encontrar pela casa, inclusive os locais de difícil acesso, como calhas e caixas d’água.

Os bebedouros dos animais de estimação devem ser lavados com sabão neutro e uma esponja diariamente, pois os transmissores são resistentes.

LAVAR AS MÃOS E OS ALIMENTOS


Tudo o que entrar em contato com o seu organismo deve estar muito bem higienizado. Por isso, é essencial lavar as mãos com frequência e todos os alimentos que você for consumir in natura, como vegetais e frutas.

Verifique se a água que será utilizada para as lavagens já foi descontaminada para que o trabalho não seja em vão. Além disso, evite levar as mãos à boca para roer unhas, por exemplo, pois qualquer descuido pode ser prejudicial para a sua saúde.

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015